Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 4:29 pm Assunto: Lando |
|
|
Acredito que a manutenção de uma temperatura mais alta esteja relacionada à otimização do funcionamento das enzimas das células da estaca que se quer enraizar.
Afinal, sabe-se que, até um valor limite, quanto mais elevarmos a temperatura, mais rápida será a ação das enzimas.
Se eu estiver enganado, me corrijam por favor. Também estou aqui para aprender.
Abraços!
Fábio |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sáb Jun 11, 2005 5:31 pm Assunto: |
|
|
Nuno,
Eu, pelo menos, não fiquei chocado com a espécie da experiência em questão: a cannabis... Acho que tem nada demais isso!
Adorei essa experiência. Para mim está sendo de grande valia; conheço outra bem parecida com alfaces, mas esta não vem ao caso, porque o processo é completamente diferente...
Acho que foi num desses sites citado por você que eu vi uma experiência dessa "galerinha esperta" com lâmpadas fluorescentes... Eu ia até passar para o Charles (acho que era ele quem queria saber se a caliandra ficaria com as folhas abertas sob iluminação de lâmpada fluorescente!). Bom, fato é que perdi o endereço do site e não estou conseguindo encontrá-lo mais...
Fábio, também acho que é por aí mesmo! De fato, o metabolismo das plantas estão intrinsecamente relacionados com a temperatura do meio... É só lembrar das estações do ano!
Até mais, pessoal. _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Jun 12, 2005 7:25 pm Assunto: |
|
|
Olá companheiros
Nuno anntes que mais obrigado pela partilha da informação, aindei a pesquisar e vi que existem bastantes na net...basta entrar no Google e digitar "Hidroponico" no pesquisagoogle
coloco mais estes com principal incidência no ultimo já que outros sistemas alternativos com desenhos ilustrativos afim de se perceber um pouco o processo.
Agora pelo que vi já é utilizado um pouco por todo lado e como não podia deixar de ser já existe muita polémica acerca do tema, quando aplicado na agricultura pelo menos.
http://www.eurohydro.com/espagnol/accueil_sp.htm
http://members.fortunecity.es/jalvarezg/tabla.htm
http://www.growingedge.com/basics/easyplans/getestlab.html
http://www.plantavicosa.com.br/produtos_kitresidencial.asp
com ex: dos vários tipos de processos
http://www.hydrogarden.com/index2.html
Quanto aos Sites de plantas consideradas "Ilegais" Deve ser evitado ao máximo a entrada nessas paginas
Porque fica registrado os endereços de IP. dos vossos Pc´s e nunca se sabe se não estão sob vigilância.
Para quem o tem que fazer ( Policia internacional ) não tem meios de saber qual o motivo da visita e só pode supor que seja pelo conteudo, que naquele caso é ensinar a planta a espécie em questão.
na parte de baixo de cada link está o endereço do site e por ai vê-se logo do que se trata.
Quanto ao processo gostei de ver, é sem dúvida bastante interessante.
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Jun 17, 2005 8:11 pm Assunto: |
|
|
Há uns 15 dias eu coloquei uma estaca de Ulmus e uma de Bouganville na água, a de Bouganville já está com 2 raízes de mais de 1 cm, a de Ulmus está com várias raízes saíndo da estaca, mas estão bem miudinhas.
Usei água pura, sem nenhum tipo de enraizador, quis fazer essa experiência e vi que funciona muito bem, o único detalhe não trocar a água e rezar pra nenhum mosquito começar a colocar ovos lá... (risos)
Um abraço. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 17, 2005 9:17 pm Assunto: |
|
|
Oi Marco !!!!!!!!!!
Que tal cada um de nós tentar trabalhar com estaca na água? Teríamos que fazer a experiência com várias plantas. Acho que obteremos resultados fantásticos e depois é só ir cada um para um abraço com pessoas diferentes (hihihihi)
Abraços À TODOS
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 19, 2005 12:22 pm Assunto: |
|
|
Angela, O Ulmus e o Bouganville, pegaram muito bem, assim que tiver alguma novidade sobre as Piracantas eu aviso.
Um beijão. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 19, 2005 1:29 pm Assunto: |
|
|
Oi Marco !!!!!!!!
Ainda não fiz a experiência com estacas em água,(só fiz isto quando era criança... e já vai tempo ???) mas tenho certeza que dará certo. Tínhamos que relacionar aquelas que enraizam.
Adorei o CD, só hoje tive tempo de vê-lo com mais calma. Parabéns.
Beijos
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Dom Jun 19, 2005 7:59 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos, aproveito este tempinho livre para continuar falando deste assunto que como ja referi acho muito interessante.
A intenção de aumentar a temperatura é mesmo a de excitar as reacções quimicas das plantas, e neste caso, para aumentar a produção de raizes. Para a maioria das plantas o enraizamento inicia-se aos 18ºC e cessa aos 40ºC. Contudo muitos investigadores consideram a temperatura optima de enraizamento entre os 21ºC até aos 25ºC. Há que ter atenção também às oscilações de temperatura durante o dia na base da estaca que influencia muito o enraizanto.
Lando, não me recordo de ter indicado essa experiencia com lampadas fluorescentes. Mas estive a pesquisar na internet e verifiquei que a calliandra pode ser cultivada com lampadas fluorescentes se receber cerca de 2000 Lumens de intensidade luminosa. O site que vi é o seguinte:
http://www.absbonsai.org/articles/indoortropical.html
Se possivel utilizar lampadas de tom vermelho para maximizar a fotossintesse como pode-se ver no seguinte grafico.
Antonio Castro, a informação é mesmo para partilhar . Obrigado pela dica.
Marco Nascimento estou a ver voce muito entusiasmado com a tecnica hehehe . Gostaria que voce testasse o seguinte para verificar se voce obtem uma maior taxa de enraizamento:
1. Retirar as plantas as enraizar (clone) durante a noite ou de prefencia de manha cedo.
2. Colocar o clone durante 30 min em agua morna da torneira para esterilizar e ao mesmo tempo turgir ao maximo o clone.
3. Fazer o ultimo corte na base da estaca debaixo de agua para que esta não absorva ar e morrer passado alguns dias por embolia.
Como ainda não pratiquei muito a propagação utilizando estes 3 pontos, que muitos sites consideram essenciais, não sei se há muita diferença na taxa de enraizamento. Se voce puder testa-los e partilhar os resultados connosco seria optimo. Mas decerto que voce vai obter um maior exito . Boa sorte.
Abraços _________________ Nuno Jesus
Editado pela última vez por Nuno em Seg Jun 20, 2005 4:18 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 19, 2005 9:01 pm Assunto: Estaquia |
|
|
Marco,
Eu fiz uma estaca de árvore da felicidade e deu certo, já está cheia de raízes, mas diferentemente de você troquei a água para evitar larvas de mosquitos. Porém, tomava o cuidade de colocar água sem cloro.
Se por acaso você fizer uma estaca de piracanta, poderia me dar uma mudinha?
Abraço!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 7:28 pm Assunto: |
|
|
Falei nos malditos mosquitos e ontem, quando fui ver as estacas, a água estava cheia de larvas, tive que trocá-la... (risos)
Nuno, vou anotar essas dicas e testar nas próximas estacas.
Fábio, se as estacas de Piracanta pegarem bem, posso te dar uma, sem problemas.
Um abraço a todos. |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 8:33 pm Assunto: Piracanta |
|
|
Marco,
Muuuuito obrigado! Vou ficar aqui na torcida pra que dêem certo.
Abraço!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 9:57 pm Assunto: |
|
|
Gentem !!!!!!!!!!
Estou doida para fazer o teste, mas a falta de tempo está terrível !!!
Como sexta-feira é feriado aqui em Niterói, vou ver se faço pelo menos umas 3 experiências, mas tenho que trocar a água sempre pois minha netinha costuma vir aqui e a dengue é braba!!!!
OH EMBARCADO !!!!!!! Veja se trabalha um pouquinho e para de bater papo !hihihihi
Abraços
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 10:06 pm Assunto: Ângela |
|
|
Oh vovó coruja!!!!
Não consigo parar de entrar no fórum. Aqui eu sinto uma solidão tão grande e o fórum me acolhe tão bem que acabei ficando viciado.
Mas pode deixar que trabalho um pouquinho, entro no fórum, trabalho mais um pouquinho e volto mais um pouquinho, e assim vai...
Beijão pra vc!!!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 10:21 pm Assunto: |
|
|
Fábio OH ETERNO EMBARCADO e amigos !!!
Fiz umas estacas da Cerejeira que trabalhei no evento com o Tramujas, promovido pela Sociedade Brasileira de Bonsai, coloquei todas na terra. Será que vale a pena tirar algumas da terra e tentar fazer a experiência colocando-as na água ??? Estou com medo de acabar perdendo. Me ajudem !!!!!
Abraços
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 10:27 pm Assunto: Cerejeira |
|
|
Acho que vale a pena tentar colocar pra enraizar na água. Por que não tenta com uma só? |
|
|
 |
|