Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 9:07 am Assunto: Azaléia Kurume Gigante - Escolha de frente |
|
|
Olá pessoal...
Estou indeciso. Qual a melhor frente?
Lado A (tronco único):
Sem o 2º tronco:
Ou
Lado B (tronco duplo):
Vamos discutir os prós e contras de cada frente... |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 9:37 am Assunto: |
|
|
Acho que ambas estão bem interessantes, mas a do tronco duplo me agrada mais, dá uma impressão de maior força, e com a formação e densificação da copa, formaria uma árvore mais robusta e com uma aparência de uma árvore BEM vivida.
No mais, acho que dada a opção, seria uma lástima não aproveitar o material partindo para o tronco único.
Aliás, que belo nebari. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 10:05 am Assunto: |
|
|
Valdir,
Que beleza de material hein?? Pôxa!! fiquei impressionado com o nebari e conicidade do tronco. Independente da escolha, terás um belo bonsai.
Bem, mas como você está pedindo opiniões, sendo minha eu optaria pela frente que aparece na segunda foto, sem o segundo tronco. Meu olhar é atraído pelo nebari e segue pelo movimento sinuoso e harmônico do tronco em direção ao ápice.
No lado "B", o segundo tronco possui um movimento menos sinuoso e me parece "fugir" da árvore, desviando a atenção de quem observa o conjunto. A falha que aparece logo acima do mesmo também fica mais evidente.
Belíssimo material, parabéns!!!
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 10:16 am Assunto: |
|
|
Pois é, analisando o que o sergivaldo disse, estou reavaliando a minha opinião, na verdade eu ainda tenho predileção pelo tronco duplo, mas aquela falha que existe logo acima do nebari (esse "caroço"), junto com a cicatriz, realmente vai ficar bem evidente.
A troca da frente eliminaria esse problema, mas acho que dadas as proporções da planta, força do nebari e tudo mais, um tronco duplo com uma copa bem frondosa casaria muito bem, mas ainda assim é opinião de iniciante, não tenho o olhar tãããão treinado quanto os mais experientes... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 11:01 am Assunto: |
|
|
"Frk",
Creio que o Valdir deseja o maior número possível de opiniões. Todas são válidas, independente do tempo que estamos nessa caminhada.
É sempre bom saber a opinião dos outros.
Um grande abraço,
sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 11:27 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal,
Valdir, já tinha ficado "abestalhado" da outra vez que você nos mostrou esta árvore...
Bom eu acho que um tronco duplo seria de um visual impressionante, com bastante força! O problema mencionado pelo amigo Sergivaldo dos troncos parecerem fugir, poderia se resolver com uma mudança/formação de ápice... mas o ponto que realmente pesa ao meu ver, é o calo observado pelo Frk_Leal ... não teria como "escondê-lo" girando um pouco a planta??? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 12:56 pm Assunto: |
|
|
Esse calo realmente é uma coisa que pesa nessa planta, acho que ao girar um pouco perde-se um pouco desse calo, mas tb um dos troncos vai ficar meio escondido.
Eu posso estar falando uma grande besteira, mas durante o encontro da Nipon em novembro, o amigo Luiz (antônio, se não me engano), de Curitiba trabalhou uma resedá com o auxílio do amigo Edson (tb de Curitba) que tb tinha uma calosidade que destoava do tronco, a solução encontrada foi a remoção desse calo podando o como poda-se um galho, esperando que a planta cubra a cicatriz...
Não sei como é a cicatrização dessa azaléia e nem qual a real extensão da cicatriz, mas tenho uma carmona com uma grande parte cicatrizada, talvez um grande galho ou um outro tronco, que é praticamente impeceptível caso não se olhe com muita atenção....
Pode ser uma solução... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 3:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Valdir, realmente o nebari é o forte atrativo dessa planta. Eu escolheria a frente mostrada no plano B, mas sem o segundo tronco. Essa planta apresenta uma brotação excelente, o que permite baixar alguns galhos para obstruir qualquer falha ou marca do caule principal.
Na revista SATSUKI, publicação japonesa especializada em azalea e rododendros, há lindos bonsai dessa variedade, com troncos grossos, em que não se nota as falhas e cicatrizes grandes, justamente em razão da intensa densificação, que seus cultivadores forçam para o mais próximo possível do caule, evitando formar galhos com brotações extremadas.
Por isso a minha sugestão, que não se afasta muito do que tive a oportunidade de estudar nas revistas SATSUKI que possuo. Uma outra forma de fazer uma compensação seria através do enxerto, via transfixia, para preencher a falha indicada pelo Sergivaldo. Pode-se aproveitar galho da própria planta para estaquear, e a partir dele, efetuar com sucesso o enxerto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 4:52 pm Assunto: |
|
|
Valdir
Me sinto um pouco acanhado para dar sugestão para este estupendo exemplar, mas como disse o Sergivaldo, quanto mais opiniões melhor. Eu gosto muito do estilo duplo tronco, por isso eu tentaria, antes de eliminar o tronco menor, verificar se em um outro ângulo de visão de frente, entre os mostrados na 1a. e na 3a. fotos, melhoraria a visualização do caule, escondendo um pouco o calo.
Uma coisa é certa, com tão estupendo material, e nas suas mãos, este será um bonsai de rara beleza! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Renan Campara Braido 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 43 Mensagens: 365 Localização: Betim - MG
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 8:23 pm Assunto: |
|
|
Essa vai detonar!!
Sem comentários para o material, pois essa planta é um tesouro muito bem garimpado...
Mas eu acho o seguinte:
se vc optar pela 2ª foto, você vai construir uma planta MUITO bela, porém, ao que me parece, a inclinação do tronco é meio "forte" (tudo bem que isso pode ser corrigido com a posição no plantio, mesmo que este nebari tão perfeito nesse caso atrapalhe ). Seria um belíssimo moyogi, porém, a planta teria grande parte de seu tronco uma ENORME cicatriz, o que seria uma pena para um material de tanta qualidade. Por isso, eu faria com a ultima foto e tentaria algo próximo do que o nicky sugeriu (enxerto) (apesar de saber que algo nesse sentido levaria anos e anos) pois me parece a melhor saida... Falo isso pois grandes cicatrizes em azaleias são problemas sérios, que um dia trarão consequencias, pode acreditar.... Por isso, com azaleias hoje em dia meu lema é "como evitar mais madeira exposta?" hehehe
Um grande abraço e PARABÉNS pelo belíssimo material!!
Ahhhh!! posta uma foto com vc perto pro pessoal ver o TAMANHO da criança!!
Renan Campara Braido |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 9:19 pm Assunto: |
|
|
Valdir a onde tu arrumas estes tesouros . so este nebari ja é show!!!
Acredito que com tronco duplo voce teria uma arvore mais elaborada complexa e robusta , o que este belissimo nebari permite , pois é fenoimenal , mas em resumo qualquer opcçao resultara em uma planta espetacular pois ela esta linda ja neste estado inicial.
Parabens e não esquece de postar apos feita as modificaçoes
Abraços
Do amigo _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 11:37 am Assunto: |
|
|
Olá Valdir!
Todo mundo já falou tudo sobre essa planta!
O que eu disesse seria redundãncia.
Apenas opino pelo tronco duplo.
Que seria do verde se todos gostassem do amarelo...................rs!
Parabéns pela posse de exemplar tão cobiçado!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 11:37 am Assunto: |
|
|
Obrigado pessoal pelos comentários... muito bom.
De fato é perda de material se não aproveitar aquele tronco.
Estive olhando, e aquele caroço é um corte antigo... e dá pra arrumar sim!
Mas tem mais o problema desse tronco menor fugir do tronco maior.
Num forum da Alemanha, sugeriram transformar ele em 1º galho.
Achei a idéia interessante, e fiz um firtual pra ver no que dá:
E aí? |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 1:23 pm Assunto: |
|
|
Realmente valdir, ficou bem interessante como primeiro galho, resumindo, GOSTEI _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 19, 2008 2:19 pm Assunto: |
|
|
essa projeção ficou muito boa .
essa azaleia vai dar o que falar _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|