FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

shimpaku com problemas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael C R Freire

MensagemEnviada: Seg Maio 19, 2008 11:37 pm    Assunto: shimpaku com problemas Responder com citação

O meu shipaku, de mais ou menos 5 anos, está com problemas.

Ele estava com uma boa aparência, mas quando mexi nas folhas notei que caíram insetos pretos e minúsculos, que se moviam na palma da minha mão. Acho que eram ácaros, e comecei a tratar o bonsai com Combat. Fiquei aplicando o Combat 2x/semana por umas 2-3 semanas.

Agora, quando mexo nas folhas esses insetos não caem mais, mas as próprias folhas estão caindo, e em alguns lugares estão ficando marrons. Notei alguns brotamentos nos galhos onde caíram folhas.

O meu shipaku está se recuperando? perdendo apenas as folhas inviáveis e criando novos brotamentos para substituí-las?

Ou ele está piorando?

Essa foto é atual
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 20, 2008 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rafael!

Com certeza a planta teve um ataque de aranhiço vermelho, um ácaro de grande proliferação.
O estrago foi grande!
Agora é torcer para que ela se recupere.
O tratamento adequado é com acaricida mas, faça o seguinte:
2 x por semana incline a planta e bata com as mãos nas folhas em cima de uma folha de papel branca. Se alguns dos pontinhos estiver se mexendo é porque ainda existem alguns vivos. É que eles se escondem sob as escamas da casca da planta.
Também sugiro que, ao aplicar o veneno, pulverize a planta com água antes, a fim de fazer com que o ácaro saia do seu esconderijo.
Essas informações são baseadas nas experiências que vivi em alguns dos meus shimpaku e algumas orientações de bonsaístas.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Rafael C R Freire

MensagemEnviada: Qua Maio 21, 2008 9:01 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Elio,

Fiz o teste: havia poucos pontos pretos no papel, e nenhum se moveu. Vou continuar fazendo periodicamente.

Eu estou pulverizando o Combat, que é uma associação de neem, citronela e capsicum. Na embalagem diz que é eficaz contra ácaros, mas é realmente eficaz ou devo usar outro produto? Qual?

um abraço,

Rafael
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 21, 2008 2:01 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Um produto eficaz, usado por uma maioria expressiva de bonsaistas é a diluição em agua da calda sulfocáustica usada para proteger madeira seca (ou madeira morta) em trabalhos de shari e jin. Após diluir 30 gotas por litro de agua, acondicione em um borrifador e faça asperções periódicas por toda a planta: solo/raizes nebari, tronco, galhos e folhas/aciculas. Very Happy

Lembre-se de apartar a planta contaminada, separando-a das demais da mesma espécie e variedade ou não. Aplique o defensivo em local ventilado, porem sem vento ou sol. Após a aplicação, mantenha a planta em local sombreado. Eu costumo cobrir toda a planta e vaso com um saco plástico transparente, grande, prendendo a boca do saco na base inferior do próprio vaso. Isso permite uma maior dispersão e atuação do defensivo, contribuindo com a aceleração da eliminação da infestação, qualquer que seja ela (acaro, araniço, cochonilla, etc). Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafael C R Freire

MensagemEnviada: Ter Maio 27, 2008 9:06 am    Assunto: Responder com citação

Fiz o teste da folha de papel hoje de novo e não encontrei nenhum ácaro vivo, mas as folhas continuam caindo. Agora eu acho que é só torcer e esperar que o shipaku se recupere...

Obrigado pela ajuda Elio e Nickyfury
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: