| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 10:27 pm Assunto: Acer com folhas curvadas para baixo? |
|
|
Olá estou com esse acer a mais ou menos 1 ano, foi adquirido no viveiro do Luciano. Estava em um vazo pequeno resolvi por no escorredor e dpois na mamadeira para ganhar massa(folhas), pois achei q estava um pouco "vazio".
Como já matei alguns na transaçao Tere/RJ dexei ele queto 1 ano e tem mais ou menos 3 semanas q eu coloquei no escorredor, mexi um pouco no torrao, mas quase nada e o coloquei no escorredor, com substrato bem arejado, uma mistura de pedrisco(40%), argila expandida moida(40%) e platax(substrato mto bom usado em canteiro)(20%). E fiz a desfolha.
Na segunda semana apos o transplante usei osmocote(primeiro suspeito), e assim q começou a brotaçao as folhas alem de escassas apareceram se curvando para baixo(como segue nas fotos).
Gostaria de saber que problema eh esse e uma possivel soluçao e agradeço antecipadamente.
Vamos as fotos(só clicar para aumentar):
 |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 8:09 am Assunto: |
|
|
Ipzin
Este fenômeno das folhas curvarem ou enrolarem acontece em duas ocasiões, quando da presença de ácaros, o que não me parece o caso, pelo aspecto saudável das folhas; e em casos de exesso de adubação. |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 10:54 am Assunto: |
|
|
Certo Wilson,
Acredito eu q seja dificil ter exesso de adubação com osmocote, até pq não tem mto, mas pode ter acontecido das bolinhas do osmocote terem estourado.
Vou tirar o osmocote e deixar o escorredor de baixo de uma mangueira. Espero que funcione.
Aguardo mais comentarios. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 2:55 pm Assunto: el matador |
|
|
| Ipzin, E o efeito que ele , Osmocote, provoca nos Aceres! Marçal,quase matou um com esta adubaçao! Att. Luciano. |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 3:41 pm Assunto: |
|
|
Trouxe um tridente de curitiba agora em maio e está com o mesmo problema, so que eu não adubei ainda, ele estava plantado em pedrisco puro e eu plantei ele em substrato comum (terra preta) e um vasão _________________ André Monteiro
www.artenopalito.com.br |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 6:12 pm Assunto: |
|
|
Ipzin,
Acredito que vc além de usar um adubo muito forte(qual o NPK deste osmocote ?) não deu o descanso necessário do pós-transplante, lembrando que estamos no inverno e não seria necessário uma adubação para agora. Se estivesse no seu lugar eu também colocaria embaixo da água para lavar o excesso de adubo(espero que sue substrato esteja bem drenante) e depois aplicaria um hormônio enraizador e aguardaria a recuperação e desenvolvimento do sistema radicular, depois entraria com uma adubação foliar leve e posteriormente adubação orgânica.
Bom, isto seria o que eu faria, rsrsrs.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
|