|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 9:07 am Assunto: Azaléia Kurume Gigante - Escolha de frente |
|
|
Olá pessoal...
Estou indeciso. Qual a melhor frente?
Lado A (tronco único):
Sem o 2º tronco:
Ou
Lado B (tronco duplo):
Vamos discutir os prós e contras de cada frente... |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 41 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 9:37 am Assunto: |
|
|
Acho que ambas estão bem interessantes, mas a do tronco duplo me agrada mais, dá uma impressão de maior força, e com a formação e densificação da copa, formaria uma árvore mais robusta e com uma aparência de uma árvore BEM vivida.
No mais, acho que dada a opção, seria uma lástima não aproveitar o material partindo para o tronco único.
Aliás, que belo nebari. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 10:05 am Assunto: |
|
|
Valdir,
Que beleza de material hein?? Pôxa!! fiquei impressionado com o nebari e conicidade do tronco. Independente da escolha, terás um belo bonsai.
Bem, mas como você está pedindo opiniões, sendo minha eu optaria pela frente que aparece na segunda foto, sem o segundo tronco. Meu olhar é atraído pelo nebari e segue pelo movimento sinuoso e harmônico do tronco em direção ao ápice.
No lado "B", o segundo tronco possui um movimento menos sinuoso e me parece "fugir" da árvore, desviando a atenção de quem observa o conjunto. A falha que aparece logo acima do mesmo também fica mais evidente.
Belíssimo material, parabéns!!!
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 10:16 am Assunto: |
|
|
Pois é, analisando o que o sergivaldo disse, estou reavaliando a minha opinião, na verdade eu ainda tenho predileção pelo tronco duplo, mas aquela falha que existe logo acima do nebari (esse "caroço"), junto com a cicatriz, realmente vai ficar bem evidente.
A troca da frente eliminaria esse problema, mas acho que dadas as proporções da planta, força do nebari e tudo mais, um tronco duplo com uma copa bem frondosa casaria muito bem, mas ainda assim é opinião de iniciante, não tenho o olhar tãããão treinado quanto os mais experientes... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 11:01 am Assunto: |
|
|
"Frk",
Creio que o Valdir deseja o maior número possível de opiniões. Todas são válidas, independente do tempo que estamos nessa caminhada.
É sempre bom saber a opinião dos outros.
Um grande abraço,
sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 11:27 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal,
Valdir, já tinha ficado "abestalhado" da outra vez que você nos mostrou esta árvore...
Bom eu acho que um tronco duplo seria de um visual impressionante, com bastante força! O problema mencionado pelo amigo Sergivaldo dos troncos parecerem fugir, poderia se resolver com uma mudança/formação de ápice... mas o ponto que realmente pesa ao meu ver, é o calo observado pelo Frk_Leal ... não teria como "escondê-lo" girando um pouco a planta??? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 12:56 pm Assunto: |
|
|
Esse calo realmente é uma coisa que pesa nessa planta, acho que ao girar um pouco perde-se um pouco desse calo, mas tb um dos troncos vai ficar meio escondido.
Eu posso estar falando uma grande besteira, mas durante o encontro da Nipon em novembro, o amigo Luiz (antônio, se não me engano), de Curitiba trabalhou uma resedá com o auxílio do amigo Edson (tb de Curitba) que tb tinha uma calosidade que destoava do tronco, a solução encontrada foi a remoção desse calo podando o como poda-se um galho, esperando que a planta cubra a cicatriz...
Não sei como é a cicatrização dessa azaléia e nem qual a real extensão da cicatriz, mas tenho uma carmona com uma grande parte cicatrizada, talvez um grande galho ou um outro tronco, que é praticamente impeceptível caso não se olhe com muita atenção....
Pode ser uma solução... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 3:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Valdir, realmente o nebari é o forte atrativo dessa planta. Eu escolheria a frente mostrada no plano B, mas sem o segundo tronco. Essa planta apresenta uma brotação excelente, o que permite baixar alguns galhos para obstruir qualquer falha ou marca do caule principal.
Na revista SATSUKI, publicação japonesa especializada em azalea e rododendros, há lindos bonsai dessa variedade, com troncos grossos, em que não se nota as falhas e cicatrizes grandes, justamente em razão da intensa densificação, que seus cultivadores forçam para o mais próximo possível do caule, evitando formar galhos com brotações extremadas.
Por isso a minha sugestão, que não se afasta muito do que tive a oportunidade de estudar nas revistas SATSUKI que possuo. Uma outra forma de fazer uma compensação seria através do enxerto, via transfixia, para preencher a falha indicada pelo Sergivaldo. Pode-se aproveitar galho da própria planta para estaquear, e a partir dele, efetuar com sucesso o enxerto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 4:52 pm Assunto: |
|
|
Valdir
Me sinto um pouco acanhado para dar sugestão para este estupendo exemplar, mas como disse o Sergivaldo, quanto mais opiniões melhor. Eu gosto muito do estilo duplo tronco, por isso eu tentaria, antes de eliminar o tronco menor, verificar se em um outro ângulo de visão de frente, entre os mostrados na 1a. e na 3a. fotos, melhoraria a visualização do caule, escondendo um pouco o calo.
Uma coisa é certa, com tão estupendo material, e nas suas mãos, este será um bonsai de rara beleza! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Renan Campara Braido 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 43 Mensagens: 365 Localização: Betim - MG
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 8:23 pm Assunto: |
|
|
Essa vai detonar!!
Sem comentários para o material, pois essa planta é um tesouro muito bem garimpado...
Mas eu acho o seguinte:
se vc optar pela 2ª foto, você vai construir uma planta MUITO bela, porém, ao que me parece, a inclinação do tronco é meio "forte" (tudo bem que isso pode ser corrigido com a posição no plantio, mesmo que este nebari tão perfeito nesse caso atrapalhe ). Seria um belíssimo moyogi, porém, a planta teria grande parte de seu tronco uma ENORME cicatriz, o que seria uma pena para um material de tanta qualidade. Por isso, eu faria com a ultima foto e tentaria algo próximo do que o nicky sugeriu (enxerto) (apesar de saber que algo nesse sentido levaria anos e anos) pois me parece a melhor saida... Falo isso pois grandes cicatrizes em azaleias são problemas sérios, que um dia trarão consequencias, pode acreditar.... Por isso, com azaleias hoje em dia meu lema é "como evitar mais madeira exposta?" hehehe
Um grande abraço e PARABÉNS pelo belíssimo material!!
Ahhhh!! posta uma foto com vc perto pro pessoal ver o TAMANHO da criança!!
Renan Campara Braido |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 9:19 pm Assunto: |
|
|
Valdir a onde tu arrumas estes tesouros . so este nebari ja é show!!!
Acredito que com tronco duplo voce teria uma arvore mais elaborada complexa e robusta , o que este belissimo nebari permite , pois é fenoimenal , mas em resumo qualquer opcçao resultara em uma planta espetacular pois ela esta linda ja neste estado inicial.
Parabens e não esquece de postar apos feita as modificaçoes
Abraços
Do amigo _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 11:37 am Assunto: |
|
|
Olá Valdir!
Todo mundo já falou tudo sobre essa planta!
O que eu disesse seria redundãncia.
Apenas opino pelo tronco duplo.
Que seria do verde se todos gostassem do amarelo...................rs!
Parabéns pela posse de exemplar tão cobiçado!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 11:37 am Assunto: |
|
|
Obrigado pessoal pelos comentários... muito bom.
De fato é perda de material se não aproveitar aquele tronco.
Estive olhando, e aquele caroço é um corte antigo... e dá pra arrumar sim!
Mas tem mais o problema desse tronco menor fugir do tronco maior.
Num forum da Alemanha, sugeriram transformar ele em 1º galho.
Achei a idéia interessante, e fiz um firtual pra ver no que dá:
E aí? |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 1:23 pm Assunto: |
|
|
Realmente valdir, ficou bem interessante como primeiro galho, resumindo, GOSTEI _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 19, 2008 2:19 pm Assunto: |
|
|
essa projeção ficou muito boa .
essa azaleia vai dar o que falar _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|