|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 7:34 pm Assunto: Primavera Moyogi |
|
|
Essa primavera estava abandonada na floricultura do tio da minha namorada e ele me deu...
Infelizmente não tenho fotos dela antes mas ela tinha galhos compridos e totalmente caóticos, bem como uma parte seca no tronco fruto de uma poda mal cuidada...a solução foi um shari que se estende desde o início do ápice a uma das raízes que tb estava podre...
Frente
Costas
Detalhe shari
 _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 10:18 pm Assunto: |
|
|
Frk,
ela tem uma boa possibilidade com esse ápice que você escolheu. Tem ainda que deixar engrossar o tronco para ficar mais interessante. Pode fazer isto enquanto faz a copa desenvolver.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Dom Abr 13, 2008 10:30 pm Assunto: |
|
|
Gente, infelizmente, não sei pq os primeiro galho e de fundo, secaram...
Não faço ideia do pq na verdade, mas para continuar com o projeto eu preciso esperar a brotação de novos galhos próximos da onde estavam esses....
q droga..... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 14, 2008 4:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Frk_leal, acredito que, independente do trabalhão todo que vc teve para escavar esse shari, a melhor frente para sua planta seja a mostrada pela segunda foto. Nesse caso, o unico senão é a raiz alta que sai da direita e cruza o tronco para a esquerda, mas é só retira-la que isso se resolve facil.
Quanto aos galhos, eles secaram justamente por causa dos veios que os alimentavam passarem pela area de madeira retirada, ou pela proximidade da extensão do shari. Não se preocupe, que não fazem falta, considerando a frente que acho melhor ou a frente que vc escolheu.
O que vc precisa fazer é manter a brotação apical, para com ela formar a estrutura aerea de sua planta. Esqueça os demais galhos, que não irão ajudar em nada. Exceto, talvez, se surgir uma outra brotação, considerando a segunda foto, na mesma situação em que se encontra esse galhinho aramado. Então, arame novamente, tão logo perceba que ele adquire a cor ideal (marrom, marrom ligeiramente escuro), descendo-o num movimento levemente sinuoso, sem forçar em demasia, para compor melhor a estrutura aerea.
Para o futuro, se entender que a melhor frente é a da segunda foto, deverá então reduzir o volume de madeira próxima do nascedouro do galho apical, puxando um shari minimo até a raiz, e mesmo sobre ela, dando dessa forma um leve movimento para o tronco, o que irá propiciar equilibrio para sua planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|