FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tentativa de madeira morta
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 4:22 pm    Assunto: Tentativa de madeira morta Responder com citação

Este é um tipo de cipreste

Encontrei esta madeira proximo de casa e resolvi fazer uma tentativa de bonsai com madeira morta

Aí está

Ao lado um celular para ver as proporções do trabalho

Peço a opinião dos amigos para melhora-lo

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 6:16 pm    Assunto: Escolhas Responder com citação

Joel

Com um belíssimo tronco destes, eu teria feito o tanuki no estilo moyogi. O padrão retorcido e ereto, com ótima conicidade, teria dado um efeito formidável. Mas cada cabeça, uma escolha!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Joel

Não posso deixar de concordar com o amigo Ferreira...o movimento da copa contraria o já denunciado pelo tronco...porque não aproveitar essa fluidez?....

Outra opção...Se fosse meu, pela sua natureza jovem...com o tempo e treino que tem pela frente, tentaria que andasse mais ou menos por aqui Wink

Obrigado pela partilha

Boa sorte Wink .

PS: Quando possivel, é conveniente não fotografar algo com tijolos por trás, isso aumenta bastante o grau de dificuldade para quem tiver que fazer um possivel virtual... ou seja, demora-se mais tempo a assentar tijolos que a fazer o virtual Smile Very Happy

Cptos.

Castro

joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira , fora de serie a tua ideia , mas para quem esta começando como eu fica dificil visualizar o bonsai antes de começar a faze-lo. Depois do teu conselho ficou obvio que deveria ser assim . Fica aquela pergunta: Porque eu não tinha pensado antes
Vou muda-lo já.
Antonio antonio castro . com este teu virtual humilhaste o meu real , ficou lindo .
Na verdade eu estava sem uma planta mais adequada para este trabalho , mas sem duvida vou muda-lo.
Eu adoro estas projeções virtuais , ficam lindas e nos ensinam muito.
Eu achei que o fundo com tijolo facilitasse a projeção

Parabens e obrigado pelas dicas valiosas , me abriu os olhos , para o que estava obvio

Abraços

Joel
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Joel

joellagunasc escreveu:
Antonio antonio castro . com este teu virtual humilhaste o meu real , ficou lindo .
Na verdade eu estava sem uma planta mais adequada para este trabalho , mas sem duvida vou muda-lo.
Eu adoro estas projeções virtuais , ficam lindas e nos ensinam muito.
Eu achei que o fundo com tijolo facilitasse a projeção

Confused Embarassed não foi minha intenção minimizar o fruto teu trabalho, as minhas desculpas se lhe passsei essa sensação Embarassed ...apenas tentei mostrar outras possiveis opções.

Como é obvio todas as árvores passam/passaram, por uma evolução até chegar aquele ponto que se vê ali, outras ainda mais, como é o caso das árvores de eleição...contudo para mim são esses "entretantos" que realmente dão prazer e faz valer a pena Wink...

Os virtuais é ou devem ser, como os esquiços feitos à mão livre, antes de se iniciar um trabalho de pintura...tal como um pintor antes de iniciar a respectiva tela.
...devemos praticá-lo para fazer possiveis combinações...não precisa de ser muito elaborado, é mais para estudar prévios de volumes de massa verde, conjugados com os movimentos existentes...,ou não...porque podem não existir, e serem precisamente um dos trabalhos a ser feitos posteriormente.

Quanto aos tijolos, efectivamente tornam o trabalho mais dificil...

Boa Sorte

[ ]s

Castro

Editado pela última vez por Antonio Castro em Sáb Set 08, 2007 8:36 pm; num total de 1 vez
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Antonio Carlos , humilhaste , de uma maneira positiva , ficou fora de série, espetacular , Podes continuar humilhando meus trabalhos o quanto quiseres que eu so vou te agradecer.
Tu usas o photoshop?

Joel
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Joel
joellagunasc escreveu:
Tu usas o photoshop?

Uff...isto da "net" tem dias, nunca se sabe...,Ok...fiquei mais descansado Laughing

Ainda bem que foi teu agrado Wink

De qualquer forma...o tronco do Tanuki não se importará de esperar...como tal, talvez seja mais prudente deixar a árvore recuperar e no próximo ano, então proceder-se aos trabalhos que achares necessários...isto se o trabalho foi feito à algum tempo...

Quanto ao programa, é o Photoshop

[ ]s

Castro

joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2007 10:34 am    Assunto: Responder com citação

Estou pensando em removar aquela planta e colocar no lugar uma mais adequada e parecida com o estilo que tu destes no teu virtual pois ficou lindo

Se não for pedir demais , voce poderia fazer para mim uma projeção das muda que eu coletei esta semana e que estão no topico " 3 tocos , 3 esperanças"?

Achei muito bonito o teu trabalho de projeção.

Abraços

Joel
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2007 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos , depois das dicas de voces e da projeção do Castro não resisti mudei este futuro tanuki , agora usei uma Kaizuca que eu não tinha ideia do que fazer com ela . que que acharam?

