|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dusantos 1.o PASSO

Registrado: 10/03/07 Mensagens: 132 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 3:55 pm Assunto: Como desenvolver rapidamente um Pinheiro Negro? |
|
|
Como fazer para minha muda se desenvolver rapido?
Abraços,
DuSantos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 5:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dusantos,
A melhor maneira é acondicionar sua planta em um escorredor, com um substrato bem drenante (caco de telha+pedrisco, p.ex.), e alimentá-la bem com um bom adubo orgânico.
Deverá ficar atento, observando o momento em que as raizes começarão a sair pelos orificios no fundo do escorredor, quando então colocará o escorredor sobre a superficie de um solo rico em matéria orgânica (terra granulada, pedrisco e adubo curtido (gado ou equino), continuando com a adubação continua (mensal ou a cada 45 dias).
O tempo minimo para se formar um bonsai razoável de PN, usando dessa ténica acima descrita, é de dez anos.
Parece muito, mas não é, se voce se dispuser a tanto. Findo esse tempo, terá em mãos um excelente Pinus, quando então poderá dar inicio a formação estrutural (galhos e ramas), visando firmar o estilo pretendido, que irá permitir então a finalização de seu trabalho (em termos, vez que isso não tem fim, né?).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 5:10 pm Assunto: |
|
|
Mas ele ficaria os dez anos no escorredor?
Eu queria ate criar um topico para perguntar mas vou aproveitar e perguntar aqui mesmo.
Pra que serve colocar o escorredor torto na mamadeira.
DuSantos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 5:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dusantos,
Desculpe minha falha. Ao observar a saida das raízes pelos orificios no fundo do escorredor, deverá então colocar o escorredor sobre o solo organico, contido dentro de uma bacia maior que o escorredor. Ao adubar, deverá colocar parte do adubo ainda no escorredor, mas a maior parte irá para a bacia.
O escorredor ficará torto ao longo do tempo, mas não é para ser colocado assim inicialmente. Aliás, se possível, devemos tentar corrigir essa distorção, evitando que isso venha a ocorrer. Creio que isso se deva a que, ao misturar o substrato da bacia com o adubo organico curtido, acaba ficando uma parte com mais matéria organica que outra, atraindo então mais raízes para essa area, "puxando" o escorredor e provocando essa distorção.
A planta irá ficar os dez anos no escorredor. O escorredor, ao longo desse tempo, sofrerá as condições climáticas, quando então irá até mesmo se desintegrar aos poucos. Enquanto isso, sempre que novas raízes sairem pelos orificios no fundo, vai se acondicionando o escorredor dentro de outro, ou de uma bacia. Quando essa tambem ficar se desmanchando, irá para dentro/cima de outra e assim, sucessivamente, até que sua planta esteja plenamente desenvolvida.
Lembre-se que, para adequar o cultivo, é importante não deixar escorredor ou bacia sobre o solo, para que as raízes, ao sairem pelos furos do fundo, não cresçam no solo, o que irá dificultar sua retirada. Mestre Hidaka usa lajotas, apoiando as bacias sobre elas. Eu uso bancadas de cimento, mas o que importa é evitar o contato raizes/solo, ok?
Isso permite que voce, ao longo desse tempo todo, vá fazendo as correções e trabalhos que julgar necessários, além do aporte hidrico via rega e de adubação, retirando as agulhas secas, verificando a presença de pragas e outras enfermidades, visando manter sua planta saudável, enquanto se desenvolve.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 11:51 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: |
A planta irá ficar os dez anos no escorredor. O escorredor, ao longo desse tempo, sofrerá as condições climáticas, quando então irá até mesmo se desintegrar aos poucos. Enquanto isso, sempre que novas raízes sairem pelos orificios no fundo, vai se acondicionando o escorredor dentro de outro, ou de uma bacia. Quando essa tambem ficar se desmanchando, irá para dentro/cima de outra e assim, sucessivamente, até que sua planta esteja plenamente desenvolvida.
|
Não comprendi oq devo fazer quando o escorredor se desintegrar.
Devo colocar um escorredor dentro do outro?
Como vou tirar ele da bacia sendo que as raizes estão afundadas na terra?
Devo cortar as raizes?
O negocio de entortar o escorredor eu falei pq ja vi algumas fotos em que parece que o escorredor esta ate calçado por uma pedra ou coisa assim para ficar torto.
E ja vi tb vasos serem colocados tortos com alguma coisa calçando.
Abraços,
DuSantos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 4:32 am Assunto: bonsai |
|
|
Dusantos,
Vamos por partes. Que tal, para iniciar, voce passar seu PN para um escorredor?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 9:42 am Assunto: |
|
|
Eu to sem pedrisco mas assim que tiver eu vou mudar.
Mas to ate com medo.
Minhas plantas estão morrendo ou ficando doente.
Perdi um buxo por minha culpa, o shimpaku ta estranho, a azálea ta estranha, agora que meu pequi ta reagindo.
Vou benzer tudo. _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 8:57 pm Assunto: |
|
|
Plantei 7 sementes de Pn 1 mofou e 1 germinou e tá crescendo logo logo vou misturar areia tijolo e brita zero n1!
só que o problema é o seguinte eu moro em ape e não tem como colocar em escorredor e vou partir para o avso ou pote de sorvete de 2 l todo furado o que vcs me aconselham?
desculpa Dusantos pegar carona no seu topico  |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 12:44 am Assunto: |
|
|
Eu tenho fé em mim e na natureza.
Espero que isso resolva.
hehehehhe...
Rapidinho elas estarão bem.
Abraços _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 11:26 am Assunto: |
|
|
Que bom amigo,
"fé demais" nunca é o bastante.
Você viu os yamadori do Nick de PN??
Ô Nick, dá mais uma canja e mostra aquela foto dos caixotes de madeira enfileirados...Dusantos, é de dar raiva de ver isso, mas é um colírio...
Nick, vc vende essas esculturas? tenho que vender meu carro??
Doa?
Abraço amigos,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 11:34 am Assunto: |
|
|
Com certeza vai dar tudo certo.
Eu tenho uma coisa boa que é:
Se dessa vez não der certo da proxima vai dar, se não der dinovo um dia eu sei que consigo.
Eu sou fotografo e já apanhei muito pra fazer minhas fotos.
É tudo uma questão de tecnica e paixão.
Paixão eu tenho, tecnica eu estou conseguindo com vocês que me ajudam.
Abraços _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|