|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael C R Freire
|
Enviada: Seg Maio 19, 2008 11:37 pm Assunto: shimpaku com problemas |
|
|
O meu shipaku, de mais ou menos 5 anos, está com problemas.
Ele estava com uma boa aparência, mas quando mexi nas folhas notei que caíram insetos pretos e minúsculos, que se moviam na palma da minha mão. Acho que eram ácaros, e comecei a tratar o bonsai com Combat. Fiquei aplicando o Combat 2x/semana por umas 2-3 semanas.
Agora, quando mexo nas folhas esses insetos não caem mais, mas as próprias folhas estão caindo, e em alguns lugares estão ficando marrons. Notei alguns brotamentos nos galhos onde caíram folhas.
O meu shipaku está se recuperando? perdendo apenas as folhas inviáveis e criando novos brotamentos para substituí-las?
Ou ele está piorando?
Essa foto é atual
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 20, 2008 1:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael!
Com certeza a planta teve um ataque de aranhiço vermelho, um ácaro de grande proliferação.
O estrago foi grande!
Agora é torcer para que ela se recupere.
O tratamento adequado é com acaricida mas, faça o seguinte:
2 x por semana incline a planta e bata com as mãos nas folhas em cima de uma folha de papel branca. Se alguns dos pontinhos estiver se mexendo é porque ainda existem alguns vivos. É que eles se escondem sob as escamas da casca da planta.
Também sugiro que, ao aplicar o veneno, pulverize a planta com água antes, a fim de fazer com que o ácaro saia do seu esconderijo.
Essas informações são baseadas nas experiências que vivi em alguns dos meus shimpaku e algumas orientações de bonsaístas.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rafael C R Freire
|
Enviada: Qua Maio 21, 2008 9:01 am Assunto: |
|
|
Obrigado Elio,
Fiz o teste: havia poucos pontos pretos no papel, e nenhum se moveu. Vou continuar fazendo periodicamente.
Eu estou pulverizando o Combat, que é uma associação de neem, citronela e capsicum. Na embalagem diz que é eficaz contra ácaros, mas é realmente eficaz ou devo usar outro produto? Qual?
um abraço,
Rafael |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 21, 2008 2:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Um produto eficaz, usado por uma maioria expressiva de bonsaistas é a diluição em agua da calda sulfocáustica usada para proteger madeira seca (ou madeira morta) em trabalhos de shari e jin. Após diluir 30 gotas por litro de agua, acondicione em um borrifador e faça asperções periódicas por toda a planta: solo/raizes nebari, tronco, galhos e folhas/aciculas.
Lembre-se de apartar a planta contaminada, separando-a das demais da mesma espécie e variedade ou não. Aplique o defensivo em local ventilado, porem sem vento ou sol. Após a aplicação, mantenha a planta em local sombreado. Eu costumo cobrir toda a planta e vaso com um saco plástico transparente, grande, prendendo a boca do saco na base inferior do próprio vaso. Isso permite uma maior dispersão e atuação do defensivo, contribuindo com a aceleração da eliminação da infestação, qualquer que seja ela (acaro, araniço, cochonilla, etc).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael C R Freire
|
Enviada: Ter Maio 27, 2008 9:06 am Assunto: |
|
|
Fiz o teste da folha de papel hoje de novo e não encontrei nenhum ácaro vivo, mas as folhas continuam caindo. Agora eu acho que é só torcer e esperar que o shipaku se recupere...
Obrigado pela ajuda Elio e Nickyfury |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|