FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minha primeira tentativa de fazer um bonsai.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
otneto

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 8:40 am    Assunto: Minha primeira tentativa de fazer um bonsai. Responder com citação

Amigos foristas, tudo bem?

Estou postando a foto de minha primeira tentativa de realmente fazer um bonsai, com poda de raízes e confecção do substrato. Peço a opinião de vocês.
Este pingo de ouro estava numa casa abandonada, e meses atrás, com autorização do dono, pedi que pudesse retirar este exemplar. Ficou alguns meses para formar novas raízes e hoje pela manhã, podei as mesmas (mais da metade do torrão, que tinha uma raiz apical muito grossa e comprida) e coloquei no vaso com o substrato composto de 50% de areia grossa, 40% de tijolo moído e 10% de materia orgânica.
Peço a opinião de vocês e que torçam para que não morra!

Aqui vai a foto da maneira que ficou.

E a seguir, a foto do substrato.

Torçam para que ela não morra!

Abraços a todos,

Neto.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 2:27 pm    Assunto: pingo d´ouro Responder com citação

otneto como vai ? O pingo d´ouro é uma planta muito resistente provavelmente a sua planta vai pegar. A minha opinião é que você a plante com o tronco reto, sei que quis dar um efeito com o tronco semi-deitado, mais os galhos da sua arvore estão meio caminho andado com o tronco eréto e com certeza vc terá resultados mais rápido,e tenha paciencia pois novos galhos surgirão. Um Abraço. Edu Miranda
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

Otneto,

com o Edu disse, o pingo de ouro é muito resistente. Se a intenção for a formação de copa e um desenvolvimento do tronco não precisava podar tanto as raízes, só a apical. E ainda não seria o tempo para colocar em um vaso pequeno.

Se não quer que ele desenvolva, aí seria melhor diminuir o tamanho um pouco. O tronco não é pescuçudo, o que ajuda na formação de um shoyn. Basta apenas diminuir os galhos que estão no alto para que consiga fechar mais a copa e aproximá-la do tronco.

T+
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 6:07 pm    Assunto: Minha participação Responder com citação

Mesmo o pingo de ouro sendo muito resistente sugero uma desfolha para evitar a desidratação da planta.

Acho que deveria ir pra uma mamadeira para ganhar mais corpo. Quanto a posição da arvore, achei muito boa, se contar que futuramente seus galhos seriam reeducados. Esta operação deve ser feita, como disse, futuramente, pois a planta passou por um procedimente bem estressante (poda de raiz radical).

Sou iniciante e estas são palavras de um mero aprendiz

Atenciosamente

Edmilson
otneto

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 9:34 pm    Assunto: Comentários Responder com citação

Amigos foristas,

Agradeço a atenção de vocês, mas tenho uma dúvida. Será que se eu deixar como está, podando um pouco os galhos mais compridos, a planta ficaria muito sem estilo? Eu achei que ficou bonito deste jeito, mas não sou parâmetro, pois sou iniciante na arte.

O que posso informar é que a planta está sob a sombra e pretendo deixá-la lá por algumas semanas, mesmo assim, a desfolha é necessária?

Eu não coloquei ela ereta, pois o equilíbrio dela se seu na posição que pus.

Quanto a orientação dos ramos para o futuro, que vcs me sugerem?

Agradeço demais a atenção,

Neto.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 10:02 pm    Assunto: Estilo Responder com citação

Boa noite !!!

Mesmo a plant estando na sombra, ainda assim aconselho a desfolhar, assim assim vc evitará que a planta gaste energia com as folhas.

Quanto a questão de estilo, acho importante, no entanto o mais importante é se voce gostou de sua planta. Se vc gostou deixe desta forma, ou futuramente pode os galhos maiores. Mais adiante, com o tempo, se necessario e se quiser vc remodela para que ela ganhe um estilo. Pra ser sincero, particularmente eu também gostei muito desta planta.

Opinião de um mero iniciante.

Edmilson
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 10:04 pm    Assunto: Orientação Responder com citação

Em relação a orientação dos ramos, vc mesmo falou, é pro futuro. Deixe sua planta se recuperando por no minimo uns 6 meses. Neste periodo dará para observar ela melhor, com mais calma e então poderá analisar o que será melhor para ela.

Edmilson
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Aproveitando a deixa também gostei muito desse pingo de ouro
futuramente com tronco mais desenvolvido vai ficar show.
Abraços
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 10:13 pm    Assunto: Fã Clube Responder com citação

Seu pingo de ouro terá um fã clube.

Obrigado pelo apoio,

Edmilson
otneto

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 10:42 pm    Assunto: Agradecimento Responder com citação

Pessoal,

Agradeço todos vocês pelas valiosas informações. Eu sempre fico feliz e estimulado em saber que posso contar com a ajuda de todos vocês deste fórum.

Muito obrigado mesmo, daqui uns meses ponho a nova foto. Amanhã vou fazer a desfolha, mas faço com dor no coração, pq tenho medo que não brotem novamente.

Abraços e obrigado,

Neto
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 02, 2007 12:19 am    Assunto: Sem dor no coração Responder com citação

Caro amigo, espere para obter a opinião de pessoas com mais experiencia, sou um iniciante igual a vc também, mas na minha humilde opinião não precisa temer, quando realizar a desfolha deixe o peciolo da folha ( o pezinho da folha) que nascerá outra nova no local, futuramente este peciolo seca e cai naturalmente e a folha nova será menor que esta outra.

Seu pingo de ouro é muito resistente

Edmilson
mziede
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 02, 2007 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo ...
O pessoal ja te deu muitas imformaçoes mais eu so te aconselho da proxima vez vc for fazer nesse estilo coloque a planta no outro lado do vaso ...vc deveria ter plantado ela mais pro lado esquerdo ...esse seria o correto ... Rolling Eyes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: