|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 10:44 am Assunto: Existe bonsai de coqueiro? |
|
|
De uns tempos pra cá tenho visto muita gente colocando muda de palmeira em vaso e dizendo que é bonsai...
mas alguém tem experiencia ou já viu um bonsai de verdade desse tipo de planta? Isso é possível mesmo ou é só viagem. _________________ José Carlos |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 10:55 am Assunto: |
|
|
Bom no meu ver possível é mas eu não considero como bonsai e sim como Penjing...
Na comunidade de Bonsai do Orkut tem muita gente que tem...já vi lá até "bonsai" de mamão
Veja este do Dom mário,particularmente acho lindissimo o conjunto
planta+vaso+mesa
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 7:24 pm Assunto: |
|
|
Esta composição ficou mesmo muito interessante. _________________ José Carlos |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Nov 21, 2007 2:40 pm Assunto: |
|
|
Oi Jose Carlos, tudo bem?
Me parece que este assunto será uma eterna polêmica!....
Não me lembro onde li que, para ser considerado bonsai, é necessário que a planta tenha a estrutura lignificada, que seja lenhosa... ou popularmente... que seja "madeira" mesmo....
Por este prisma, algumas plantas com as quais se faz belos arranjos, não poderiam ser consideradas bonsai, entre elas, palmeiras em geral, mamoeiro, bananeira, etc...
Se não for assim, deveria existir (talvez haja) algum critério que defina melhor os limites do que é ou não considerado bonsai...
Já vi alguém perguntar se poderia se fazer bonsai de violeta!!!!... enfim... com que argumento dizer que não?....
Pessoalmente adoto o critério de plantas que sejam lenhosas... Afinal, bonsai não se restringe a se cultivar uma bela planta num vaso/bandeja. Muito mais que isso, é toda uma série de trabalhos, sendo que um dos mais importantes é exatamente a aramação, buscando dar movimento e harmonia ao tronco e galhos.... coisa impossivel de se fazer com os exemplos citados acima, pelo simples fato (entre outros) de nao terem galhos....
Mas longe de esgotar o assunto com isso, apneas coloco minha visão sobre o tema, e o que pratico...
Abraço,
Charles
Editado pela última vez por Charles em Qui Nov 22, 2007 11:14 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 21, 2007 9:33 pm Assunto: CRITÉRIO |
|
|
José Carlos
O Charles tem toda razão ao afirmar que o assunto é polêmico.
Eu acho até que não tem solução à vista, uma vez que as posições são muito radicais. Mas vez por outra, vemos uma palmeira (Angiosperma, família Palmaceae) ou uma cica (Gimnosperma, família Cicadaceae) serem chamadas de bonsai. Ambas têm caule lenhoso não ramificado, composto de feixes frouxos de vasos lignificados, o que faz aumentar as dúvidas em relação ao critério que deve ser adotado para definição.
Veja um exemplo no tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=6637 _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Nov 22, 2007 11:04 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal
Eu costumo não entrar em assuntos polêmicos... gosto de respeitar a liberdade de expressão de cada um.
No meu caso, penso igualmente como citado pelo amigo Charles, e aprecio o bonsai formado com plantas que tenham tronco lenhoso.
Bananeiras e outras pra mim ficam muito legal como plantas de acento (kusamono)
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|