Antes

Depois
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 09, 2007 4:17 pm    Assunto: Ih... Responder com citação

Joel

O efeito agora ficou melhor que antes, pois a copa respeita a direção de movimento do tronco. Mesmo assim, os galhos estão caindo muito, sugerindo o estilo fukinagashi, mas eu acho que de forma não muito satisfatória. Este belo tronco merece que seja tirado o máximo dele.

Como eu sugeri antes, continuo achando que o melhor estilo para este tronco seria o moyogi. Outro ponto é que agora você posicionou o tonco vivo por trás do tronco morto, denunciando sua intenção de escondê-lo. Seria melhor ter plantado na mesma posição do anterior, mas estilizar a copa mais ou menos como na projeção do Castro. A maior parte da copa fica do lado direito, mas algo verde deve ficar também à esquerda, para contrabalançar.

Repetindo, como sempre, isto é o que eu faria, mas "cada cabeça, uma sentença"!

"Recife (PE)"
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 6:30 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

E repare bem que na excelente projeção do grande bonsaista Antonio Castro ele trabalha a madeira morta, harmonizando-a com a estrutura proposta. Deixar como está, lógico, não é o ideal. Very Happy

Ao fazermos um TANUKI, temos que ter uma idéia bem definida para não ter que mudar nada. Claro, tendo uma ajudazinha como essa do nosso amigo lusitano é sempre algo que vem a calhar. Concordo com o Ferreira, acho que uma aramagem nessa kaizuka permitira uma correta distribuição da copa, se não dentro da perfeição sugerida pelo Castro, ao menos algo que chegue próximo. Very Happy

E continue postando fotos, para podermos acompanhar esse que promete ser um magnifico trabalho. Parabens pelo achado, um tronquinho desses é algo de muita valia. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Nick obrigado pelo comentario , eu moro proximo a muitas matas , se eu te contar o que tem por aqui de troncos secos para fazer tanuki tu não vai acreditar , falta é arvore pra tanta madeira.
Laguna é uma cidade de praia , então encontro muitos troncos secos retorcidos na beira da praia , um mais lindo que o outro.

Abraços

Joel
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 8:01 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
E repare bem que na excelente projeção do grande bonsaista Antonio Castro ele trabalha a madeira morta, harmonizando-a com a estrutura proposta...

Olá Amigo Luiz Fernando

Obrigado pela consideração que me tem, é reciproca, mas "grande" não, por favor Wink...aprendiz...aprendiz de Bonsaista, essa é a verdade, meu Caro Amigo.
Com mais conhecimentos que uns, com menos conhecimentos que outros...o que sei, ou julgo saber, não me importo de partilhar...como é o caso destes virtuais...outros pontos de vista em cima da mesa.
Na verdade são uteis aos donos das arvores, mas também o são, aos que os fazem, por se tratar de um exercicio em muito identico aquele com que nos deparamos, quando estamos frente a frente com uma, só que aqui temos uma vantagem (bem grande) podemos ser mais arrojados, afinal quando se errou, é só fazer um "undo" e refazer de novo Smile Very Happy
Uma vezes saiem melhor, outras pior, tal como nos Bonsai,...também pelo tempo que demoram, não se pode estar sempre a fazê-los Wink

[ ]s

Castro

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 4:36 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Castro,

Deixemos o "grande" em evidencia, nem que seja para qualificar nossa amizade, pois não? Laughing Laughing Laughing Laughing

Creio que não iremos, com esse arrazoado, ferir suscetibilidades alhures, meu caro. Então, para mim, és um grande amigo. Logo, um grande amigo bonsaista. Como a palavra "amigo" está oculta na frase que vc ressaltou, gostaria que a considerasse presente assim mesmo, para que possamos continuar tranquilos. Cool Cool Cool Cool

Arrow Arrow Mas é claro que, com minhas palavras, ainda não quis outorgar a voce o título de gran mestre bonsaista. Não só por que ainda não sou uma sumidade nisso, para distribuir esse tipo de honraria, como ainda sei que falta-lhe muito para atingir esse pináculo, muito embora esteja o nobre amigo nessa senda, infatigável como soi ser os lusitanos. Laughing Laughing

Entonce, garoto, como dizem os bambas: segure a onda, não naufrague nas palavras enganadoras das loas frívolas e inconsequentes, e toque o barco, timoneiro, que a vaga é imensa e o mar é profundo... Rolling Eyes Rolling Eyes

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Ei, Castro, perdoe minha veia humoristica hoje, hein? um abraço. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Luiz Fernando Very Happy

Ok...concordo plenamente Smile Very Happy ...esse será talvez um dos maiores legados que esta arte proporciona, pelo menos a quem a pratica de uma forma desinteressada....a amizade entre as pessoas, independentemente do seu estatuto social. Wink....
Desinteressada, entenda-se no sentido, como se fosse um hobbie, obviamente nem todos assim o encaram/vivênciam e outros horizontes& interesses se levantam.

Abraço.

Castro

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: