FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Evolução da minha Serissa Han-Kengai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 09, 2007 1:28 am    Assunto: Evolução da minha Serissa Han-Kengai Responder com citação

Amigos, essa minha planta me dá muitas alegrias. Quando comprei a muda, era a minha primeira Serissa e serviria como um teste para aramações mais loucas... O tempo foi passando e ela me espantando com brotações sem parar e florações muito lindas (infelizmente, efêmeras, preciso tentar o lance da água gelada...).
Hoje estava limpando alguns bonsai e percebi que o arame estava começando a marcar. Daí rearamar com o objetivo de manter a estrutura e aprimorar o galho da cascata que estou descendo aos poucos para evitar quebrar. Gosto muito dela e resolvi postar aqui a evolução, desde o início (há cerca de 7 meses):

1- Quando comprei, dia 12 de maio de 2007 - Esperava fazer uma cascata inicialmente, mas não consegui comprar um vaso adequado.

Detalhe:

Detalhe do trabalho de limpeza de raízes:

2- Primeira aramação - Como não consegui ter uma cascata, comprei um vaso grande e alto para fazer uma semi-cascata:

Detalhes:

3- Aguns meses depois aramei também a parte moyogi, mas esqueci de tirar fotos Sad
Em setembro de 2007, resolvi montar um pequeno cenário e fotografar a evolução da serissa:

4- No mês seguinte ela me brindou com uma belíssima floração e não pude deixar de tirar uma foto. Nessa época comecei a descobrir os fóruns de bonsai e postei a foto dela. Muitos me indicaram baixar o galho da cascata. Eu respondi que era o objetivo inicial, mas estava fazendo isso aos poucos para evitar quebrar, pois havia estalado um pouco na primeira aramação. Também me indicaram fazer mais movimentos no galho da cascata...

5- Hoje, rearamei e aproveitei para baixar mais o galho e dar mais movimento à cascata e à parte moyogi... Ela estava bem florida esses dias, mas a chuva não tá dando trégua aqui em Friburgo (inclusive com um temporal muito forte que caiu na terça e que levou embora muitas flores). resultado: era uma vez a floração...

Aí está! Em fevereiro irei limpar um pouco a estrutura, diminuindo um pouco a planta para estimular uma maior ramificação. Apesar disso gosto muito dela bem cheinha, o que me garante algumas flores constantemente...
Espero que tenham gostado dessa evolução e qualquer conselho para melhorar é muuuito bem vindo.
Abraços a todos e que as suas plantas vos tragam tantas alegrias quanto essa me traz! Very Happy Very Happy Very Happy

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 09, 2007 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Muito boa a evolução de sua serrisa. Está ficando encantadora.
Uma engordadinha, uns patamares aqui e ali, um vaso menor um pouco.... e ficará perfeita.
Parabéns pelo trabalho.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 09, 2007 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro , muito boa tua sequencia , não basta so fazer , tem que documentar e mostrar pra nos.
Valeu

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 12:16 am    Assunto: Responder com citação

Pedro,
está ficando muito bam encaminhada a tua serissa; belas fotos, sobretudo a penúltima com fundo escuro...
Parabéns pelo teu trabalho...
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 12:28 am    Assunto: Responder com citação

Duprat, O vaso ainda está grande para poder desenvolver um pouco mais rápido, é um vaso de treinamento. Enquanto isso, também não encontrei ainda um que realmente seja de meu agrado para ela...

Joel e Edson,
Obrigado. Essa foi uma das minhas primeiras plantas e gosto demais dela... Agora acho que é só deixar ela continuar crescendo e ir melhorando as ramificações... Assim que a chuva der um tempo, acho que devem pintar muitas flores. Assim, vou aumentar a adubação, principalmente em potássio e fósforo (pouquíssimo nitrogênio) para obter uma floração de verão bem bacana e postar aqui.
Grande abraço!

Abraços,
Pedro Bessa
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 9:02 am    Assunto: Responder com citação

muito boa a evolução da sua serissa , realmente acho que esta fazendo a coisa certa ir baixando devagar o galho que desce, por que essa planta quebra com muita facilidade.
parabéns pelo trabalho que tens realizado.
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 9:44 am    Assunto: Responder com citação

q lance é esse de agua gelada?
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 9:59 am    Assunto: Responder com citação

Cleriston, essa é uma técnica que aprendi com o Luciano Benyakob, de Teresópolis. Consiste em estressar um pouco a planta com água gelada, provocando um pequeno choque térmico. Não tem nenhuma consequência ruim, mas provoca uma grande floração e com flores que duram mais. Em Serissas, é realmente impressionante a diferença. Experimente e se convença. Chega daquelas florzinhas que caem no dia seguinte... Ah! só não pulverize sobre a floração; pulverize antes...
Grande abraço!

Abraços,
Pedro Bessa
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 10:10 am    Assunto: Responder com citação

nao entendi o lance da pulverização...
é pra regar (o substrato) com agua gelada, e nas folhas pulverizar com agua normal... é isso?
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Pedro,

Não poderia deixar de parabenizá-lo pela grande evolução desta sua serissa Exclamation

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro,

Sua planta já está ficando bem definida.Parabéns.!

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil, Alexandre, muito obrigado pelo incentivo! Vindo de vocês, é realmente um incentivo e tanto!

Cleriston, regue com água normal e pulverize com água gelada...

Grande abraço!

Abraços,
Pedro Bessa
Anselmo Dutra

MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 9:45 pm    Assunto: Serissa Responder com citação

Parabéns pelo belo trabalho que vc está realizando. É importante ter a paciência e a perseverança para que a planta fique de acordo com aquilo que vc quer. Muito legalmesmo. Dê a dica da pulverização que vc falou.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

Anselmo, o lance da pulverização é essa mesmo: pulverizar com água gelada para estressar a planta e fazê-la brotar mais... Com flores mais duráveis também!
Grande abraço!

Abraços,
Pedro Bessa
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: