| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico | 

| Autor | Mensagem | 

| Carla de Barros Lima 

| 

|  Enviada: Sex Jun 29, 2007 2:02 pm    Assunto: Ficus |   |  
				| 
 |  
				| Olá pessoal... sou nova por aqui e nesta arte... Na verdade ganhei um ficus e ele não veio com informação alguma... pelo que vi em outras fotos, ele ainda é pequeno. Não posso mandar uma foto ainda porque minha máquina viajou
  Mas assim que puder eu mando. vou comprar um livro sobre o assunto, mas não será possível por enquanto...
 Gostaria de saber alguns cuidados básicos até eu me inteirar melhor do assunto. Como regar, adubar, se ele precisa ficar na luz solar e em que parte do dia...
 Ele está soltando muitas folhas... será que está com problemas ou é a época do ano?
 Bom, obrigada! Espero logo poder adquirir um livro para tratar melhor, replantá-lo, fazer as podas, etc...
 Gostaria de saber tbem se alguém conhece aqui em Brasília algum lugar que trabalhe com bonzai...Este minha amiga comprou num supermercado

|  | 

| ARQPATRIK 4.o PASSO

| 

|  Enviada: Sex Jun 29, 2007 2:46 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| CARLA TENHO UMA APOSTILA SÓ SOBRE FICUS, E OUTRAS SOBRE CULTIVO DE BONSAI, ME PASSA UM E-MAIL QUE TE ENVIO.

HA!! BEM VINDA AO FORUM!!
 "Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
 |  | 

|  | 

| thiago_bonsai 

| 

|  Enviada: Sex Jun 29, 2007 3:16 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Se vc puder me mandar essa apostila de ficus eu ficaria muito grato !!! desde já obrigado!!! thiagorock03@hotmail.com |  | 

|  | 

| Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

| 

|  Enviada: Sex Jun 29, 2007 3:17 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| olá carla, em brasilia tem uma galera q pode te ajudar, tem o nickfure ok., ele sempre está no forum, 
 Arqpatrik, aproveita e manda esta apostila do ficus pra mim tbm. ok.. velho.. abraços... astolphobicalho@hotmail.com

|  | 

| ARQPATRIK 4.o PASSO

| 

|  Enviada: Sex Jun 29, 2007 5:44 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| COLEGAS, VENHO PEDIR DESCULPAS PELO MEU DESCUIDO, NA VERDADE É UM LIVRO EM ESPANHOL (EM PDF) SOBRE FICUS E TEM UNS 40mb ENTÃO HOTMAIL NÃO VAI RECEBER. _________________
 ABRAÇOS!!!!
 PATRIK MACHADO

|  | 

| Carla de Barros Lima 

| 

|  Enviada: Sáb Jun 30, 2007 10:14 am    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Bom, valeu de qualquer jeito!  _________________
 Estou iniciando nesta arte do bonzai, tenho um ficus que ganhei de presente e quero cuidar dela com muito carinho! Não veio nenhuma informação na caixa...
 |  | 

|  | 

| nabase 2.o PASSO

| 

|  Enviada: Sáb Jun 30, 2007 12:22 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Se puder, envie a apostila para mim, tá? Meu e-mail é nabase@terra.com.br
 Obrigado.

Natalino Sampaio

|  | 

| Glauco Bastos 5.o PASSO

| 

|  Enviada: Sáb Jun 30, 2007 3:45 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Carla, 
 Em primeiro lugar seja bem vinda ao grupo.
 Ficus é uma planta bastante resistente embora uma variedade seja mais forte que outra mas no geral todos são fáceis de tratar, começe deixando-o receber luz solar direta, principalmente no horário da manhã e final da tarde, fique atenta às regas, sendo que terá que molhar sempre que o substrato(solo) estiver seco mas sem deixar encharcado o tempo inteiro para não desenvolver fungos, lembre-se que o substrato tem que ter uma boa drenagem para que não fique empoçado. Como seu bonsai é de mercado(comumente chamado aqui de mausai, por serem obras de produtores que só se preocupam em vender preço e não qualidade) provavelmente deve estar com um substrato inadequado ao cultivo, o mais recomendado, se no caso vc quiser desenvolvê-lo mais rápido, seria em setembro vc fazer o transplante para um escorredor de macarrão e posteriormente para uma mamadeira, esta técnica inicialmente foi criada para Pinheiros mas atualmente é largamente utilizada em todas as espécies com o intuito de acelerar o processo de desenvolvimento. Lembrando também que após o devido tempo de recuperação do transplante vc deverá entrar com a adubação que poderá ser orgânica(farinha de osso, torta de mamona, esterco de galinha etc) ou adubo químico no qual eu recomendo o Biofertil plus que tem em sua formulação o NPK 8-9-9 no qual utilizo via foliar a cada 15 dias. Quanto a bonsaístas aí em Brasília vc tem várias opções de grande nível, é só entrar em contato com o pessoal do Brasília Bonsai Clube e que por sinal temos alguns dos seus integrantes participando deste fórum, inclusive como já foi citado acima tem o Nicky Fury que com certeza poderá te orientar melhor.
 Abraços e espero ter ajudado.

|  | 

| Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

| 

|  Enviada: Sáb Jun 30, 2007 9:09 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Carla, acho melhor vc. não fazer nada no seu ficus antes e mandar umas fotos para opiniões, podas de raizes ou transplante n inverno nem pensar!! Em Bsb vc estará muito bem assistida pelo Nickfury do clube do BONSAI, peuqe o e-mail dele aqui no fórum e vá fazer uma visita ao viveiro dele onde, querio eu, será um grande aprendizado p/ vc. e...seja muuuuito bem vonda a esse maravilhoso mundo dos bonsai, é realmente apaixonante!!! 
 Um grande abraço e

Té mais...

|  | 

| lbmaker 

| 

|  Enviada: Sáb Jun 30, 2007 9:20 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Ei ARQPATRIK há como você hospedar esta apostila em algum lugar junto com as outras que você tem e passar o link pra gente, to muito interessado nela. 
 Muito obrigado...
 |  | 

|  | 

| Carla de Barros Lima 

| 

|  Enviada: Qua Jul 04, 2007 10:04 am    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Obrigada pelas dicas... vou poder mandar as fotos em meados deste mês! _________________
 Estou iniciando nesta arte do bonzai, tenho um ficus que ganhei de presente e quero cuidar dela com muito carinho! Não veio nenhuma informação na caixa...
 |  | 

|  | 

| ARQPATRIK 4.o PASSO

| 

|  Enviada: Qua Jul 04, 2007 12:48 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| OLA PESSOAL NUNCA HOSPEDEI NADA, SÓ FOTOS MESMO, SE ALGUÉM PUDER ME DAR UMA DICA, UM SITE, TEREI O MAIOR PRAZER EM PASSAR O MATERIAL!! _________________
 ABRAÇOS!!!!
 PATRIK MACHADO

|  | 

| lpzin 1.o PASSO

| 

|  Enviada: Qui Jul 05, 2007 1:04 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| http://www.easy-share.com/ 
 hospeda como se hospeda foto....so que demora um pouco mais..hehe..
 |  | 

|  | 

| ARQPATRIK 4.o PASSO

| 

|  Enviada: Qui Jul 05, 2007 4:11 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| AI PESSOAL, OLHA A APOSTILA QUE FALEI SÓ SOBRE FICUS, TENTEM BAIXAR E ME AVISEM SE ESTIVER OK O DOWNLOAD. 
 http://rapidshare.com/files/41211494/Bonsai_El_Ficus.rar
 "Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
 |  | 

|  | 

| Frangors 

| 

|  Enviada: Sáb Jul 07, 2007 5:53 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| ARQPATRIK o link tah ok to baixando!!! valeu por disponibilizar o material!!
 |  | 

|  | 

|  |