FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Água
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 1:52 pm    Assunto: Água Responder com citação

Olá amigos estou para receber dois bonsai de Rio Branco no Acre, até minha cidade e os correios disseram que mesmo por sedex, a encomenda só chega aqui em casa com 9 dias úteis no máximo. Alguém sabe dizer se uma Zelkova e uma Sageretia podem resistir tanto tempo assim sem água? Pois do contrário não vou nem pedir para ele postar para mim.
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

MArcos uma solução bem simples, mande colocarem um gafarinha de agua com alguns furos na tampa de ponta cabeça, uma de cada lado do vaso, furos com mais ou menos metade da grossura de um palito de fosforo, eu ja fiz isso e deu muito certo, mas o problema desta distancia não é apenas a agua e sim onde ela vai vir, dentro de caminhão ou onibus, pode ser muito quente talvez nao sobreviva.............
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Diego, a água não deve ser sua principal preocupação, mas acho que deve ter alguém aqui no fórum que tenha experiência para te dar uma idéia mais prática...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:02 pm    Assunto: Transporte de risco Responder com citação

Marcos

Aqui no Nordeste eu já recebi plantas vindas do Sul, Sudeste e Centro-oeste, todas em excelente estado, mas estavam bem acondicionadas e a demora do transporte foi de apenas 3 dias.

As condições de transporte por 9 ou mais dias podem ser perigosas para as plantas. Seria um risco grande para o investimento, principalmente se tratando de bonsai de qualidade. Se for este o caso, a melhor opção seria o transporte aéreo, como é feito pelo Torquato (EU), para enviar plantas de Fortaleza para todo o Brasil.

Se forem apenas mudas, talvez seja mais econômico adquirir em sua região ou de distribuidores experimentados do Sul/Sudeste, onde a Zelkova e a Sageretia são mais comuns e bem adaptadas.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Num falei.... tá aí ó.....
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
Num falei.... tá aí ó.....

Ezequiel é a experiencia em nosso favor Very Happy

O ferreira já disse tudo,já fazendo propaganda ouvi falar que o envio da Nipon é muito bom,estou pesquisando e acho que vou adquirir alguma coisa em breve... Cool

abração
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Que isso Alberto, sou experiente não...
Só estou aprendendo...
Me deixou sem graça...
Abração
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira na verdade tive uma experiência com uma Carmona de 14 anos que adora água. Ela ficou retida no Rio de Janeiro por três dias, devido a um problema entre policiais e traficantes pelo que me informaram, vindo de Santa Catarina para minha cidade no Espírito Santo, e o tempo total sem água foi de 8 dias. Quando ela chegou em minha casa estava com algumas folhas amarelas mais com o tempo, algumas semanas ela se recuperou bem e hoje está linda. Veja uma foto dela quando chegou:

Vou tirar uma foto dela como está hoje e te mostro.

Um colega meu de outro fórum disse que o problema não seria a falta de água pois como ela foi regada e não receberá sol esse tempo todo, o substrato não irá secar.
Até concordo com ele, pois como é os correios que transportam acho que não teria problema, mais não é bom arriscar, pois o valor é bem alto.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,
para uma viagem tão longa, além da rega antes do embarque, talvez ajudasse colocar uma camada de esfágno umedecido sobre o substrato para manter a vitalização da planta durante o transporte.
Talvez eu vá dizer uma grande bobagem, mas e se viesse numa caixa de isopor? O isopor é um isolante térmico, além disso funcionaria como uma estufa. Acho que aguenta...
Espero ter ajudado...
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 29, 2008 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Funciona sim, e pra melhorar, envolva o substrato com filme PVC.
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 01, 2008 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcos,

Eu recebi uma planta que foi perdida pela transportadora e ficou 11 dias na caixa.

Chegou ótima e encharcada ainda.

O procedimento é simples.

-Tira o torrão de terra, envolve-se as raízes em esfagno bem úmido, coloca-se um jornal para cobrir o esfagno...pulveriza-se água no jornal e coloca-se um saco grosso amarrado e vedando tudo.

-Pode-se até deixar excesso de água dentro do plástico que não tem problema, o esfagno suga e passa para a planta.

Estou à disposição, minha planta era muito exigente com água (Taxodium) e chegou perfeita.

Comprei ela na Nipon Bonsai de Joinvile.

Quaçlquer dúvida , estou à disposição!!

Abraços,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 02, 2008 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

É Carlos interessante, até agora sua idéia foi bem elaborada e tem tudo para dar certo. Me falaram para transportar pela VARIG-LOG, mais em minha cidade não possui ainda esse serviço de transporte aéreo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: