FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mame Ulmus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Capasciuti

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2008 6:40 pm    Assunto: Mame Ulmus Responder com citação

Olá pessoal!

Abaixo uma foto do meu mame de Ulmus. Ele está com 10cm e 8 anos.

Levei hoje o dia todo praticamente para coloca-lo neste vaso. É que estava num maior e para desenvolver e ficou um pouco difícil colocar as raízes dentro do potinho. A ideia agora, e esperar ele se recuperar deste massacre (espero que se recupere, pois machucou muito as ráizes...) até arame nelas tive que colocar... e sangrou MUITO... é que ele estava com uma unica raiz grossa longa que se ramificava depois de uns 12cm... Bom, voltando a idéia... espero formar novas raízes ao longo desses 12 cm de raiz para poder cortar-la coloca-lo melhor posicionado no vaso e tb reduzir o tamanho do vaso

Bom, esta aí o resultado, espero que gostem e tb aguardo comentários.

Abraços!!

Editado pela última vez por Capasciuti em Sáb Out 25, 2008 7:23 pm; num total de 3 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2008 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

A volksWagen tá pagando o merchandising?

Por que você não podou as raizes?
Me parece um contrasenso, trocar de vaso para fazer a poda de raizes depois?
Capasciuti

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2008 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

dori escreveu:
A volksWagen tá pagando o merchandising?

Por que você não podou as raizes?
Me parece um contrasenso, trocar de vaso para fazer a poda de raizes depois?

Me "desculpe" pela Volkswagem, não sabia que não podia... e que era a unica coisa que tinha para comparar o tamanho... mas já tá resolvido Wink

Seguinte, como expliquei lá em cima, não cortei a raiz grossa. Porque? Dela saiam todas as outras e havia apenas um pequeno enraizamento perto da base do tronco. Por isso fiquei com medo de cortar a raiz grossa e esperar que a arvore reagisse somente com o pequeno enraizamento. Fiz sim poda de raizes, porém essas que podei eram as "pontas" desta unica raiz grossa que citou, entende?...

Abraço!
dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2008 7:40 pm    Assunto: Responder com citação

Não é que não possa, é desnecessário.
mas a logo VW tava aparecendo mais que a árvore.
como referência de tamanho ficou bem melhor assim.
Em todo caso, eu penso que seria melhor ter podado a raiz. uma redução pela metade dessa raiz grossa já iria estimular o crescimento de novas raizes secundárias.
No caso do Ulmus então, acredito que uma poda radical da raiz grossa poderia ser feita.

a árvore tá linda. Parabéns, um dia ainda faço um mame!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2008 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

Capasciuti eu gostei do seu ulmus, tá bem legal Very Happy .
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 4:05 pm    Assunto: Responder com citação

Capasciuti,
acho que você deveria ter feito uma redução da massa foliar (poda ou desfolha) quando fez o transplante.
Mesmo que não tenha havido redução de raízes, o fato da intervenção haver demorado contribui muito para o stress da planta...
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 4:50 pm    Assunto: Responder com citação

Capasciuti,

gostei do teu "Mame Ulmus". Parabéns!

Vc não tem nada com que se preocupar: Postou em "Minha Árvore e Sua Opinião".

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 5:54 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Capasciuti, o estilo HOKIDASHI, ou escova (erroneamente chamado vassoura), é um dos mais dificeis e intricados para ser desenvolvido, mas, em contrapartida, é um dos mais bonitos, depois de pronto. Very Happy

Sua planta tem um bom encaminhamento nesse sentido. Inicialmente, voce tem duas opções:

1) formar primeiro a copa

2) formar primeiro o nebari.

Escolhendo qualquer dessas duas para reiniciar sua planta, vc deverá ter em mente que, ao final, terá um bonsai shohin, e não mame. Isso por que MAME, em japonês, significa "semente". Logo, é um termo pouco usado naquele país (eles preferem usar mini bonsai), para designar as plantas com tamanhos reduzidos. O seu, então, poderia estar inclusive inscrito no concurso promovido pelo atelier. Very Happy

Mas vamos aos fatos, digo, às dicas. Para forma a copa, deverá desfolhar toda a planta, selecionar tres galhos que estejam brotando no topo do tronco, e com eles, formar uma nova estrutura de galhos. Veja a imagem sugerida:

Observe que a distribuição da copa acontece na parte superior dos tres principais galhos escolhidos. O vaso para a planta deverá ter bordas mais baixas, e a arvore deverá ser plantada mais ao centro tambem. Very Happy

O link abaixo traz uma mostra de uma sequencia possível de ser trabalhada, partindo do material que vc tem em mãos, para finalizar conforme descrevi acima:

http://www.bonsaiprimer.com/styles/broom/broom.html

Aliás, esse site é um dos melhores, em minha opinião, pois traz uma série de outras ótimas dicas de formação de bonsa, em outros estilos tambem, com desenhos bem detalhados. Wink

Na aba flutuante existente no site, clique em "general index", podendo então clicar em qualquer dos elementos sugeridos na pagina que irá abrir, para aprender sobre qualquer tipo de desenvolvimento e trabalho a ser executado, não só em sua planta, mas em qualquer outro material que vc tenha disponível. Very Happy

Na página abaixo, a continuação dos seu trabalho, desta vez visando a formação do nebari:

http://www.bonsaiprimer.com/roots/roots.html

Observando que o melhor nebari é o radial, isto é, aquele em que as raízes estarão distribuidas em volta de todo o tronco da planta, ficando com sua parte superior à vista, sobre o solo do vaso. Very Happy

Em uma revista de bonsai espanhola, Bonsai Pasion, há dicas de como formar um ótimo nebari a partir de um recurso simples: alporquia. Ao proceder a um anelamento na parte mais baixa do caule de sua planta, fazendo no local um alporque, isso irá propiciar o surgimento de diversas novas raízes, dentre as quais vc irá poder selecionar as melhores, mais vigorosas e firmes, e que estejam dentro da distribuição correta, eliminando as que não se enquadrarem nesse perfil. Very Happy

Claro que após isso feito, deverá cortar o restante do caule que ficar abaixo do novo nebari, firmando este sobre um cepo (uma tabua cortada redonda/circular), enterrando todo o conjunto, até que as raízes adquiram firmeza de sustentação e possa ser retirado o cepo, se até lá não tiver apodrecido, é claro. Rolling Eyes

Obviamente, para que esse trabalho surta melhor efeito (tanto o de formação de copa quanto o de nebari), é aconselhável replantar a arvore em uma bacia de tamanho grande, perfurada na lateral e no fundo, contendo substrato drenante. Tal bacia deverá ficar em local arejado, suspensa (não enconstando no chão, solo ou bancada), de maneira a permitir uma boa ventilação nas raízes. Very Happy

A bacia é bem melhor para trabalhar do que o escorredor, pois este é limitador de desenvolvimento, no caso da formação do nebari. Rolling Eyes

Bem, espero que minhas dicas e sugestões possam, de alguma forma, ajudá-lo. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Capasciuti

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

obigado a todos pelos comentários!

nickyfury, isso é uma aula, heheh quanto de devo?! Shocked

E eu que achava que meu ulmus estava no caminho (quase pronto, heheh)...

Uma duvida... para formação do nebari, vou precisar desfolhar tb, certo? Pois no momento isso é o que mais me incomoda. O sistema radicular desta planta esta horrivel! preciso melhorar isso. Vou fazer o anel e plantar na bacia, antes de mecher na copa.

O site que vc me passou é muito bom mesmo! Obrigado!! Me deu até uma idéia do que fazer com um acer que tenho aqui... vou fazer o corte em "V" igualzinho o de lá... vou fazer isso e posto o desenvolvimento em outro tópico e espero contar com sua ajuda, blz?

Já estou indo agora cortar as plantas, hehehe

Abraços a todos!!!
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

Capasciuti,

gostei da aula informativa e orientadora do nicky, merecendo meu reconhecimento de sua capacidade de transmitir e fácil de ser assimilada.
O importante é vc continuar a postar para que possamos acompanhar todos os procedimentos por vc praticados.

Um abraço - Ivanil
-Admiramos os preceitos por causa dos mestres.(Oliver W. Holmes)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Capasciuti

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Ivanil!!!

Com certeza irei postar sim. Somente em outro tópico pois irei começar num acer.

Nick, uma dúvida: A planta suporta os dois processos de uma só vez (estou falando de um Acer Palmatum Deshojo)?

O alporque para a formação do Nebari será enterrado ou será feito como alporque "normal"?

Vou fazer como esta no site que vc me informou, ou seja o "V", vou utilizar como cicatrizate clara de ovo... será que ela funciona para este fim?

Abraços!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 12:30 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Aconselho vc escolher o que fazer primeiro, para não estressar sua planta. Geralmente, quando temos o tronco pronto, inicia-se a construção do nebari, vez que a copa poderá sempre ser formada a qualquer tempo, ok? Very Happy

Mas nada impede que vc faça antes a estruturação aerea inicial, vez que a finalização dela só poderá vir a ser concluída após a construção do nebari. Mas faça um de cada vez, com calma e paciência, para não perder nada pelo caminho. Wink

Quanto ao cicatrizante, eu prefiro usar a pasta japonesa tradicional. Alguns sites comerciais, nacionais, disponibilizam uma pasta similar, a preços mais em conta que o material importado. Em minha opinião, é prefirivel sempre usar a nacional do que fazer uso de produtos alternativos, que por melhores que a "opinião pública" receite, nunca serão tão bons como o remédio verdadeiro. Rolling Eyes Rolling Eyes

Além disso, compensa gastar um pouquinho a mais para ter uma resposta melhor e mais rápida em termos de recuperação, principalmente quando se aplica cortes radicais ou de diametro razoavelmente grande numa planta. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Capasciuti

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 11:15 am    Assunto: Responder com citação

Nicky, mais uma vez obrigado!

Comprei um cicatrizante da Biofert... selou legal.

Vou postar o resultado da "arte" Rolling Eyes em outro tópico assim que tiver uma folga do trabalho.

Abraços!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: