FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

perda de folhas no ulmus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luca

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2008 3:53 pm    Assunto: perda de folhas no ulmus Responder com citação

Meu ulmus perdeu 90% das folhas em uma semana. isso é normal (dormência) ou não?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2008 5:30 pm    Assunto: Inverno Responder com citação

Luca

Completamente normal o Ulmus perder as folhas nesta época. Você pode até ajudar e eliminar o restante das folhas, tratando agora como "dormência" de inverno, sem adubação e menos água.

"Recife (PE)"
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2008 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira na Jabuticabeira também é normal???
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2008 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

É NORMAL SIM...
acredito q vc deve diminuir as regas até a nova brotação aparecer assim q o o clima esquentar um pouco mais.
aqui em vitoria q não é tão frio e raramente as plantas perdem as folhas, tenho molhando de dois em dois dias ... sendo q em dias quentes chego a rega-las 2 vezes por dia.
vlw fih?!
to esperando a resposta quando ao nosso trabalho em conjunto.
abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luca

MensagemEnviada: Seg Jun 30, 2008 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

Tempo louco. Shocked a temperatura aumentou ,ele rebrotou ,a temperatura diminuiu de novo e ele perdeu folhas novamente. Isso é prejudicial para a planta? Confused
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 30, 2008 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos Castilho escreveu:
Ferreira na Jabuticabeira também é normal???

Marcos, não acredito que seja normal isso em jabuticabeiras pelo fato de não serem plantas caducifolias, tvz algum stress sofrido pela planta como hídrico ou super-adubação, pode ter ocasionado a perda da folhagem, as minhas aqui estão td ok, até estou fazendo desfolha parcial para retirar as maiores, pelo fato da brotação ainda estar intensa.

Abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 30, 2008 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

oi
Marcos, realmente não é normal jabuticaba perder folhas em excesso, a que tem aqui, também está com folhas e brotando

Luca, bem confuso o clima mesmo, o meu ulmus só parou a brotação e as folhas ficaram meio escuras e sem brilho, apesar de estar verde ainda
mas brotar e perder denovo já não é muito normal, ele sofreu mais alguma alteração?

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 01, 2008 8:17 am    Assunto: Responder com citação

Meus ulmus já estão sem folhas a mais de 30 dias, aqui o frio chega antes e com mais intensidade.

Fabiano, possuo jabuticabeiras a alguns anos e sempre perdem folhas no inverno, tenho uma com 2mts de altura que perdeu 95% das suas folhas.

Aqui para mim é normal.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

vejo que existe opiniões diferenciadas quanto as folhas da jabuticabeira cair ou não durante o inverno.
Nas minhas mudas nada ocorreu por estarem protegidas da geada, porém uma árvore já adulta em meu quintal, algumas folhas mais do alto queimaram e estão caindo, mas apenas uma parte.

Amigo Junior,

Tenho um amigo que possui uma floresta de jabuticabeiras nativas numa fazenda e não me recordo de ter ocorrido isso por lá.
Acontece que em Vivida tivemos - 3 e tuas plantas sofreram uma intensidade de -5.5. O frio registrado ai deve estar provocando a queda total das folhas de tuas plantas.Aki algumas espécies já se encontram totalmente desfolhadas mesmo protegidas por plástico de estufa.

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 02, 2008 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ivanil, as minhas não tem proteção por estufas...só em minha nova residência terei espaço, mas ainda vai demorar um pouquinho...
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 02, 2008 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Junior,
Ainda não possuo viveiro definitivo.Minhas plantas se encontram em prateleiras tipo escada usando tijolos e tábuas.Uso plástico transparente para estufa só nos dias mais frios ou com risco de geada e tenho obtido bons resultados sem ocasionar muito trabalho Se as plantas forem agrupadas enquanto perdurar o frio fica fácil sua proteção.O plástico que estou usando servirá para o fechamento do futuro viveiro nos dias mais frios do inferno.

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 02, 2008 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos Júnior e Ivanil, o comportamento de jaboticabeiras na sua região não pode ser tomado como base natural da planta pq sabemos que não é "planta de frio", a nossa jabu.

Porém estamos sempre tentando adaptar as plantas no qual estimamos para nossa região por artifícios no qual não são naturais à mesma, como a estuf no inverno, por exemplo, da mesma forma tenho esse problema mas de forma oposta com os áceres e PN´s.

Digo isso pq a jaboticabeira não é planta caduca, mas se tem este comportamento aí, td bem, mas que não é normal , não é! Wink Frio demasiado a fez ter esta desfolha, assim como podemos fazer através de stress hídrico, super-adubação em N, ...

Abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 02, 2008 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Fabiano,

na verdade o assunto do Tópico foi ref. perda das folhas do Ulmus postado pelo Luca mas a jabuticabeira roubou a cena.Ocorre que está havendo uma diferenciação no comportamento da jabuticabeira em algumas regiões tendo em vista o início do inverno.

Sabemos que a jabuticabeira requer uma quantidade maior de água que determinadas espécies, mas na falta dela suas folhas ficam sem brilho e com o tempo acabam caindo ,não sendo o problema registrado pelo amigo Junior.Como vc falou isso deve ter ocorrido pela baixa temperatura registrada naquele Município.

Em Vivida a jaboticabeira está bem aclimatada com o clima, isso é comprovado pela existência de algumas florestas nativas da espécie.

Um abraço - Ivanil
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: