FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera Moyogi
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 7:34 pm    Assunto: Primavera Moyogi Responder com citação

Essa primavera estava abandonada na floricultura do tio da minha namorada e ele me deu...
Infelizmente não tenho fotos dela antes mas ela tinha galhos compridos e totalmente caóticos, bem como uma parte seca no tronco fruto de uma poda mal cuidada...a solução foi um shari que se estende desde o início do ápice a uma das raízes que tb estava podre...

Frente

Costas

Detalhe shari

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Frk,

ela tem uma boa possibilidade com esse ápice que você escolheu. Tem ainda que deixar engrossar o tronco para ficar mais interessante. Pode fazer isto enquanto faz a copa desenvolver.

T+
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 13, 2008 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, infelizmente, não sei pq os primeiro galho e de fundo, secaram...
Não faço ideia do pq na verdade, mas para continuar com o projeto eu preciso esperar a brotação de novos galhos próximos da onde estavam esses....
q droga.....

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 14, 2008 4:34 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Frk_leal, acredito que, independente do trabalhão todo que vc teve para escavar esse shari, a melhor frente para sua planta seja a mostrada pela segunda foto. Nesse caso, o unico senão é a raiz alta que sai da direita e cruza o tronco para a esquerda, mas é só retira-la que isso se resolve facil. Very Happy

Quanto aos galhos, eles secaram justamente por causa dos veios que os alimentavam passarem pela area de madeira retirada, ou pela proximidade da extensão do shari. Não se preocupe, que não fazem falta, considerando a frente que acho melhor ou a frente que vc escolheu. Very Happy

O que vc precisa fazer é manter a brotação apical, para com ela formar a estrutura aerea de sua planta. Esqueça os demais galhos, que não irão ajudar em nada. Exceto, talvez, se surgir uma outra brotação, considerando a segunda foto, na mesma situação em que se encontra esse galhinho aramado. Então, arame novamente, tão logo perceba que ele adquire a cor ideal (marrom, marrom ligeiramente escuro), descendo-o num movimento levemente sinuoso, sem forçar em demasia, para compor melhor a estrutura aerea. Very Happy

Para o futuro, se entender que a melhor frente é a da segunda foto, deverá então reduzir o volume de madeira próxima do nascedouro do galho apical, puxando um shari minimo até a raiz, e mesmo sobre ela, dando dessa forma um leve movimento para o tronco, o que irá propiciar equilibrio para sua planta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: