|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
José Domingos Oliveira da
Registrado: 04/07/07 Mensagens: 21 Localização: Rio de Janeiro- RJ
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 7:43 pm Assunto: Fotos da jaboticabeira |
|
|
Amigo Ferreira, segue a foto da jaboticabeira.
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 7:56 pm Assunto: Jabuticabeira |
|
|
José
Parabéns, você conseguiu! Agora podemos ver suas fotos.
Acredito que você esteja pedindo dicas para sua jabuticabeira. Ela me parece bem de saúde e com bom desenvolvimento, portanto, acho que ao final do inverno seria o momento de transferir ela para o chão ou um vaso maior ou escorredor/mamadeira, para que o tronco ganhe encorpamento. Você já pode fazer uma pequena poda para iniciar a estruturação. Eu sugeriria eliminar o galho grosso que sai à esquerda, para dar uma curva ao tronco e evitar a bifurcação.
Lembre: para responder, clique em Responder, pois se clicar em Novo Tópico, sua mensagem ficará solta no Fórum. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 10:19 pm Assunto: Jaboticabeira |
|
|
Caro Ferreira, como eu disse na minha primeira mensagem, sou calouro não só em bonsai, em computador também.
Você foi a salvação da lavoura, e tudo finalmente deu certo.
Seguirei sua orientação, quanto a poda do galho grosso à esquerda e até como um teste colocarei a jaboticabeira no escorredor/ mamadeira, só gostaria de saber qual o substrato que devo usar na ocasião, e se devo adubá-la antes da referida operação. quero dizer adubar antes de chegar o final do inverno.
Grato e um forte abraço
José Domingos |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 11:24 am Assunto: |
|
|
Caro José
Nós somos xarás, pois eu também sou José. Não se apresse em fazer o que eu sugeri, pois um outro colega pode dar dicas ainda melhores.
Eu não estou seguro quanto à adubação neste período em sua região, aí no Rio de Janeiro. Acho que o Luciano Ebreo, a Ângela Fernandes ou o Marçal Lemos poderiam dar uma orientação segura.
Aqui em Recife, como não existe isso de inverno, eu faço a adubação durante o ano inteiro. Claro, quando faço transplante, deixo entre 30 e 45 dias sem adubação, até as raízes da planta se restabelecerem. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 8:13 pm Assunto: |
|
|
José,
a jabuticabeira precisa mesmo ir para o escorredor. Se não mexer no substrato, cortando a garrafa e colocando sem mexer nas raízes pode ser agora no inverno, mas é sempre bom ver como está o nebari e se possível fazer uma melhor disposição das raízes no escorredor, ficando melhor esperar agorto. Coloque apenas caco cerâmico no escorredor. Depois que saírem raízes no fundo do vaso coloque na mamadeira.
A sugestão do Ferreira é uma boa possibilidade, como ela está muito pequena ainda, a bifurcação baixa irá limitar o tamanho possível de sua escolha. Depois podemos ver o que pode ser feito, mas a poda nas pontas de galhos não é uma boa, atrasa o crescimento. Depois de retirar o galho que o Fereira sugeriu deixe crescer à vontade para engrossar o tronco. Faça apenas a modelagem com arame mais tarde.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Editado pela última vez por darkaso em Qui Jul 12, 2007 9:46 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|
Enviada: Qui Jul 12, 2007 9:28 am Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Caro Ferreira,
Há cada dia que se passa, vou assimilando mais os procedimentos, e a regra básica nesta arte é a paciencia não é mesmo ? acho que estou no caminho certo.
Aguardarei o verão chegar.
Grato pelas dicas, e um forte abraço do xará |
|
|
 |
|
Enviada: Qui Jul 12, 2007 9:39 am Assunto: Jbuticabeira |
|
|
Caro Darkaso,
Seguirei os seus e os ensinamentos do Ferreira.
E assim que cumprir a atapa sugerida, postarei as fotos para serem apreciads pelos amigos.
Grato José Domingos |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 4:38 pm Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Amigo Filipe,
A paciencia está me ensinando a esperar uma semente a germinar sem ficar ¨desesperado¨como antes de iniciar nesta maravilhosa arte que é o BONSAI.
Abraços do amigo
José Domingos |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|