Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
José Domingos Oliveira da
Registrado: 04/07/07 Mensagens: 21 Localização: Rio de Janeiro- RJ
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 7:43 pm Assunto: Fotos da jaboticabeira |
|
|
Amigo Ferreira, segue a foto da jaboticabeira.
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 7:56 pm Assunto: Jabuticabeira |
|
|
José
Parabéns, você conseguiu! Agora podemos ver suas fotos.
Acredito que você esteja pedindo dicas para sua jabuticabeira. Ela me parece bem de saúde e com bom desenvolvimento, portanto, acho que ao final do inverno seria o momento de transferir ela para o chão ou um vaso maior ou escorredor/mamadeira, para que o tronco ganhe encorpamento. Você já pode fazer uma pequena poda para iniciar a estruturação. Eu sugeriria eliminar o galho grosso que sai à esquerda, para dar uma curva ao tronco e evitar a bifurcação.
Lembre: para responder, clique em Responder, pois se clicar em Novo Tópico, sua mensagem ficará solta no Fórum. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 10:19 pm Assunto: Jaboticabeira |
|
|
Caro Ferreira, como eu disse na minha primeira mensagem, sou calouro não só em bonsai, em computador também.
Você foi a salvação da lavoura, e tudo finalmente deu certo.
Seguirei sua orientação, quanto a poda do galho grosso à esquerda e até como um teste colocarei a jaboticabeira no escorredor/ mamadeira, só gostaria de saber qual o substrato que devo usar na ocasião, e se devo adubá-la antes da referida operação. quero dizer adubar antes de chegar o final do inverno.
Grato e um forte abraço
José Domingos |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 11:24 am Assunto: |
|
|
Caro José
Nós somos xarás, pois eu também sou José. Não se apresse em fazer o que eu sugeri, pois um outro colega pode dar dicas ainda melhores.
Eu não estou seguro quanto à adubação neste período em sua região, aí no Rio de Janeiro. Acho que o Luciano Ebreo, a Ângela Fernandes ou o Marçal Lemos poderiam dar uma orientação segura.
Aqui em Recife, como não existe isso de inverno, eu faço a adubação durante o ano inteiro. Claro, quando faço transplante, deixo entre 30 e 45 dias sem adubação, até as raízes da planta se restabelecerem. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 8:13 pm Assunto: |
|
|
José,
a jabuticabeira precisa mesmo ir para o escorredor. Se não mexer no substrato, cortando a garrafa e colocando sem mexer nas raízes pode ser agora no inverno, mas é sempre bom ver como está o nebari e se possível fazer uma melhor disposição das raízes no escorredor, ficando melhor esperar agorto. Coloque apenas caco cerâmico no escorredor. Depois que saírem raízes no fundo do vaso coloque na mamadeira.
A sugestão do Ferreira é uma boa possibilidade, como ela está muito pequena ainda, a bifurcação baixa irá limitar o tamanho possível de sua escolha. Depois podemos ver o que pode ser feito, mas a poda nas pontas de galhos não é uma boa, atrasa o crescimento. Depois de retirar o galho que o Fereira sugeriu deixe crescer à vontade para engrossar o tronco. Faça apenas a modelagem com arame mais tarde.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Editado pela última vez por darkaso em Qui Jul 12, 2007 9:46 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|
Enviada: Qui Jul 12, 2007 9:28 am Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Caro Ferreira,
Há cada dia que se passa, vou assimilando mais os procedimentos, e a regra básica nesta arte é a paciencia não é mesmo ? acho que estou no caminho certo.
Aguardarei o verão chegar.
Grato pelas dicas, e um forte abraço do xará |
|
|
 |
|
Enviada: Qui Jul 12, 2007 9:39 am Assunto: Jbuticabeira |
|
|
Caro Darkaso,
Seguirei os seus e os ensinamentos do Ferreira.
E assim que cumprir a atapa sugerida, postarei as fotos para serem apreciads pelos amigos.
Grato José Domingos |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 4:38 pm Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Amigo Filipe,
A paciencia está me ensinando a esperar uma semente a germinar sem ficar ¨desesperado¨como antes de iniciar nesta maravilhosa arte que é o BONSAI.
Abraços do amigo
José Domingos |
|
|
 |
|