Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Dom Dez 09, 2007 1:28 am Assunto: Evolução da minha Serissa Han-Kengai |
|
|
Amigos, essa minha planta me dá muitas alegrias. Quando comprei a muda, era a minha primeira Serissa e serviria como um teste para aramações mais loucas... O tempo foi passando e ela me espantando com brotações sem parar e florações muito lindas (infelizmente, efêmeras, preciso tentar o lance da água gelada...).
Hoje estava limpando alguns bonsai e percebi que o arame estava começando a marcar. Daí rearamar com o objetivo de manter a estrutura e aprimorar o galho da cascata que estou descendo aos poucos para evitar quebrar. Gosto muito dela e resolvi postar aqui a evolução, desde o início (há cerca de 7 meses):
1- Quando comprei, dia 12 de maio de 2007 - Esperava fazer uma cascata inicialmente, mas não consegui comprar um vaso adequado.
Detalhe:
Detalhe do trabalho de limpeza de raízes:
2- Primeira aramação - Como não consegui ter uma cascata, comprei um vaso grande e alto para fazer uma semi-cascata:
Detalhes:
3- Aguns meses depois aramei também a parte moyogi, mas esqueci de tirar fotos
Em setembro de 2007, resolvi montar um pequeno cenário e fotografar a evolução da serissa:
4- No mês seguinte ela me brindou com uma belíssima floração e não pude deixar de tirar uma foto. Nessa época comecei a descobrir os fóruns de bonsai e postei a foto dela. Muitos me indicaram baixar o galho da cascata. Eu respondi que era o objetivo inicial, mas estava fazendo isso aos poucos para evitar quebrar, pois havia estalado um pouco na primeira aramação. Também me indicaram fazer mais movimentos no galho da cascata...
5- Hoje, rearamei e aproveitei para baixar mais o galho e dar mais movimento à cascata e à parte moyogi... Ela estava bem florida esses dias, mas a chuva não tá dando trégua aqui em Friburgo (inclusive com um temporal muito forte que caiu na terça e que levou embora muitas flores). resultado: era uma vez a floração...
Aí está! Em fevereiro irei limpar um pouco a estrutura, diminuindo um pouco a planta para estimular uma maior ramificação. Apesar disso gosto muito dela bem cheinha, o que me garante algumas flores constantemente...
Espero que tenham gostado dessa evolução e qualquer conselho para melhorar é muuuito bem vindo.
Abraços a todos e que as suas plantas vos tragam tantas alegrias quanto essa me traz!  _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Dez 09, 2007 2:32 pm Assunto: |
|
|
Muito boa a evolução de sua serrisa. Está ficando encantadora.
Uma engordadinha, uns patamares aqui e ali, um vaso menor um pouco.... e ficará perfeita.
Parabéns pelo trabalho. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Dez 09, 2007 3:46 pm Assunto: |
|
|
Pedro , muito boa tua sequencia , não basta so fazer , tem que documentar e mostrar pra nos.
Valeu
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 12:16 am Assunto: |
|
|
Pedro,
está ficando muito bam encaminhada a tua serissa; belas fotos, sobretudo a penúltima com fundo escuro...
Parabéns pelo teu trabalho...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 12:28 am Assunto: |
|
|
Duprat, O vaso ainda está grande para poder desenvolver um pouco mais rápido, é um vaso de treinamento. Enquanto isso, também não encontrei ainda um que realmente seja de meu agrado para ela...
Joel e Edson,
Obrigado. Essa foi uma das minhas primeiras plantas e gosto demais dela... Agora acho que é só deixar ela continuar crescendo e ir melhorando as ramificações... Assim que a chuva der um tempo, acho que devem pintar muitas flores. Assim, vou aumentar a adubação, principalmente em potássio e fósforo (pouquíssimo nitrogênio) para obter uma floração de verão bem bacana e postar aqui.
Grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 9:02 am Assunto: |
|
|
muito boa a evolução da sua serissa , realmente acho que esta fazendo a coisa certa ir baixando devagar o galho que desce, por que essa planta quebra com muita facilidade.
parabéns pelo trabalho que tens realizado. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 9:44 am Assunto: |
|
|
q lance é esse de agua gelada? _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 9:59 am Assunto: |
|
|
Cleriston, essa é uma técnica que aprendi com o Luciano Benyakob, de Teresópolis. Consiste em estressar um pouco a planta com água gelada, provocando um pequeno choque térmico. Não tem nenhuma consequência ruim, mas provoca uma grande floração e com flores que duram mais. Em Serissas, é realmente impressionante a diferença. Experimente e se convença. Chega daquelas florzinhas que caem no dia seguinte... Ah! só não pulverize sobre a floração; pulverize antes...
Grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 10:10 am Assunto: |
|
|
nao entendi o lance da pulverização...
é pra regar (o substrato) com agua gelada, e nas folhas pulverizar com agua normal... é isso? _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 12:04 pm Assunto: |
|
|
Oi Pedro,
Não poderia deixar de parabenizá-lo pela grande evolução desta sua serissa  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 9:00 pm Assunto: |
|
|
Pedro,
Sua planta já está ficando bem definida.Parabéns.!
Ivanil |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 9:41 pm Assunto: |
|
|
Ivanil, Alexandre, muito obrigado pelo incentivo! Vindo de vocês, é realmente um incentivo e tanto!
Cleriston, regue com água normal e pulverize com água gelada...
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Anselmo Dutra
Registrado: 11/09/04 Mensagens: 71 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 9:45 pm Assunto: Serissa |
|
|
Parabéns pelo belo trabalho que vc está realizando. É importante ter a paciência e a perseverança para que a planta fique de acordo com aquilo que vc quer. Muito legalmesmo. Dê a dica da pulverização que vc falou. |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 10:14 pm Assunto: |
|
|
Anselmo, o lance da pulverização é essa mesmo: pulverizar com água gelada para estressar a planta e fazê-la brotar mais... Com flores mais duráveis também!
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
|