FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer com folhas curvadas para baixo?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lpzin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 10:27 pm    Assunto: Acer com folhas curvadas para baixo? Responder com citação

Olá estou com esse acer a mais ou menos 1 ano, foi adquirido no viveiro do Luciano. Estava em um vazo pequeno resolvi por no escorredor e dpois na mamadeira para ganhar massa(folhas), pois achei q estava um pouco "vazio".

Como já matei alguns na transaçao Tere/RJ dexei ele queto 1 ano e tem mais ou menos 3 semanas q eu coloquei no escorredor, mexi um pouco no torrao, mas quase nada e o coloquei no escorredor, com substrato bem arejado, uma mistura de pedrisco(40%), argila expandida moida(40%) e platax(substrato mto bom usado em canteiro)(20%). E fiz a desfolha.

Na segunda semana apos o transplante usei osmocote(primeiro suspeito), e assim q começou a brotaçao as folhas alem de escassas apareceram se curvando para baixo(como segue nas fotos).

Gostaria de saber que problema eh esse e uma possivel soluçao e agradeço antecipadamente.

Vamos as fotos(só clicar para aumentar):

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 8:09 am    Assunto: Responder com citação

Ipzin

Este fenômeno das folhas curvarem ou enrolarem acontece em duas ocasiões, quando da presença de ácaros, o que não me parece o caso, pelo aspecto saudável das folhas; e em casos de exesso de adubação.
lpzin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Certo Wilson,

Acredito eu q seja dificil ter exesso de adubação com osmocote, até pq não tem mto, mas pode ter acontecido das bolinhas do osmocote terem estourado.

Vou tirar o osmocote e deixar o escorredor de baixo de uma mangueira. Espero que funcione.

Aguardo mais comentarios.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 2:55 pm    Assunto: el matador Responder com citação

Ipzin, E o efeito que ele , Osmocote, provoca nos Aceres! Marçal,quase matou um com esta adubaçao! Att. Luciano.
andre
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Trouxe um tridente de curitiba agora em maio e está com o mesmo problema, so que eu não adubei ainda, ele estava plantado em pedrisco puro e eu plantei ele em substrato comum (terra preta) e um vasão
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Ipzin,

Acredito que vc além de usar um adubo muito forte(qual o NPK deste osmocote ?) não deu o descanso necessário do pós-transplante, lembrando que estamos no inverno e não seria necessário uma adubação para agora. Se estivesse no seu lugar eu também colocaria embaixo da água para lavar o excesso de adubo(espero que sue substrato esteja bem drenante) e depois aplicaria um hormônio enraizador e aguardaria a recuperação e desenvolvimento do sistema radicular, depois entraria com uma adubação foliar leve e posteriormente adubação orgânica.
Bom, isto seria o que eu faria, rsrsrs.
Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: