Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
robinsonalexandre

Registrado: 19/11/07 Mensagens: 80 Localização: Franco da Rocha
|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 1:55 pm Assunto: Caliandra - Como devo estiliza-la |
|
|
Olá pessoal
Eu adquiri no CEASA uma muda de Caliandra e estou pedindo a ajuda de vocês que já tem muita experiência para saber cono devo prepará-la.
Qual o melhor estilo para este exemplar?
Olhem algumas fotos dela:
É isso aí pessoal.
Eu vol colocála em um escorredor para que seu tronco fique ainda mais grosso. Vou colocar apenas terra no escorredor, não vou utilizar cacos de telha, devo o Biofert para desenvolvimento das raízes.
Aguardo ancioso a dicas de você meus amigo.
(Será que dá pra fazer um HOKIDACHI ?)
Feliz Ano-Novo para todos, muita Paz, Saúde e Lindos Bonsais
[/img] _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
Cultivando idéias e a Natureza
Editado pela última vez por robinsonalexandre em Sex Jan 04, 2008 2:15 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 2:06 pm Assunto: |
|
|
Olha nao sou tão esperiente, mas o solo que vc esta opitando não é muito favoravel, deve escolher um com melhor drenagem ja que vai pro escorredor, em minhas caliandras eu coloco 30% de areia grossa de rio, 30% de caco de telhas, 30% de terra vegetal, e 10% de materia organica, casca de alvores bem moedias,,,.............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 2:10 pm Assunto: Interessante Diego |
|
|
diegosanta049 escreveu: | Olha nao sou tão esperiente, mas o solo que vc esta opitando não é muito favoravel, deve escolher um com melhor drenagem ja que vai pro escorredor, em minhas caliandras eu coloco 30% de areia grossa de rio, 30% de caco de telhas, 30% de terra vegetal, e 10% de materia organica, casca de alvores bem moedias,,,.............. |
Interessante Diego
Mas me diga uma coisa, por favor.
A caliandra corre muito risco de aprodrecimento das raízes?
Eu nunca cultivei esta espécie.
Ps.: Se tiver alguma dica de estilização para ela eu ficarei feliz.
Valeu! _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
Cultivando idéias e a Natureza |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 2:17 pm Assunto: |
|
|
como esta planta esta muito alta eu irai fazer uam poda drastica, para um formação mas equilibrada e cheia da copa
Mas nao faria ainda, antes vc deve aguardar mais opinioes, nao vá com preço pois a arte exige paciencia OK............ _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 7:20 pm Assunto: |
|
|
Robinson,
sua muda ainda está muito pequena. O melhor é saber se pretende um bonsai grande ou pequeno, como um mame ou shoyn. As opiniões e sugestões podem ser melhor direcionadas.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 8:00 am Assunto: Calliandra |
|
|
Robinson, as calliandras gostam de solos ricos em matéria orgânica, mas usar só terra, pode compactar o solo e consequentemente retardar o crescimento que seria obtido se o solo fosse mas "fofo". Pela minha (pouca) experiência com esta espécie lhe aconselho a misturar a essa terra, 30% de areia e 20% de pó de xaxim ou de pó de casca de côco.
Com certeza ela se desenvolverá muito bem.
Se quiser engrossar o tronco, não faça podas nenhuma agora, deixa ela se desenvolver e vai aproveitando para pensar o estilo que vai seguir e ir modelando os ramos. [/i] _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 6:00 pm Assunto: |
|
|
darkaso escreveu: | Robinson,
sua muda ainda está muito pequena. O melhor é saber se pretende um bonsai grande ou pequeno, como um mame ou shoyn. As opiniões e sugestões podem ser melhor direcionadas.
T+ |
Olá Darkaso
Eu pretento transforma-la em um bonsai grande, com mais ou menos 50 cm de altura e com uma copa redonta, como o das grandes árvores, aquelas que fazem a melhor sombra, como um grande carvalho.
Estou ancioso por suas dicas amigo, até mais _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 6:03 pm Assunto: Re: Calliandra |
|
|
junior/pr escreveu: | Robinson, as calliandras gostam de solos ricos em matéria orgânica, mas usar só terra, pode compactar o solo e consequentemente retardar o crescimento que seria obtido se o solo fosse mas "fofo". Pela minha (pouca) experiência com esta espécie lhe aconselho a misturar a essa terra, 30% de areia e 20% de pó de xaxim ou de pó de casca de côco.
Com certeza ela se desenvolverá muito bem.
Se quiser engrossar o tronco, não faça podas nenhuma agora, deixa ela se desenvolver e vai aproveitando para pensar o estilo que vai seguir e ir modelando os ramos. [/i] |
Obrigado Junior, vou fazer isso mesmo. Outro amigo do forum também deu essa mesma dica.
Ahh depois se forpossível me de alguma dica sobre a estilização desta muda, se já devo fazer alguma aramação, poda, etc..
Agora eu vou colocá-la em um escorredor para engrossar mais o tronco.
Valeu! _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 6:27 pm Assunto: |
|
|
Robinson,
se pretende um bonsai grande o melhor é colocar no escorredor e esquecer um bom tempo. Depois de uns dois ou três anos o tronco deve estar com um bom diâmetro. Daí já seria melhor para trabalhar e ver as proporções que devem ser seguidas para chegar ao tamanho final.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 8:53 am Assunto: Só para completar.... |
|
|
darkaso escreveu: | Robinson,
se pretende um bonsai grande o melhor é colocar no escorredor e esquecer um bom tempo. Depois de uns dois ou três anos o tronco deve estar com um bom diâmetro. Daí já seria melhor para trabalhar e ver as proporções que devem ser seguidas para chegar ao tamanho final.
T+ |
Bom dia Darkaso
Só para completar....
Se eu for deixa-lo por este tempo no escorredor para engrossar eu não devo fazer nenhuma poda dos galhos como nosso amigos indicaram com fotos acima e nenhuma aramação?
Eu realmente fiquei em dúvida com este ponto.
Obrigado pelas dicas  _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 4:39 pm Assunto: |
|
|
Olá Robinson!
Como tenho um pouco de experiência em Calliandras, posso ajudar um pouco.
O que o Junior, o Diego e o Darkasso disseram é certo.
Se quer uma planta com +ou- 50 cm deixa-a crescer livremente e depois faz uma poda radical que ela rebrota facilmente.
Pode ser no estilo Hokidachi.
É bom que vc escolheu fazer um bonsai grande pois essa espécie (Calliandra tweedii) de flor na cor vermelha tem entrenós longos e folhas grandes.
Se puder plantá-la no chão melhor ainda. Em 2 anos ela drobraria o diâmetro do tronco.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 5:19 pm Assunto: |
|
|
Robinson,
o que o Elio colocou é o procedimento mais rápido para adiquirir uma boa planta. Enquanto ela cresce, arrume outras mais velhas.
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 5:51 pm Assunto: Valeu!! |
|
|
Valeu amigos!
Por enquanto não vol plantá-la no chão, mas já a plantei em um escorredor bem grande. Coloquei um pouco de hormônio rizificante.
Quanto a terra, eu fiz uma mistura de terra pura com farelos de madeira velhas e cacos de telha.
No dia seguinte a mudança a muda apresentou um belo aspecto, com suas folhas bem revigorantes.
Daqui algum tempo coloco novas fotos para que vocês possam estar acompanhando seu crescimento.
Um grande abraço a todos, muito obrigado pelo ensinamentos e estou sempre ancioso para mais informações.
Até mais meus amigos _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
betolino
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 12:18 pm Assunto: |
|
|
Amigo Robinson...
Boa sorte e muito sucesso para vc... tbm estou começando e partilho de duvidas como a sua! Até breve! |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 11:52 am Assunto: Até mais amigo |
|
|
betolino escreveu: | Amigo Robinson...
Boa sorte e muito sucesso para vc... tbm estou começando e partilho de duvidas como a sua! Até breve! |
Até mais amigo, se tiver novidades sobre o assunto poste aqui, será muito proveitoso.
Obrigado  _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
|