Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Enio Uhelski
|
Enviada: Seg Ago 25, 2008 8:01 pm Assunto: Um Pitangueira - Novato Total |
|
|
Boa Noite, acabei de me aprsentar no forum de apresentações e como avisei não sei nada...
Mas ja comecei pesquisar e não tenho a pretensão de sair fazendo nada sem antes enteder 'o espirito da coisa'.
Mas como ninguem é de ferro, é sempre gostos ter alguma coisa para pesquisar e por em prática.
Como eu tenho um pézinho de pitanga em casa e dele esta saindo um segundo pé (podem corrigir as bobagens que eu falo...) eu 'resolvi separa-lo para ser meu primeiro futuro (distante) Bonsai.
Cortei a 'mudinha' e plantei num vaos de barro em uma terra que eu tinha aqui comprada numa loja do ramo: Terra enriquecida ADUPLAN - 100% natural
Segue umas fotinhos (espero que funcione)...o que devo corrigir ou fazer agora..
Minha intenção é esperar que esta muda pegue e depois cresça enquanto eu estudo e aprendo e só depois penso em fazer alguma coisa...
O que posso fazer para esta muda pegar melhor?
Um abraço a todos. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Ago 25, 2008 8:24 pm Assunto: |
|
|
Faça desse vaso uma mini-estufa. Ela terá um micro-clima quente e úmido ideais para ela ter chances de pegar. Você retiraou ela com torrão ou só as raízes??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Enio Uhelski
|
Enviada: Seg Ago 25, 2008 9:19 pm Assunto: |
|
|
Marcos, obrigado pela sua atenção.
Respondendo sua pergunta eu tirei esta 'mudinha' só com raiz. É um enraizamento bem pequeno...Pena não ter tirado uma foto.
Voce falou em fazer uma mini-estufa com o vaso...como seria isso?
Quanto tempo voces acreitam que leve para esta muda atingot um estado para eu pensar em fazer um Bonsai? 1 ano, 2 anos ou mais?
Obrigado |
|
|
 |
Enio Uhelski
|
Enviada: Seg Ago 25, 2008 9:21 pm Assunto: |
|
|
Marcos, obrigado pela sua atenção.
Respondendo sua pergunta eu tirei esta 'mudinha' só com raiz. É um enraizamento bem pequeno...Pena não ter tirado uma foto.
Voce falou em fazer uma mini-estufa com o vaso...como seria isso?
Preciso reduzir o nr de galhos e folhas para ela pegar melhor?
Quanto tempo voces acreditam que leve para esta muda atingir um tamanho para eu pensar em fazer um Bonsai? 1 ano, 2 anos ou mais?
Obrigado |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Ago 25, 2008 11:49 pm Assunto: |
|
|
Enio,
eu não conheço essa terra enriquecida Aduplan, mas à primeira vista parece um substrato que vai compactar com muita facilidade; talvez fosse o caso de adicionar areia lavada grossa na proporção de 50%.
MAS agora que a mudinha já está neste vaso de barro você não deve mexer por agora.
Eu faria uma desfolha parcial, pois pelas fotos parece que a pitanguinha já sentiu o transplante...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 26, 2008 1:10 pm Assunto: |
|
|
Faça o que o amigo Édson disse uma desfolha parcial. Retire somente algumas folhas. Seria interessante usar algum enraizador. Se possuir utilize. A mini-estufa pode ser feita colocando quatro pedacinhos de madeira em volta do vaso e colocar uma sacola transparente dessas que os supermercados usam para embalar verduras, entende, passando como se você fosse embrulhar o vaso. Deixe um buraquinho para a rega. Coloque-a a meia sombra. Não deixe exposta ao sol diretamente. Agora não daqui uns 40 dias. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Enio Uhelski
|
Enviada: Ter Ago 26, 2008 6:44 pm Assunto: |
|
|
Marcos e Edson obrigado mais uma vez pelas orientações iniciais.
Sobre a mini-estufa: ficaria como uma capa de chuva para a planta? só que fechado nos quadro lados?
é isso?
Um abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 26, 2008 7:13 pm Assunto: |
|
|
Isso aí Enio. Como se fosse um guarda-chuva. Lembre-se de deixar a estufa nela até aparecer uma boa quantidade de brotos novos. Aí você vai cortando aos poucos o plástico, dia a dia, para ela se adaptar ao ambiente novamente. Se tiver dúvidas pode perguntar. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Enio Uhelski
|
Enviada: Ter Ago 26, 2008 9:59 pm Assunto: |
|
|
Seria assim?
ficou meio estranho....  |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 28, 2008 7:42 pm Assunto: |
|
|
Opa desculpe a demora. É isso aí camarada. Só não esqueça de regá-la. Espera ela se fortalecer. Tá aprendendo rápido. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|