FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Redução de tamanho das folhas por desfolha
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2007 12:04 pm    Assunto: Redução de tamanho das folhas por desfolha Responder com citação

Ilustres amigos,

Temos vários momentos em que temos que explicar o porque das folhas reduzidas à leigos em bonsai, daí eu falo sobre a desfolha, mas ainda não tendo nenhuma pergunta de nível mais elevado, creio que isto tenha que partir de nós, que estudamos a arte com mais afinco, gostaria de saber de forma mais científica e menos empírica, o porquê da redução do tamanho, usando esta técnica.

Toda informação teórica e experimental é válida, sendo que este até seria uma MATÉRIA importante para todos nós.

Grande abraço e espero contribuições,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2007 2:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabiano,

A redução das folhas não se dá apenas com a desfolha, mas também combinada com o controle da quantidade de água e nutrientes (especialmente o nitrogenio) para que as folhas novas ao brotarem não fiquem grandes, o tamanho das folhas está diretam,ente ligada à quantidade de nitrogenio e água e inversamente proporcional à quantidade de sol á que a planta está exposta.

um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2007 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Oi João,

Na verdade eu estava restringindo este tópico à desfolha, mas achei ótimo suas colocações, sobre a qtdade de água te confesso que não sabia, sobre a qtdade de nitrogênio pensava q apenas deixava mais verde e saudável, já o sol, daí eu sabia... Confused pelo menos, né? Smile

Se vc pudesse nos dar as dicas de relação de qtdade de água/nitrogênio/sol, até para os que estão começando, sem nenhuma informação, terem em mãos uma tabela que na minha idéia é primordial para qquer bonsaísta.

E sobre a desfolha, vc poderia me ajudar?

Grande abraço e obrigado
Fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2007 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ao procedermos a desfolha, forçamos a brotação das gemas que estavam latentes na base do pecíolo de cada folha. Cada uma destas gemas origina novos galhos com pares de folhas paralelas ou alternadas de acordo com a espécie, e não apenas uma folha nova substituindo a que foi removida.
Desta forma, removendo uma folha, teremos pelo menos um novo par de folhas, aumentando assim a quantidade de folhas do Bonsai. Apenas este aumento de número já provoca uma redução do tamanho de cada folha, pois: forçamos uma brotação fora do período normal com mobilização de reservas num momento em que estariam sendo estocadas; e mais folhas por unidade de área significam menos nutrientes para cada folha. Combinando a desfolha com a restrição de água e nitrogênio, tornaremos menor a disponibilidade de nutrientes para a formação da folha, reduzindo o seu tamanho final.
Em relação à exposição solar, a folha funciona como um painel de captação de luz. Se a planta está a pleno sol, ou seja, com oferta de luz em grande quantidade e intensidade, não há a necessidade de formação de um grande painel (folha), pois a captação é eficiente mesmo com folhas pequenas (em relação ao padrão da espécie). Além disso, folhas pequenas possuem menor área para perda de líquidos, reduzindo a desidratação sob o sol forte.
Nunca é demais lembrar que a desfolha deve ser feita de forma criteriosa, em plantas saudáveis e respeitando um intervalo mínimo para a recuperação da planta.
Não existe receita para a restrição de água e nutrientes pois varia em relação a espécie, época do ano, estágio de desenvolvimento e região do país em que o Bonsai é cultivado.
Em termos gerais seria a oferta destes elementos na quantidade mínima necessária à sobrevivência da planta sem prejuízo à sua saude. A determinação deste ponto depende portanto em grande parte da experiência do cultivador.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Campolina,

Meu amigo, acho que vc respondeu a minha pergunta, será que existe algo a completar? Não sei se não consegui me expressar bem na minha pergunta, mas você acertou em cheio o que eu queria saber, na verdade, a gente sabe, mas não explicar de forma tão clara e específica.
Só uma coisa, qto menos água, na proporção saudável, existe esta relação de diminuição de folhas?
Será que na diminuição de adubação em Nitrogênio, ela não deixaria tbm de reter água?

Muito obrigado,
Fabiano
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

fabianoscosta escreveu:
Só uma coisa, qto menos água, na proporção saudável, existe esta relação de diminuição de folhas?Fabiano

Sim, está correto. Tentei explicar isso na resposta acima mas não devo ter sido claro. Considerando apenas o aspecto mais direto, dependento da fase de desenvolvimento , uma folha é composta por 70 a 95% de água.

fabianoscosta escreveu:
Será que na diminuição de adubação em Nitrogênio, ela não deixaria tbm de reter água?

Não é esse o efeito da redução da adubação. O nitrogênio, na forma de íon nitrato, que é a biodisponível para as plantas, é incorporado e necessário nas células jovens em crescimento. A relação entre oferta de nitrogênio e crescimento é direta.

Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Campolina,

este tópico ficou muito bom, dará uma boa noção para os novatos e até mesmo aos que faziam por fazer, sem saber sequer o que acontecia. Bem explicado e prático.

Parabéns.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2007 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

Campolina,

Creio que você matou a charada, pelo menos até onde eu queria saber, não sei se vai além esta discussão, mas estou satisfeitíssimo com as informações que vc nos deu. Very Happy

Tenho certeza que esse tópico ajudará muito à todos entenderem o que estão fazendo usando esta técnica. Wink

Muito obrigado até agora, por mim, e por todos os iniciantes que assim como eu, gostam de saber os porquês!!! Smile

Grande abraço meu amigo, e mais uma vez parabéns pela sua excelente revista!

Fabiano
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2007 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano... Parabéns pela abertura e condução do tópico... Valeu.

Campolina... Obrigado pela excelente explanação a respeito... Sucinta e completa... Valeu mesmo.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
cristiano_fpolis

MensagemEnviada: Dom Maio 27, 2007 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Tudo bem Fabiano

Gostei muito deste tópico também.

É uma pergunta que muita gente se faz e não só com a redução das folhas mas também como uma árvore pode ficar pequena com tantos anos de vida.

Tive também uma explicação de uma pessoa formada em Biologia bem interessante.

O hormonio responsável pelo crescimento das folhas é produzido nas raízes e o responsável pelo crescimento das raízes é produzido nas folhas, ou seja reduzindo o crescimento das raízes com um substrato repleto de prediscos automaticamente reflete no tamanho das folhas.

Por favor se alguém tiver algo a falar sobre issso eu acharia bem interessante. Talves nosso amigo Campolina!

Um abraço

Cristiano C. Garcia
BonsaiArte
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2007 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Cristiano,

Muito interessante esta afirmação, vamos ver o que nossos amigos tem a dizer...
Vamos combinar a visita em seu viveiro, deixa me sobrar um tempinho... Confused

Paulo

Muitas vezes queremos saber, mas é difícil perguntar, ou se lembrar na hora certa, aqui no forum fica fácil, lembrou, perguntou...sempre tem uma boa alma para responder! Laughing

Grande abraço
Fabiano
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: