FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 11:57 am    Assunto: Ficus Responder com citação

Ontem fui apressar os preços da tela sombrite e na volta resolvi passar em viveiro aqui perto,sem compromisso pois estava de bicicleta Very Happy
Depois de andar uns 30 minutos pelo viveiro(o dono já desistiu de me acompanhar eu chego lá e ele fala:pode anda por ai quando achar alguma coisa que te sirva me chama Cool )achei esse ficus:

Eu acho que dá um Fukinagashi o que voçes acham?
Eu ainda não tirei do saco plático que veio por isso não sei como está o nebari Confused
Bom desde já obrigado
abraços
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 8:16 pm    Assunto: Adoro ficus Responder com citação

Acrdito sim que esta arvore tem muito potencial, mas colocaria na mamadeira e inclinada para que os galhos crescessem apenas em uma direção e o tronco ganhasse mais força.
Não se preocupe, viveirista não nos acompanha pelo viveiro, isto acontece comigo também

Quero ver as futuras fotos desta arvore, não vai me deixar morrer de saudades dela rsssss

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Alberto,

parece que dá um fukinagashi sim. Tem ainda que engrossar um pouco o tronco, sendo melhor a sugestão do Edimílson para o escorredor. A troca do substrato pode ser feita por completo, o fícus aguenta mesmo no frio ou verão.

Daria para plantar com um inclinação, ajudando a formação dos galhos que tenderão a crescer para cima, mas tem ver como está o nebari para fazer isto. Se as raízes estiverem mais para a direita, como seria interessante, não é uma boa inclinar.

T+
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 4:14 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Outra boa opção, seria aguardar a primavera, que está bem próxima, e retirar a planta do saco plástico, verificando o estado em que se encontram as raízes e se em boa quantidade, distribui-las adequadamente por sobre uma pedra, prendendo-as com barbante de algodão ou similar, formando uma boa estrutura de um bonsai estilo raiz sobre pedra. Very Happy
Eis um exemplo simples:

Além de diferente, ficaria um trabalho muito mais bonito que o pretendido pelo nobre colega, pois com o tempo, as raízes tendem a engrossar, formando uma linda estrutura como um todo. Very Happy O que certamente irá causar uma boa impressão a quantos admirarem seu trabalho, dada a capacidade técnica requerida para sua consecução. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Gente valeu pelas dicas...
Infelismente as raizes estavam em pessimo estado Sad
Tinha poucas ramificações porém longas e finas e como vou dizer a principal estava como quebrada com aspecto de podre e cheia de furinhos e com umas bolinhas brancas bem diminutas(pulgão?)
Eu resolvi transplantar pra um vaso médio para recuperação das raizes
ou teria sido melhor escorredor?
posso usar Benerva ou Biofetraiz diluido daqui um mês ou agora?Visando a recuperação das tais?
abraço
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

talves plante em um vaso maior ou no escorredor e dexe ela recuperar um pouco engrossar o tronco .
e deixe ela na sombra por uns dias e não coloque nada nela por uns sessenta dias
flavio henrique.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 2:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dilua biofert raiz e borrife solo e galhos, para auxiliar na rápida recuperação. Evite adubar pelos próximos 45 dias. Após esse período, inicie com adubação liquida: ouro verde ou qualquer outro, bem diluido, até que perceba que a planta emite brotação tranquila e bem equilibrada. Então poderá adubar com organico, o que irá propiciar um bom desenvolvimento para sua planta. Very Happy

Exponha a planta ao clima, preferencialmente um local sombreado, em que receba luminosidade, vento e calor, mas evitando o sol mais forte, até que se recupere plenamente. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: