Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 10:41 am Assunto: DITANE como usar? |
|
|
Amigos,
Preciso saber qual é a dosagem para usar DITANE, se alguém souber agradeço a ajuda. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 5:09 pm Assunto: |
|
|
Bergson,
Bom, pra você estar lançando mão do Dithane é porque esta com problemas de fungos, correto ? Pois então use uma colher de café, para cada litro de água, faça pulverizações com intervalho de 15 a 20 dias, e como dica, use o Dithane associado à óleo mineral (tipo Assist), isto ajuda significativamente. Não sei qual o nível do problema enfrentado, mas com 3 a 4 pulverizações é para resolver. |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|
Wilson,
O problema é relativo a minha primeira planta uma Murta, que a muito custo tento preservar, pois as folhas amarelavam e não conseguia descobrir o problema, felizmente foi diagnostocado que é um ataque de fungo e assim poderei preservar esta planta que para mim é o marco do meu início no bonsai.
Agradeço sinceramente sua ajuda, pois como não utilizo defensivos químicos e apenas naturais, não sabia como usar este produto. _________________ []s
Bergson
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 11:32 pm Assunto: |
|
|
Desculpem por esta intromissão, mas eu estou cada vez mais vendo que bonsaistas estão utilizando defensivos de maneira totalmente errada...
Qualquer produto deve ser utilizado na dosagem correta que o fabricante indica... e isto também inclui produtos cupricos como fungicidas.
Uma superdosagem ou uma subdosagem pode gerar resistencia do patógeno ou da praga em questão.
Gente isso é muito sério... produtos quimicos defensivos agricolas não são iguais aos de receita caseira não... (que na verdade também geram resistencia)...
Leiam a bula e utilizem a dosagem recomendada e não aproximadamente a recomendada... uma colher de café pode conter 5 gramas de diferença dependendo de quem estiver manuseando.
Um abraço
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 26, 2008 11:49 pm Assunto: |
|
|
Caro Ricardo,
Agradeço pelo alerta, procurarei utilizar com bastante cuidado.
Nunca usei defensivos que não fossem naturais, mas como desejo preservar minha primeira planta estou recorrendo a este produto, mas caso ache que não devo utilizar o que então poderei fazer contra fungo?
Obrigado pela ajuda. _________________ []s
Bergson
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 8:11 am Assunto: |
|
|
Ricardo,
A informação que eu dei é exatamente a da bula, e foi reforçado por um engenheiro agronomo, amigo meu. Me desculpe mas de minha parte procuro somente fornecer informações quando tenho certeza, particularmente não dou lugar para o achismo, Ok. |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 8:46 am Assunto: |
|
|
Caro Wilson,
Felizmente todos seguimos a mesma linha de ação, informações de maneira correta e bem direcionadas, inclusive a indicação de uso foi passada por um profissional, no entanto eu havia perdido a bula.
O bom deste espaço é a ajuda mútua e sincera, podemos contar com todos para indicar e esclarecer o melhor caminho a ser seguido.
Obrigado a todos! _________________ []s
Bergson
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 10:25 am Assunto: |
|
|
Bergson,
Qual o principal sintoma nas folhas... tem foto?
Eu não acho problema nenhum em usar produtos quimicos desde que corretamente utilizados e para o patógeno correto.
Wilson,
eu sou agronomo e vejo em bulas coisas do tipo "usar uma colher de café" mas sempre vem junto a quantidade de produto a ser utilizada.
Não estou dando bronca em ninguém... mas como disse uma colher de cafá pode conter 5 gramas a mais ou a menos de ingrediente ativo... e estes 5 gr podem e fazem muito a diferença (pode mudar de 1.000m2 para 10.000m2 a area tratada dependendo do produto... imagine o que não faz em uma planta que é altamente concentrada a aplicação).
O que eu acho errado é justamente indicar medidas que quando qualquer um ler possa interpretar de maneira errada.
Já vi pessoas "receitarem" malathion e a dosagem ser uma colher em um litro de água... é um produto perigoso e que é vendido livremente (um dia não fará mais qualquer efeito)... Como eu já vi pessoas indicarem até Tordon para acabar com cochonilhas (um absurdo)!!!!
Um abraço
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 27, 2008 12:20 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Vou ao sítio no sábado e então fotografo e coloco no tópico o aspecto das folhas.
Este sítio está na família há mais de 20 anos e nunca usamos defensivos ou adubos químicos, praticavamos sem perceber ou saber uma agricultura orgânica (embora sei que para esta classificação é preciso hoje algumas condições específicas).
Fico preocupado se tenho que usar algum produto que desconheço. _________________ []s
Bergson
|
|
 |
|