FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Um Pitangueira - Novato Total
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Enio Uhelski

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 8:01 pm    Assunto: Um Pitangueira - Novato Total Responder com citação

Boa Noite, acabei de me aprsentar no forum de apresentações e como avisei não sei nada... Laughing

Mas ja comecei pesquisar e não tenho a pretensão de sair fazendo nada sem antes enteder 'o espirito da coisa'.

Mas como ninguem é de ferro, é sempre gostos ter alguma coisa para pesquisar e por em prática.

Como eu tenho um pézinho de pitanga em casa e dele esta saindo um segundo pé (podem corrigir as bobagens que eu falo...) eu 'resolvi separa-lo para ser meu primeiro futuro (distante) Bonsai.

Cortei a 'mudinha' e plantei num vaos de barro em uma terra que eu tinha aqui comprada numa loja do ramo: Terra enriquecida ADUPLAN - 100% natural

Segue umas fotinhos (espero que funcione)...o que devo corrigir ou fazer agora..

Minha intenção é esperar que esta muda pegue e depois cresça enquanto eu estudo e aprendo e só depois penso em fazer alguma coisa...

O que posso fazer para esta muda pegar melhor?

Um abraço a todos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Faça desse vaso uma mini-estufa. Ela terá um micro-clima quente e úmido ideais para ela ter chances de pegar. Você retiraou ela com torrão ou só as raízes???
Enio Uhelski

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, obrigado pela sua atenção.

Respondendo sua pergunta eu tirei esta 'mudinha' só com raiz. É um enraizamento bem pequeno...Pena não ter tirado uma foto.

Voce falou em fazer uma mini-estufa com o vaso...como seria isso?

Quanto tempo voces acreitam que leve para esta muda atingot um estado para eu pensar em fazer um Bonsai? 1 ano, 2 anos ou mais?

Obrigado
Enio Uhelski

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, obrigado pela sua atenção.

Respondendo sua pergunta eu tirei esta 'mudinha' só com raiz. É um enraizamento bem pequeno...Pena não ter tirado uma foto.

Voce falou em fazer uma mini-estufa com o vaso...como seria isso?

Preciso reduzir o nr de galhos e folhas para ela pegar melhor?

Quanto tempo voces acreditam que leve para esta muda atingir um tamanho para eu pensar em fazer um Bonsai? 1 ano, 2 anos ou mais?

Obrigado
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 25, 2008 11:49 pm    Assunto: Responder com citação

Enio,
eu não conheço essa terra enriquecida Aduplan, mas à primeira vista parece um substrato que vai compactar com muita facilidade; talvez fosse o caso de adicionar areia lavada grossa na proporção de 50%.
MAS agora que a mudinha já está neste vaso de barro você não deve mexer por agora.
Eu faria uma desfolha parcial, pois pelas fotos parece que a pitanguinha já sentiu o transplante...
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 26, 2008 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

Faça o que o amigo Édson disse uma desfolha parcial. Retire somente algumas folhas. Seria interessante usar algum enraizador. Se possuir utilize. A mini-estufa pode ser feita colocando quatro pedacinhos de madeira em volta do vaso e colocar uma sacola transparente dessas que os supermercados usam para embalar verduras, entende, passando como se você fosse embrulhar o vaso. Deixe um buraquinho para a rega. Coloque-a a meia sombra. Não deixe exposta ao sol diretamente. Agora não daqui uns 40 dias.
Enio Uhelski

MensagemEnviada: Ter Ago 26, 2008 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos e Edson obrigado mais uma vez pelas orientações iniciais.

Sobre a mini-estufa: ficaria como uma capa de chuva para a planta? só que fechado nos quadro lados?

é isso?

Um abraço
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 26, 2008 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Isso aí Enio. Como se fosse um guarda-chuva. Lembre-se de deixar a estufa nela até aparecer uma boa quantidade de brotos novos. Aí você vai cortando aos poucos o plástico, dia a dia, para ela se adaptar ao ambiente novamente. Se tiver dúvidas pode perguntar.
Enio Uhelski

MensagemEnviada: Ter Ago 26, 2008 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Seria assim? Question

ficou meio estranho.... Rolling Eyes
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 28, 2008 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Opa desculpe a demora. É isso aí camarada. Só não esqueça de regá-la. Espera ela se fortalecer. Tá aprendendo rápido.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: