| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
dusantos 1.o PASSO

Registrado: 10/03/07 Mensagens: 132 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 3:55 pm Assunto: Como desenvolver rapidamente um Pinheiro Negro? |
|
|
Como fazer para minha muda se desenvolver rapido?
Abraços,
DuSantos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 5:06 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dusantos,
A melhor maneira é acondicionar sua planta em um escorredor, com um substrato bem drenante (caco de telha+pedrisco, p.ex.), e alimentá-la bem com um bom adubo orgânico.
Deverá ficar atento, observando o momento em que as raizes começarão a sair pelos orificios no fundo do escorredor, quando então colocará o escorredor sobre a superficie de um solo rico em matéria orgânica (terra granulada, pedrisco e adubo curtido (gado ou equino), continuando com a adubação continua (mensal ou a cada 45 dias).
O tempo minimo para se formar um bonsai razoável de PN, usando dessa ténica acima descrita, é de dez anos.
Parece muito, mas não é, se voce se dispuser a tanto. Findo esse tempo, terá em mãos um excelente Pinus, quando então poderá dar inicio a formação estrutural (galhos e ramas), visando firmar o estilo pretendido, que irá permitir então a finalização de seu trabalho (em termos, vez que isso não tem fim, né?).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 5:10 pm Assunto: |
|
|
Mas ele ficaria os dez anos no escorredor?
Eu queria ate criar um topico para perguntar mas vou aproveitar e perguntar aqui mesmo.
Pra que serve colocar o escorredor torto na mamadeira.
DuSantos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 5:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dusantos,
Desculpe minha falha. Ao observar a saida das raízes pelos orificios no fundo do escorredor, deverá então colocar o escorredor sobre o solo organico, contido dentro de uma bacia maior que o escorredor. Ao adubar, deverá colocar parte do adubo ainda no escorredor, mas a maior parte irá para a bacia.
O escorredor ficará torto ao longo do tempo, mas não é para ser colocado assim inicialmente. Aliás, se possível, devemos tentar corrigir essa distorção, evitando que isso venha a ocorrer. Creio que isso se deva a que, ao misturar o substrato da bacia com o adubo organico curtido, acaba ficando uma parte com mais matéria organica que outra, atraindo então mais raízes para essa area, "puxando" o escorredor e provocando essa distorção.
A planta irá ficar os dez anos no escorredor. O escorredor, ao longo desse tempo, sofrerá as condições climáticas, quando então irá até mesmo se desintegrar aos poucos. Enquanto isso, sempre que novas raízes sairem pelos orificios no fundo, vai se acondicionando o escorredor dentro de outro, ou de uma bacia. Quando essa tambem ficar se desmanchando, irá para dentro/cima de outra e assim, sucessivamente, até que sua planta esteja plenamente desenvolvida.
Lembre-se que, para adequar o cultivo, é importante não deixar escorredor ou bacia sobre o solo, para que as raízes, ao sairem pelos furos do fundo, não cresçam no solo, o que irá dificultar sua retirada. Mestre Hidaka usa lajotas, apoiando as bacias sobre elas. Eu uso bancadas de cimento, mas o que importa é evitar o contato raizes/solo, ok?
Isso permite que voce, ao longo desse tempo todo, vá fazendo as correções e trabalhos que julgar necessários, além do aporte hidrico via rega e de adubação, retirando as agulhas secas, verificando a presença de pragas e outras enfermidades, visando manter sua planta saudável, enquanto se desenvolve.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 11:51 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
| nickyfury escreveu: |
A planta irá ficar os dez anos no escorredor. O escorredor, ao longo desse tempo, sofrerá as condições climáticas, quando então irá até mesmo se desintegrar aos poucos. Enquanto isso, sempre que novas raízes sairem pelos orificios no fundo, vai se acondicionando o escorredor dentro de outro, ou de uma bacia. Quando essa tambem ficar se desmanchando, irá para dentro/cima de outra e assim, sucessivamente, até que sua planta esteja plenamente desenvolvida.
|
Não comprendi oq devo fazer quando o escorredor se desintegrar.
Devo colocar um escorredor dentro do outro?
Como vou tirar ele da bacia sendo que as raizes estão afundadas na terra?
Devo cortar as raizes?
O negocio de entortar o escorredor eu falei pq ja vi algumas fotos em que parece que o escorredor esta ate calçado por uma pedra ou coisa assim para ficar torto.
E ja vi tb vasos serem colocados tortos com alguma coisa calçando.
Abraços,
DuSantos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 4:32 am Assunto: bonsai |
|
|
Dusantos,
Vamos por partes. Que tal, para iniciar, voce passar seu PN para um escorredor?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 9:42 am Assunto: |
|
|
Eu to sem pedrisco mas assim que tiver eu vou mudar.
Mas to ate com medo.
Minhas plantas estão morrendo ou ficando doente.
Perdi um buxo por minha culpa, o shimpaku ta estranho, a azálea ta estranha, agora que meu pequi ta reagindo.
Vou benzer tudo. _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 8:57 pm Assunto: |
|
|
Plantei 7 sementes de Pn 1 mofou e 1 germinou e tá crescendo logo logo vou misturar areia tijolo e brita zero n1!
só que o problema é o seguinte eu moro em ape e não tem como colocar em escorredor e vou partir para o avso ou pote de sorvete de 2 l todo furado o que vcs me aconselham?
desculpa Dusantos pegar carona no seu topico  |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 12:44 am Assunto: |
|
|
Eu tenho fé em mim e na natureza.
Espero que isso resolva.
hehehehhe...
Rapidinho elas estarão bem.
Abraços _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 11:26 am Assunto: |
|
|
Que bom amigo,
"fé demais" nunca é o bastante.
Você viu os yamadori do Nick de PN??
Ô Nick, dá mais uma canja e mostra aquela foto dos caixotes de madeira enfileirados...Dusantos, é de dar raiva de ver isso, mas é um colírio...
Nick, vc vende essas esculturas? tenho que vender meu carro??
Doa?
Abraço amigos,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 11:34 am Assunto: |
|
|
Com certeza vai dar tudo certo.
Eu tenho uma coisa boa que é:
Se dessa vez não der certo da proxima vai dar, se não der dinovo um dia eu sei que consigo.
Eu sou fotografo e já apanhei muito pra fazer minhas fotos.
É tudo uma questão de tecnica e paixão.
Paixão eu tenho, tecnica eu estou conseguindo com vocês que me ajudam.
Abraços _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
|