FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Existe bonsai de coqueiro?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2007 10:44 am    Assunto: Existe bonsai de coqueiro? Responder com citação

De uns tempos pra cá tenho visto muita gente colocando muda de palmeira em vaso e dizendo que é bonsai... Laughing
mas alguém tem experiencia ou já viu um bonsai de verdade desse tipo de planta? Isso é possível mesmo ou é só viagem.
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2007 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Bom no meu ver possível é mas eu não considero como bonsai e sim como Penjing...
Na comunidade de Bonsai do Orkut tem muita gente que tem...já vi lá até "bonsai" de mamão Cool
Veja este do Dom mário,particularmente acho lindissimo o conjunto
planta+vaso+mesa

Grande abraço
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2007 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Esta composição ficou mesmo muito interessante.
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2007 2:40 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Jose Carlos, tudo bem?

Me parece que este assunto será uma eterna polêmica!.... Rolling Eyes Laughing

Não me lembro onde li que, para ser considerado bonsai, é necessário que a planta tenha a estrutura lignificada, que seja lenhosa... ou popularmente... que seja "madeira" mesmo.... Rolling Eyes Wink

Por este prisma, algumas plantas com as quais se faz belos arranjos, não poderiam ser consideradas bonsai, entre elas, palmeiras em geral, mamoeiro, bananeira, etc...

Se não for assim, deveria existir (talvez haja) algum critério que defina melhor os limites do que é ou não considerado bonsai...
Já vi alguém perguntar se poderia se fazer bonsai de violeta!!!!... enfim... com que argumento dizer que não?.... Rolling Eyes Shocked

Pessoalmente adoto o critério de plantas que sejam lenhosas... Afinal, bonsai não se restringe a se cultivar uma bela planta num vaso/bandeja. Muito mais que isso, é toda uma série de trabalhos, sendo que um dos mais importantes é exatamente a aramação, buscando dar movimento e harmonia ao tronco e galhos.... coisa impossivel de se fazer com os exemplos citados acima, pelo simples fato (entre outros) de nao terem galhos....
Mas longe de esgotar o assunto com isso, apneas coloco minha visão sobre o tema, e o que pratico... Wink

Abraço,
Charles

Editado pela última vez por Charles em Qui Nov 22, 2007 11:14 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2007 9:33 pm    Assunto: CRITÉRIO Responder com citação

José Carlos

O Charles tem toda razão ao afirmar que o assunto é polêmico.

Eu acho até que não tem solução à vista, uma vez que as posições são muito radicais. Mas vez por outra, vemos uma palmeira (Angiosperma, família Palmaceae) ou uma cica (Gimnosperma, família Cicadaceae) serem chamadas de bonsai. Ambas têm caule lenhoso não ramificado, composto de feixes frouxos de vasos lignificados, o que faz aumentar as dúvidas em relação ao critério que deve ser adotado para definição.

Veja um exemplo no tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=6637

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal

Eu costumo não entrar em assuntos polêmicos... Laughing gosto de respeitar a liberdade de expressão de cada um.
No meu caso, penso igualmente como citado pelo amigo Charles, e aprecio o bonsai formado com plantas que tenham tronco lenhoso.
Bananeiras e outras pra mim ficam muito legal como plantas de acento (kusamono) Idea

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: