FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra - Como devo estiliza-la
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 1:55 pm    Assunto: Caliandra - Como devo estiliza-la Responder com citação

Olá pessoal

Eu adquiri no CEASA uma muda de Caliandra e estou pedindo a ajuda de vocês que já tem muita experiência para saber cono devo prepará-la.

Qual o melhor estilo para este exemplar?

Olhem algumas fotos dela:

É isso aí pessoal.
Eu vol colocála em um escorredor para que seu tronco fique ainda mais grosso. Vou colocar apenas terra no escorredor, não vou utilizar cacos de telha, devo o Biofert para desenvolvimento das raízes.

Aguardo ancioso a dicas de você meus amigo.

(Será que dá pra fazer um HOKIDACHI ?)

Feliz Ano-Novo para todos, muita Paz, Saúde e Lindos Bonsais

Very Happy[/img]

Franco da Rocha - SP

Cultivando idéias e a Natureza

Editado pela última vez por robinsonalexandre em Sex Jan 04, 2008 2:15 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 2:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olha nao sou tão esperiente, mas o solo que vc esta opitando não é muito favoravel, deve escolher um com melhor drenagem ja que vai pro escorredor, em minhas caliandras eu coloco 30% de areia grossa de rio, 30% de caco de telhas, 30% de terra vegetal, e 10% de materia organica, casca de alvores bem moedias,,,..............
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 2:10 pm    Assunto: Interessante Diego Responder com citação

diegosanta049 escreveu:
Olha nao sou tão esperiente, mas o solo que vc esta opitando não é muito favoravel, deve escolher um com melhor drenagem ja que vai pro escorredor, em minhas caliandras eu coloco 30% de areia grossa de rio, 30% de caco de telhas, 30% de terra vegetal, e 10% de materia organica, casca de alvores bem moedias,,,..............

Interessante Diego
Mas me diga uma coisa, por favor.

A caliandra corre muito risco de aprodrecimento das raízes?

Eu nunca cultivei esta espécie.

Ps.: Se tiver alguma dica de estilização para ela eu ficarei feliz.

Valeu!

Franco da Rocha - SP

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 2:17 pm    Assunto: Responder com citação

como esta planta esta muito alta eu irai fazer uam poda drastica, para um formação mas equilibrada e cheia da copa

Mas nao faria ainda, antes vc deve aguardar mais opinioes, nao vá com preço pois a arte exige paciencia OK............
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 7:20 pm    Assunto: Responder com citação

Robinson,

sua muda ainda está muito pequena. O melhor é saber se pretende um bonsai grande ou pequeno, como um mame ou shoyn. As opiniões e sugestões podem ser melhor direcionadas.

T+
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 8:00 am    Assunto: Calliandra Responder com citação

Robinson, as calliandras gostam de solos ricos em matéria orgânica, mas usar só terra, pode compactar o solo e consequentemente retardar o crescimento que seria obtido se o solo fosse mas "fofo". Pela minha (pouca) experiência com esta espécie lhe aconselho a misturar a essa terra, 30% de areia e 20% de pó de xaxim ou de pó de casca de côco.
Com certeza ela se desenvolverá muito bem.
Se quiser engrossar o tronco, não faça podas nenhuma agora, deixa ela se desenvolver e vai aproveitando para pensar o estilo que vai seguir e ir modelando os ramos. Wink [/i]
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 6:00 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso escreveu:
Robinson,

sua muda ainda está muito pequena. O melhor é saber se pretende um bonsai grande ou pequeno, como um mame ou shoyn. As opiniões e sugestões podem ser melhor direcionadas.

T+

Olá Darkaso

Eu pretento transforma-la em um bonsai grande, com mais ou menos 50 cm de altura e com uma copa redonta, como o das grandes árvores, aquelas que fazem a melhor sombra, como um grande carvalho.

Estou ancioso por suas dicas amigo, até mais

Franco da Rocha - SP

robinsonalexandre

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 6:03 pm    Assunto: Re: Calliandra Responder com citação

junior/pr escreveu:
Robinson, as calliandras gostam de solos ricos em matéria orgânica, mas usar só terra, pode compactar o solo e consequentemente retardar o crescimento que seria obtido se o solo fosse mas "fofo". Pela minha (pouca) experiência com esta espécie lhe aconselho a misturar a essa terra, 30% de areia e 20% de pó de xaxim ou de pó de casca de côco.
Com certeza ela se desenvolverá muito bem.
Se quiser engrossar o tronco, não faça podas nenhuma agora, deixa ela se desenvolver e vai aproveitando para pensar o estilo que vai seguir e ir modelando os ramos. Wink [/i]

Obrigado Junior, vou fazer isso mesmo. Outro amigo do forum também deu essa mesma dica.

Ahh depois se forpossível me de alguma dica sobre a estilização desta muda, se já devo fazer alguma aramação, poda, etc..

Agora eu vou colocá-la em um escorredor para engrossar mais o tronco.

Valeu!

Franco da Rocha - SP

darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Robinson,

se pretende um bonsai grande o melhor é colocar no escorredor e esquecer um bom tempo. Depois de uns dois ou três anos o tronco deve estar com um bom diâmetro. Daí já seria melhor para trabalhar e ver as proporções que devem ser seguidas para chegar ao tamanho final.

T+
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 8:53 am    Assunto: Só para completar.... Responder com citação

darkaso escreveu:
Robinson,

se pretende um bonsai grande o melhor é colocar no escorredor e esquecer um bom tempo. Depois de uns dois ou três anos o tronco deve estar com um bom diâmetro. Daí já seria melhor para trabalhar e ver as proporções que devem ser seguidas para chegar ao tamanho final.

T+

Bom dia Darkaso

Só para completar....

Se eu for deixa-lo por este tempo no escorredor para engrossar eu não devo fazer nenhuma poda dos galhos como nosso amigos indicaram com fotos acima e nenhuma aramação?

Eu realmente fiquei em dúvida com este ponto.

Obrigado pelas dicas Very Happy

Franco da Rocha - SP

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Robinson!

Como tenho um pouco de experiência em Calliandras, posso ajudar um pouco.
O que o Junior, o Diego e o Darkasso disseram é certo.
Se quer uma planta com +ou- 50 cm deixa-a crescer livremente e depois faz uma poda radical que ela rebrota facilmente.
Pode ser no estilo Hokidachi.
É bom que vc escolheu fazer um bonsai grande pois essa espécie (Calliandra tweedii) de flor na cor vermelha tem entrenós longos e folhas grandes.
Se puder plantá-la no chão melhor ainda. Em 2 anos ela drobraria o diâmetro do tronco.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

Robinson,

o que o Elio colocou é o procedimento mais rápido para adiquirir uma boa planta. Enquanto ela cresce, arrume outras mais velhas.

T+
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 5:51 pm    Assunto: Valeu!! Responder com citação

Valeu amigos!

Por enquanto não vol plantá-la no chão, mas já a plantei em um escorredor bem grande. Coloquei um pouco de hormônio rizificante.

Quanto a terra, eu fiz uma mistura de terra pura com farelos de madeira velhas e cacos de telha.

No dia seguinte a mudança a muda apresentou um belo aspecto, com suas folhas bem revigorantes.

Daqui algum tempo coloco novas fotos para que vocês possam estar acompanhando seu crescimento.

Um grande abraço a todos, muito obrigado pelo ensinamentos e estou sempre ancioso para mais informações.

Até mais meus amigos

Franco da Rocha - SP

betolino

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2008 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Robinson...

Boa sorte e muito sucesso para vc... tbm estou começando e partilho de duvidas como a sua! Até breve!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 11:52 am    Assunto: Até mais amigo Responder com citação

betolino escreveu:
Amigo Robinson...

Boa sorte e muito sucesso para vc... tbm estou começando e partilho de duvidas como a sua! Até breve!

Até mais amigo, se tiver novidades sobre o assunto poste aqui, será muito proveitoso.

Obrigado Smile

Franco da Rocha - SP

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: