FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

DITANE como usar?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 26, 2008 10:41 am    Assunto: DITANE como usar? Responder com citação

Amigos,

Preciso saber qual é a dosagem para usar DITANE, se alguém souber agradeço a ajuda.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 26, 2008 5:09 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Bom, pra você estar lançando mão do Dithane é porque esta com problemas de fungos, correto ? Pois então use uma colher de café, para cada litro de água, faça pulverizações com intervalho de 15 a 20 dias, e como dica, use o Dithane associado à óleo mineral (tipo Assist), isto ajuda significativamente. Não sei qual o nível do problema enfrentado, mas com 3 a 4 pulverizações é para resolver.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 26, 2008 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson,

O problema é relativo a minha primeira planta uma Murta, que a muito custo tento preservar, pois as folhas amarelavam e não conseguia descobrir o problema, felizmente foi diagnostocado que é um ataque de fungo e assim poderei preservar esta planta que para mim é o marco do meu início no bonsai.

Agradeço sinceramente sua ajuda, pois como não utilizo defensivos químicos e apenas naturais, não sabia como usar este produto.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 26, 2008 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpem por esta intromissão, mas eu estou cada vez mais vendo que bonsaistas estão utilizando defensivos de maneira totalmente errada...
Qualquer produto deve ser utilizado na dosagem correta que o fabricante indica... e isto também inclui produtos cupricos como fungicidas.
Uma superdosagem ou uma subdosagem pode gerar resistencia do patógeno ou da praga em questão.
Gente isso é muito sério... produtos quimicos defensivos agricolas não são iguais aos de receita caseira não... (que na verdade também geram resistencia)...
Leiam a bula e utilizem a dosagem recomendada e não aproximadamente a recomendada... uma colher de café pode conter 5 gramas de diferença dependendo de quem estiver manuseando.

Um abraço
Ricardo Loriggio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 26, 2008 11:49 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Ricardo,

Agradeço pelo alerta, procurarei utilizar com bastante cuidado.

Nunca usei defensivos que não fossem naturais, mas como desejo preservar minha primeira planta estou recorrendo a este produto, mas caso ache que não devo utilizar o que então poderei fazer contra fungo?

Obrigado pela ajuda.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 27, 2008 8:11 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo,

A informação que eu dei é exatamente a da bula, e foi reforçado por um engenheiro agronomo, amigo meu. Me desculpe mas de minha parte procuro somente fornecer informações quando tenho certeza, particularmente não dou lugar para o achismo, Ok.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 27, 2008 8:46 am    Assunto: Responder com citação

Caro Wilson,

Felizmente todos seguimos a mesma linha de ação, informações de maneira correta e bem direcionadas, inclusive a indicação de uso foi passada por um profissional, no entanto eu havia perdido a bula.

O bom deste espaço é a ajuda mútua e sincera, podemos contar com todos para indicar e esclarecer o melhor caminho a ser seguido.

Obrigado a todos!

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 27, 2008 10:25 am    Assunto: Responder com citação

Bergson,
Qual o principal sintoma nas folhas... tem foto?
Eu não acho problema nenhum em usar produtos quimicos desde que corretamente utilizados e para o patógeno correto.

Wilson,
eu sou agronomo e vejo em bulas coisas do tipo "usar uma colher de café" mas sempre vem junto a quantidade de produto a ser utilizada.
Não estou dando bronca em ninguém... mas como disse uma colher de cafá pode conter 5 gramas a mais ou a menos de ingrediente ativo... e estes 5 gr podem e fazem muito a diferença (pode mudar de 1.000m2 para 10.000m2 a area tratada dependendo do produto... imagine o que não faz em uma planta que é altamente concentrada a aplicação).
O que eu acho errado é justamente indicar medidas que quando qualquer um ler possa interpretar de maneira errada.
Já vi pessoas "receitarem" malathion e a dosagem ser uma colher em um litro de água... é um produto perigoso e que é vendido livremente (um dia não fará mais qualquer efeito)... Como eu já vi pessoas indicarem até Tordon para acabar com cochonilhas (um absurdo)!!!!

Um abraço
Ricardo Loriggio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 27, 2008 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo,

Vou ao sítio no sábado e então fotografo e coloco no tópico o aspecto das folhas.

Este sítio está na família há mais de 20 anos e nunca usamos defensivos ou adubos químicos, praticavamos sem perceber ou saber uma agricultura orgânica (embora sei que para esta classificação é preciso hoje algumas condições específicas).

Fico preocupado se tenho que usar algum produto que desconheço.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: