FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Brincando de enraizar
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2005 4:29 pm    Assunto: Lando Responder com citação

Acredito que a manutenção de uma temperatura mais alta esteja relacionada à otimização do funcionamento das enzimas das células da estaca que se quer enraizar.
Afinal, sabe-se que, até um valor limite, quanto mais elevarmos a temperatura, mais rápida será a ação das enzimas.
Se eu estiver enganado, me corrijam por favor. Também estou aqui para aprender. Very Happy Cool Very Happy
Abraços!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 11, 2005 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

Nuno,

Eu, pelo menos, não fiquei chocado com a espécie da experiência em questão: a cannabis... Acho que tem nada demais isso!

Adorei essa experiência. Para mim está sendo de grande valia; conheço outra bem parecida com alfaces, mas esta não vem ao caso, porque o processo é completamente diferente...

Acho que foi num desses sites citado por você que eu vi uma experiência dessa "galerinha esperta" com lâmpadas fluorescentes... Eu ia até passar para o Charles (acho que era ele quem queria saber se a caliandra ficaria com as folhas abertas sob iluminação de lâmpada fluorescente!). Bom, fato é que perdi o endereço do site e não estou conseguindo encontrá-lo mais...

Fábio, também acho que é por aí mesmo! De fato, o metabolismo das plantas estão intrinsecamente relacionados com a temperatura do meio... É só lembrar das estações do ano!

Até mais, pessoal.
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 12, 2005 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá companheiros

Nuno anntes que mais obrigado pela partilha da informação, aindei a pesquisar e vi que existem bastantes na net...basta entrar no Google e digitar "Hidroponico" no pesquisagoogle

coloco mais estes com principal incidência no ultimo já que outros sistemas alternativos com desenhos ilustrativos afim de se perceber um pouco o processo.
Agora pelo que vi já é utilizado um pouco por todo lado e como não podia deixar de ser já existe muita polémica acerca do tema, quando aplicado na agricultura pelo menos.

http://www.eurohydro.com/espagnol/accueil_sp.htm

http://members.fortunecity.es/jalvarezg/tabla.htm

http://www.growingedge.com/basics/easyplans/getestlab.html

http://www.plantavicosa.com.br/produtos_kitresidencial.asp

com ex: dos vários tipos de processos
http://www.hydrogarden.com/index2.html

Quanto aos Sites de plantas consideradas "Ilegais" Deve ser evitado ao máximo a entrada nessas paginas
Porque fica registrado os endereços de IP. dos vossos Pc´s e nunca se sabe se não estão sob vigilância.
Para quem o tem que fazer ( Policia internacional ) não tem meios de saber qual o motivo da visita e só pode supor que seja pelo conteudo, que naquele caso é ensinar a planta a espécie em questão.
na parte de baixo de cada link está o endereço do site e por ai vê-se logo do que se trata.

Quanto ao processo gostei de ver, é sem dúvida bastante interessante.

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 8:11 pm    Assunto: Responder com citação

Há uns 15 dias eu coloquei uma estaca de Ulmus e uma de Bouganville na água, a de Bouganville já está com 2 raízes de mais de 1 cm, a de Ulmus está com várias raízes saíndo da estaca, mas estão bem miudinhas.
Usei água pura, sem nenhum tipo de enraizador, quis fazer essa experiência e vi que funciona muito bem, o único detalhe não trocar a água e rezar pra nenhum mosquito começar a colocar ovos lá... (risos)
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marco !!!!!!!!!! Laughing Laughing

Que tal cada um de nós tentar trabalhar com estaca na água? Teríamos que fazer a experiência com várias plantas. Acho que obteremos resultados fantásticos e depois é só ir cada um para um abraço com pessoas diferentes (hihihihi)

Abraços À TODOS

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Angela, O Ulmus e o Bouganville, pegaram muito bem, assim que tiver alguma novidade sobre as Piracantas eu aviso.
Um beijão.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marco !!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Ainda não fiz a experiência com estacas em água,(só fiz isto quando era criança... e já vai tempo ???) mas tenho certeza que dará certo. Tínhamos que relacionar aquelas que enraizam.

Adorei o CD, só hoje tive tempo de vê-lo com mais calma. Parabéns.
Beijos

Nuno
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos, aproveito este tempinho livre para continuar falando deste assunto que como ja referi acho muito interessante.

A intenção de aumentar a temperatura é mesmo a de excitar as reacções quimicas das plantas, e neste caso, para aumentar a produção de raizes. Para a maioria das plantas o enraizamento inicia-se aos 18ºC e cessa aos 40ºC. Contudo muitos investigadores consideram a temperatura optima de enraizamento entre os 21ºC até aos 25ºC. Há que ter atenção também às oscilações de temperatura durante o dia na base da estaca que influencia muito o enraizanto.

Lando, não me recordo de ter indicado essa experiencia com lampadas fluorescentes. Mas estive a pesquisar na internet e verifiquei que a calliandra pode ser cultivada com lampadas fluorescentes se receber cerca de 2000 Lumens de intensidade luminosa. O site que vi é o seguinte:

http://www.absbonsai.org/articles/indoortropical.html

Se possivel utilizar lampadas de tom vermelho para maximizar a fotossintesse como pode-se ver no seguinte grafico.

Antonio Castro, a informação é mesmo para partilhar Wink. Obrigado pela dica.

Marco Nascimento estou a ver voce muito entusiasmado com a tecnica hehehe Very Happy. Gostaria que voce testasse o seguinte para verificar se voce obtem uma maior taxa de enraizamento:

1. Retirar as plantas as enraizar (clone) durante a noite ou de prefencia de manha cedo.
2. Colocar o clone durante 30 min em agua morna da torneira para esterilizar e ao mesmo tempo turgir ao maximo o clone.
3. Fazer o ultimo corte na base da estaca debaixo de agua para que esta não absorva ar e morrer passado alguns dias por embolia.

Como ainda não pratiquei muito a propagação utilizando estes 3 pontos, que muitos sites consideram essenciais, não sei se há muita diferença na taxa de enraizamento. Se voce puder testa-los e partilhar os resultados connosco seria optimo. Mas decerto que voce vai obter um maior exito Wink. Boa sorte.

Abraços

Editado pela última vez por Nuno em Seg Jun 20, 2005 4:18 pm; num total de 2 vezes
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 9:01 pm    Assunto: Estaquia Responder com citação

Marco,

Eu fiz uma estaca de árvore da felicidade e deu certo, já está cheia de raízes, mas diferentemente de você troquei a água para evitar larvas de mosquitos. Porém, tomava o cuidade de colocar água sem cloro.
Se por acaso você fizer uma estaca de piracanta, poderia me dar uma mudinha? Rolling Eyes
Abraço!

Fábio
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Falei nos malditos mosquitos e ontem, quando fui ver as estacas, a água estava cheia de larvas, tive que trocá-la... (risos)

Nuno, vou anotar essas dicas e testar nas próximas estacas.

Fábio, se as estacas de Piracanta pegarem bem, posso te dar uma, sem problemas.

Um abraço a todos.
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 8:33 pm    Assunto: Piracanta Responder com citação

Marco,

Muuuuito obrigado! Vou ficar aqui na torcida pra que dêem certo.
Abraço!

Fábio
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Gentem !!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing
Estou doida para fazer o teste, mas a falta de tempo está terrível !!! Surprised Surprised Surprised
Como sexta-feira é feriado aqui em Niterói, vou ver se faço pelo menos umas 3 experiências, mas tenho que trocar a água sempre pois minha netinha costuma vir aqui e a dengue é braba!!!! Shocked Shocked Shocked
OH EMBARCADO !!!!!!! Veja se trabalha um pouquinho e para de bater papo !hihihihi Wink Wink Wink

Abraços

Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 10:06 pm    Assunto: Ângela Responder com citação

Oh vovó coruja!!!! Laughing
Não consigo parar de entrar no fórum. Aqui eu sinto uma solidão tão grande e o fórum me acolhe tão bem que acabei ficando viciado. Laughing Laughing
Mas pode deixar que trabalho um pouquinho, entro no fórum, trabalho mais um pouquinho e volto mais um pouquinho, e assim vai... Wink
Beijão pra vc!!! Razz

Fábio
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio OH ETERNO EMBARCADO e amigos !!! Laughing Laughing Laughing

Fiz umas estacas da Cerejeira que trabalhei no evento com o Tramujas, promovido pela Sociedade Brasileira de Bonsai, coloquei todas na terra. Será que vale a pena tirar algumas da terra e tentar fazer a experiência colocando-as na água ??? Estou com medo de acabar perdendo. Me ajudem !!!!! Mr. Green Surprised Surprised Surprised

Abraços

Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 10:27 pm    Assunto: Cerejeira Responder com citação

Acho que vale a pena tentar colocar pra enraizar na água. Por que não tenta com uma só?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para: