|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 4:22 pm Assunto: Tentativa de madeira morta |
|
|
Este é um tipo de cipreste
Encontrei esta madeira proximo de casa e resolvi fazer uma tentativa de bonsai com madeira morta
Aí está
Ao lado um celular para ver as proporções do trabalho
Peço a opinião dos amigos para melhora-lo
Joel |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 6:16 pm Assunto: Escolhas |
|
|
Joel
Com um belíssimo tronco destes, eu teria feito o tanuki no estilo moyogi. O padrão retorcido e ereto, com ótima conicidade, teria dado um efeito formidável. Mas cada cabeça, uma escolha! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 7:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel
Não posso deixar de concordar com o amigo Ferreira...o movimento da copa contraria o já denunciado pelo tronco...porque não aproveitar essa fluidez?....
Outra opção...Se fosse meu, pela sua natureza jovem...com o tempo e treino que tem pela frente, tentaria que andasse mais ou menos por aqui
Obrigado pela partilha
Boa sorte .
PS: Quando possivel, é conveniente não fotografar algo com tijolos por trás, isso aumenta bastante o grau de dificuldade para quem tiver que fazer um possivel virtual... ou seja, demora-se mais tempo a assentar tijolos que a fazer o virtual
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 8:06 pm Assunto: |
|
|
Ferreira , fora de serie a tua ideia , mas para quem esta começando como eu fica dificil visualizar o bonsai antes de começar a faze-lo. Depois do teu conselho ficou obvio que deveria ser assim . Fica aquela pergunta: Porque eu não tinha pensado antes
Vou muda-lo já.
Antonio antonio castro . com este teu virtual humilhaste o meu real , ficou lindo .
Na verdade eu estava sem uma planta mais adequada para este trabalho , mas sem duvida vou muda-lo.
Eu adoro estas projeções virtuais , ficam lindas e nos ensinam muito.
Eu achei que o fundo com tijolo facilitasse a projeção
Parabens e obrigado pelas dicas valiosas , me abriu os olhos , para o que estava obvio
Abraços
Joel |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 8:27 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel
joellagunasc escreveu: | Antonio antonio castro . com este teu virtual humilhaste o meu real , ficou lindo .
Na verdade eu estava sem uma planta mais adequada para este trabalho , mas sem duvida vou muda-lo.
Eu adoro estas projeções virtuais , ficam lindas e nos ensinam muito.
Eu achei que o fundo com tijolo facilitasse a projeção
|
não foi minha intenção minimizar o fruto teu trabalho, as minhas desculpas se lhe passsei essa sensação ...apenas tentei mostrar outras possiveis opções.
Como é obvio todas as árvores passam/passaram, por uma evolução até chegar aquele ponto que se vê ali, outras ainda mais, como é o caso das árvores de eleição...contudo para mim são esses "entretantos" que realmente dão prazer e faz valer a pena ...
Os virtuais é ou devem ser, como os esquiços feitos à mão livre, antes de se iniciar um trabalho de pintura...tal como um pintor antes de iniciar a respectiva tela.
...devemos praticá-lo para fazer possiveis combinações...não precisa de ser muito elaborado, é mais para estudar prévios de volumes de massa verde, conjugados com os movimentos existentes...,ou não...porque podem não existir, e serem precisamente um dos trabalhos a ser feitos posteriormente.
Quanto aos tijolos, efectivamente tornam o trabalho mais dificil...
Boa Sorte
[ ]s

Editado pela última vez por Antonio Castro em Sáb Set 08, 2007 8:36 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 8:31 pm Assunto: |
|
|
Antonio Carlos , humilhaste , de uma maneira positiva , ficou fora de série, espetacular , Podes continuar humilhando meus trabalhos o quanto quiseres que eu so vou te agradecer.
Tu usas o photoshop?
Joel |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 8:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel
joellagunasc escreveu: | Tu usas o photoshop? |
Uff...isto da "net" tem dias, nunca se sabe...,Ok...fiquei mais descansado
Ainda bem que foi teu agrado
De qualquer forma...o tronco do Tanuki não se importará de esperar...como tal, talvez seja mais prudente deixar a árvore recuperar e no próximo ano, então proceder-se aos trabalhos que achares necessários...isto se o trabalho foi feito à algum tempo...
Quanto ao programa, é o Photoshop
[ ]s
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 09, 2007 10:34 am Assunto: |
|
|
Estou pensando em removar aquela planta e colocar no lugar uma mais adequada e parecida com o estilo que tu destes no teu virtual pois ficou lindo
Se não for pedir demais , voce poderia fazer para mim uma projeção das muda que eu coletei esta semana e que estão no topico " 3 tocos , 3 esperanças"?
Achei muito bonito o teu trabalho de projeção.
Abraços
Joel |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 09, 2007 2:43 pm Assunto: |
|
|
Amigos , depois das dicas de voces e da projeção do Castro não resisti mudei este futuro tanuki , agora usei uma Kaizuca que eu não tinha ideia do que fazer com ela . que que acharam?
Antes
Depois |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 09, 2007 4:17 pm Assunto: Ih... |
|
|
Joel
O efeito agora ficou melhor que antes, pois a copa respeita a direção de movimento do tronco. Mesmo assim, os galhos estão caindo muito, sugerindo o estilo fukinagashi, mas eu acho que de forma não muito satisfatória. Este belo tronco merece que seja tirado o máximo dele.
Como eu sugeri antes, continuo achando que o melhor estilo para este tronco seria o moyogi. Outro ponto é que agora você posicionou o tonco vivo por trás do tronco morto, denunciando sua intenção de escondê-lo. Seria melhor ter plantado na mesma posição do anterior, mas estilizar a copa mais ou menos como na projeção do Castro. A maior parte da copa fica do lado direito, mas algo verde deve ficar também à esquerda, para contrabalançar.
Repetindo, como sempre, isto é o que eu faria, mas "cada cabeça, uma sentença"! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 6:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
E repare bem que na excelente projeção do grande bonsaista Antonio Castro ele trabalha a madeira morta, harmonizando-a com a estrutura proposta. Deixar como está, lógico, não é o ideal.
Ao fazermos um TANUKI, temos que ter uma idéia bem definida para não ter que mudar nada. Claro, tendo uma ajudazinha como essa do nosso amigo lusitano é sempre algo que vem a calhar. Concordo com o Ferreira, acho que uma aramagem nessa kaizuka permitira uma correta distribuição da copa, se não dentro da perfeição sugerida pelo Castro, ao menos algo que chegue próximo.
E continue postando fotos, para podermos acompanhar esse que promete ser um magnifico trabalho. Parabens pelo achado, um tronquinho desses é algo de muita valia.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Set 18, 2007 6:57 pm Assunto: |
|
|
Nick obrigado pelo comentario , eu moro proximo a muitas matas , se eu te contar o que tem por aqui de troncos secos para fazer tanuki tu não vai acreditar , falta é arvore pra tanta madeira.
Laguna é uma cidade de praia , então encontro muitos troncos secos retorcidos na beira da praia , um mais lindo que o outro.
Abraços
Joel |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 19, 2007 8:01 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | E repare bem que na excelente projeção do grande bonsaista Antonio Castro ele trabalha a madeira morta, harmonizando-a com a estrutura proposta... |
Olá Amigo Luiz Fernando
Obrigado pela consideração que me tem, é reciproca, mas "grande" não, por favor ...aprendiz...aprendiz de Bonsaista, essa é a verdade, meu Caro Amigo.
Com mais conhecimentos que uns, com menos conhecimentos que outros...o que sei, ou julgo saber, não me importo de partilhar...como é o caso destes virtuais...outros pontos de vista em cima da mesa.
Na verdade são uteis aos donos das arvores, mas também o são, aos que os fazem, por se tratar de um exercicio em muito identico aquele com que nos deparamos, quando estamos frente a frente com uma, só que aqui temos uma vantagem (bem grande) podemos ser mais arrojados, afinal quando se errou, é só fazer um "undo" e refazer de novo
Uma vezes saiem melhor, outras pior, tal como nos Bonsai,...também pelo tempo que demoram, não se pode estar sempre a fazê-los
[ ]s
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Set 21, 2007 4:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Castro,
Deixemos o "grande" em evidencia, nem que seja para qualificar nossa amizade, pois não?
Creio que não iremos, com esse arrazoado, ferir suscetibilidades alhures, meu caro. Então, para mim, és um grande amigo. Logo, um grande amigo bonsaista. Como a palavra "amigo" está oculta na frase que vc ressaltou, gostaria que a considerasse presente assim mesmo, para que possamos continuar tranquilos.
Mas é claro que, com minhas palavras, ainda não quis outorgar a voce o título de gran mestre bonsaista. Não só por que ainda não sou uma sumidade nisso, para distribuir esse tipo de honraria, como ainda sei que falta-lhe muito para atingir esse pináculo, muito embora esteja o nobre amigo nessa senda, infatigável como soi ser os lusitanos.
Entonce, garoto, como dizem os bambas: segure a onda, não naufrague nas palavras enganadoras das loas frívolas e inconsequentes, e toque o barco, timoneiro, que a vaga é imensa e o mar é profundo...
Ei, Castro, perdoe minha veia humoristica hoje, hein? um abraço.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 21, 2007 6:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Luiz Fernando
Ok...concordo plenamente ...esse será talvez um dos maiores legados que esta arte proporciona, pelo menos a quem a pratica de uma forma desinteressada....a amizade entre as pessoas, independentemente do seu estatuto social. ....
Desinteressada, entenda-se no sentido, como se fosse um hobbie, obviamente nem todos assim o encaram/vivênciam e outros horizontes& interesses se levantam.
Abraço.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|