Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carla de Barros Lima
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 2:02 pm Assunto: Ficus |
|
|
Olá pessoal... sou nova por aqui e nesta arte...
Na verdade ganhei um ficus e ele não veio com informação alguma... pelo que vi em outras fotos, ele ainda é pequeno. Não posso mandar uma foto ainda porque minha máquina viajou Mas assim que puder eu mando.
vou comprar um livro sobre o assunto, mas não será possível por enquanto...
Gostaria de saber alguns cuidados básicos até eu me inteirar melhor do assunto. Como regar, adubar, se ele precisa ficar na luz solar e em que parte do dia...
Ele está soltando muitas folhas... será que está com problemas ou é a época do ano?
Bom, obrigada! Espero logo poder adquirir um livro para tratar melhor, replantá-lo, fazer as podas, etc...
Gostaria de saber tbem se alguém conhece aqui em Brasília algum lugar que trabalhe com bonzai...Este minha amiga comprou num supermercado  _________________ Estou iniciando nesta arte do bonzai, tenho um ficus que ganhei de presente e quero cuidar dela com muito carinho! Não veio nenhuma informação na caixa... |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 2:46 pm Assunto: |
|
|
CARLA
TENHO UMA APOSTILA SÓ SOBRE FICUS, E OUTRAS SOBRE CULTIVO DE BONSAI, ME PASSA UM E-MAIL QUE TE ENVIO.
HA!! BEM VINDA AO FORUM!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
thiago_bonsai
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 3:16 pm Assunto: |
|
|
Se vc puder me mandar essa apostila de ficus eu ficaria muito grato !!! desde já obrigado!!! thiagorock03@hotmail.com |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 3:17 pm Assunto: |
|
|
olá carla, em brasilia tem uma galera q pode te ajudar, tem o nickfure ok., ele sempre está no forum,
Arqpatrik, aproveita e manda esta apostila do ficus pra mim tbm. ok.. velho.. abraços... astolphobicalho@hotmail.com _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 5:44 pm Assunto: |
|
|
COLEGAS, VENHO PEDIR DESCULPAS PELO MEU DESCUIDO, NA VERDADE É UM LIVRO EM ESPANHOL (EM PDF) SOBRE FICUS E TEM UNS 40mb ENTÃO HOTMAIL NÃO VAI RECEBER. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Carla de Barros Lima
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2007 10:14 am Assunto: |
|
|
Bom, valeu de qualquer jeito!  _________________ Estou iniciando nesta arte do bonzai, tenho um ficus que ganhei de presente e quero cuidar dela com muito carinho! Não veio nenhuma informação na caixa... |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2007 12:22 pm Assunto: |
|
|
Se puder, envie a apostila para mim, tá?
Meu e-mail é nabase@terra.com.br
Obrigado.
Natalino Sampaio _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2007 3:45 pm Assunto: |
|
|
Carla,
Em primeiro lugar seja bem vinda ao grupo.
Ficus é uma planta bastante resistente embora uma variedade seja mais forte que outra mas no geral todos são fáceis de tratar, começe deixando-o receber luz solar direta, principalmente no horário da manhã e final da tarde, fique atenta às regas, sendo que terá que molhar sempre que o substrato(solo) estiver seco mas sem deixar encharcado o tempo inteiro para não desenvolver fungos, lembre-se que o substrato tem que ter uma boa drenagem para que não fique empoçado. Como seu bonsai é de mercado(comumente chamado aqui de mausai, por serem obras de produtores que só se preocupam em vender preço e não qualidade) provavelmente deve estar com um substrato inadequado ao cultivo, o mais recomendado, se no caso vc quiser desenvolvê-lo mais rápido, seria em setembro vc fazer o transplante para um escorredor de macarrão e posteriormente para uma mamadeira, esta técnica inicialmente foi criada para Pinheiros mas atualmente é largamente utilizada em todas as espécies com o intuito de acelerar o processo de desenvolvimento. Lembrando também que após o devido tempo de recuperação do transplante vc deverá entrar com a adubação que poderá ser orgânica(farinha de osso, torta de mamona, esterco de galinha etc) ou adubo químico no qual eu recomendo o Biofertil plus que tem em sua formulação o NPK 8-9-9 no qual utilizo via foliar a cada 15 dias. Quanto a bonsaístas aí em Brasília vc tem várias opções de grande nível, é só entrar em contato com o pessoal do Brasília Bonsai Clube e que por sinal temos alguns dos seus integrantes participando deste fórum, inclusive como já foi citado acima tem o Nicky Fury que com certeza poderá te orientar melhor.
Abraços e espero ter ajudado. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2007 9:09 pm Assunto: |
|
|
Carla, acho melhor vc. não fazer nada no seu ficus antes e mandar umas fotos para opiniões, podas de raizes ou transplante n inverno nem pensar!! Em Bsb vc estará muito bem assistida pelo Nickfury do clube do BONSAI, peuqe o e-mail dele aqui no fórum e vá fazer uma visita ao viveiro dele onde, querio eu, será um grande aprendizado p/ vc. e...seja muuuuito bem vonda a esse maravilhoso mundo dos bonsai, é realmente apaixonante!!!
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
lbmaker
Registrado: 11/08/06 Mensagens: 85 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2007 9:20 pm Assunto: |
|
|
Ei ARQPATRIK há como você hospedar esta apostila em algum lugar junto com as outras que você tem e passar o link pra gente, to muito interessado nela.
Muito obrigado... |
|
|
 |
Carla de Barros Lima
|
Enviada: Qua Jul 04, 2007 10:04 am Assunto: |
|
|
Obrigada pelas dicas... vou poder mandar as fotos em meados deste mês! _________________ Estou iniciando nesta arte do bonzai, tenho um ficus que ganhei de presente e quero cuidar dela com muito carinho! Não veio nenhuma informação na caixa... |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 04, 2007 12:48 pm Assunto: |
|
|
OLA PESSOAL NUNCA HOSPEDEI NADA, SÓ FOTOS MESMO, SE ALGUÉM PUDER ME DAR UMA DICA, UM SITE, TEREI O MAIOR PRAZER EM PASSAR O MATERIAL!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Jul 05, 2007 1:04 pm Assunto: |
|
|
http://www.easy-share.com/
hospeda como se hospeda foto....so que demora um pouco mais..hehe.. |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 05, 2007 4:11 pm Assunto: |
|
|
AI PESSOAL, OLHA A APOSTILA QUE FALEI SÓ SOBRE FICUS, TENTEM BAIXAR E ME AVISEM SE ESTIVER OK O DOWNLOAD.
http://rapidshare.com/files/41211494/Bonsai_El_Ficus.rar _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Frangors
Registrado: 05/07/07 Mensagens: 60 Localização: Rio Grande - RS
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 5:53 pm Assunto: |
|
|
ARQPATRIK
o link tah ok to baixando!!! valeu por disponibilizar o material!! |
|