FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CALIANDRA RETO FORMAL
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mori

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 5:01 pm    Assunto: CALIANDRA RETO FORMAL Responder com citação

Pessoal essa é outra caliandra, tenho várias, ultimamente to viciado e quase tda semana compro uma muda nova, vejam se coloquei no caminho certo?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 5:30 pm    Assunto: Responder com citação

Mori

Nesta etapa de formação, o nebari necessita ser bem protegido, para evitar a morte das raízes que serão expostas no bonsai definitivo. Por isso, acho que deve adicionar um pouco mais de substrato.

Quanto à estilização, está está boa como ereto formal, mas se esta for a frente me parece que tem o primeiro galho para a frente e nenhum galho para trás. O segundo galho da direita foi abaixado demais e de forma reta.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira o Nebari por ficar descoberto não morre. Porém ele coberto pelo substrato se desenvolverá mais rapidamente.

abraços
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 7:27 pm    Assunto: Raízes Responder com citação

Sérgio

Realmente as raízes grossas que já estão aí não morrerão, mas elas descobertas não irão originar novas raízes finas na área próxima ao tronco. Além disso, também não nascerão mais raízes que poderiam melhorar o nebari.

"Recife (PE)"
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Ferreira sobre o segundo galho muito baixo.
Na minha opiniao, poderia colocar mais materia organica no substrato, ou seja turbinar esta planta, pode usar a tecnica da mamadeira.

Sou um prinicpiante, o que os foristas acham??

Abraços
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 11:35 am    Assunto: Responder com citação

Mori,

achei ela pescoçuda e como está sem profundidade não é uma boa apresentação para o estilo, que necessariamente precisa dessa profundidade. Fiz uma projeção que é um pouco radical, mudando o estilo completamente, mas acho que ajuda a resolver.

Dê uma olhada, ficaria com uma planta mais interessante e com um jin no tronco.

T+
mori

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Legal Darkaso, deixa ver se entendi, devo orientar o primeiro galho p/ cima e transforma-lo no ápice e o tronco k segue reto transformo em Jin?
vlw.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

Mori,

seria o galho mais grosso à direita, ou o primeiro da direita. O jin é isso mesmo.

T+
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com a idéia do amigo darkaso...

Não podemos esquecer, em todos os estilos, a árvore trabalhada deve ter galhos para todos os lados Wink na frente, esta arrumação (galhos) deve deixar a mostra toda ou parcial linha do tronco.

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Frangors

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião tiraria o primeiro galho da esquerda. Pois esta pararalelo ao segundo, em relação a copa deixaria apenas um galho para ser o novo apice os outro aramaria como vc fez no demais, tirando este q esta na parte anterior da planta!!
Um abraço e parabéns pela sua muda é bem interessante para um estilo reto formal..
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 11:15 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mori, sua caliandra, para ser educada no estilo formal, precisa apenas de uma correção no galho apical, visando melhorar a finalização estrutural.
Como citaram os demais colegas, precisará de mais galhos, para formar uma boa estrutura, mas em se tratando de caliandra, isso não será problema, vez que essa espécie brota bem, emitindo novas brotações por todo o caule, ao longo de sua vida. Very Happy

No entanto, a melhor ressalva é a respeito do nebari. Como bem observou o Ferreira, a disposição atual sacrifica a planta, sem necessidade, principalmente considerando que voce irá precisar de todas as raízes que puder formar, se quiser finalizar a planta no estilo inicialmente escolhido. Very Happy

Ao invés de colocar esse escorredor em uma mamadeira, creio que seria melhor transplantar para uma bacia grande, bem perfurada na lateral e no fundo, o que proporcionará um desenvolvimento mais rápido e dinâmico para seu trabalho, além de favorecer a brotação que sugeri. Very Happy

Ao contrário do que se pensa, esse é um dos estilos mais bonitos e de maior dificuldade em ser trabalhado, que qualquer outro. Um bonsai, bem trabalhado nessa estruturação, ao ser finalizado, demonstra uma pericia técnica do cultivador acima da média. Very Happy

Embora interessante a sugestão do moyogi, eu não o faria com esse caule. pois considero um desperdicio não o aproveitar para o estilo escolhido por voce. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
mori

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado por mais essa dica amigo Nick, mas será k eu consigo, como vc disse precisa de muita técnica de bonsaista, e eu sou um dos mais leigos desse fórum, mas como gosto de desafios vou tentar sim, vou postando fotos e vc me ajuda? Abrçs.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: