|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 12:08 pm Assunto: Arz021 - Pitanga |
|
|
Essa pitanga meu pai encontrou sobre rochas, em pleno sol, ou seja, pra mim ja é um bonsai.
Cortei alguns galhos q julguei mal posicionados, agora espero a experiencia de vocês antes de intervir novamente.

Editado pela última vez por Arzivenko em Qua Fev 10, 2010 12:51 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 1:16 pm Assunto: |
|
|
Essa realmente é um belo achado.
linda árvore.
deixa ela descansar por um bom periodo, depois pensa no que fazer. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 9:35 pm Assunto: |
|
|
Longe do sol e muita água diariamente. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 8:21 am Assunto: |
|
|
Faça uma redução no tamanho dos galhos para obter uma melhor ramificação e densificação. Além disto ela vai recuperar melhor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 9:04 am Assunto: bonsai |
|
|
Observando a penultima foto, há um galho que cresce reto, em discordância com os demais, inclusive por nascer entre dois ótimos galhos. Aconselho eliminar, via corte rente, de forma a harmonizar melhor o conjunto.
Considerei a segunda foto como a melhor frente. Isso posto, se aceitar minha modesta sugestão acima, arame o galho da direita, abaixando-o um pouco mais para equilibrar a estrutura aerea. Com rega, boa adubação e cuidados, em pouco tempo terá um lindo bonsai dessa variedade de mirtacea.
Lembre-se apenas de proceder a uma desfolha parcial (eliminando as folhas maiores e mantendo apenas as brotações mais recentes), de forma a poder visualizar melhor a estrutura de galhos e, assim, poder cortar fora o que não irá servir para a composição. O estilo, aqui, é o tronco duplo. Galhos compridos e brotações longas tambem devem ser eliminadas, visando a densificação da massa verde.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Nov 10, 2008 7:06 am Assunto: |
|
|
Belo exemplar.....só fazer algumas podas e um vaso bom vai ser um lindo bonsai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 10, 2008 11:29 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas sugestões, muito úteis.
De fato, a segunda foto é a frente que escolhi, o galho maior (na esquerda, primeira foto) eu ja dei uma reduzida, de maneira a adensar a copa, agora quero agir com cautela, pois ja considero este o meu melhor bonsai.
Aliás, fiz 700km com ele dentro de uma caixa termica, e chegou são e salvo em casa, nem se ressentiu, acho que os anos crescendo sobre as pedras deram uma boa resistência a ele.
abraços. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 15, 2008 7:54 am Assunto: |
|
|
Pessoal, esta é minha planta mais avançada, e espero que possam me dar idéias sobre ela, como sou novato, tenho receio de fazer algo errado.
 |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Nov 15, 2008 3:56 pm Assunto: |
|
|
Muito linda sua Pitangueira.
|Parabéns pelo achado...
Acho que ela já está bem formada com galhos principais. Precisará de uma boa ramificação secundária e terciária, com isso a folhagem ficará bem uniforme e densa.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 10:06 am Assunto: |
|
|
to achando ela com as folhas meio murchas, mas tenho feito regas frequentes, e ela só pega sol pela manhã.
o que posso estar fazendo de errado? |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 12:07 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko,
Parebens pelo achado, como os amigos já disseram, sua pitanga promete um belo bonsai.
tem quanto tempo que vc coletou sua planta?
acho q é cedo pra ela tomar sol, tendo em vista a desidratação das folhas,
acho tb que vc deve regala só quando a terra estiver ligeira mente seca ao toque. assim, como as raizes não estão absorvendo agua dificulta que estas apodreçam.
borrife as folhas sempre que possivel.
e não se precipite, msm se ela perder toodas as folhas(o q é normal apos a coleta, dependendo da quantidade de raiz que ficou na planta) ha ainda uma boa chance que ela se recupere.
boa sorte com sua planta
abraços aos amigos do forum
e
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 12:43 pm Assunto: |
|
|
ja faz quase 1 mês q coletei, vou continuar prestando atençao nela, eh uma das minhas preferidas e n quero perdê-la, por isso da minha preocupaçao, obrigado ! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 29, 2008 7:51 am Assunto: |
|
|
Tentei colocar a pitanga no sol, mas logo se ressentiu, continua a plena sombra, e está demorando bastante pra emitir brotação. Pelo menos está bem saudável e não perdeu as folhas. Agora é esperar.
 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Dez 29, 2008 12:50 pm Assunto: |
|
|
Deixa ela quietinha na sombra...não tenha pressa, lembre-se das regras do bonsaísta....paciência.
Ela só não vai sentir o sol quando tiver muitas raízes. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jan 03, 2009 6:51 pm Assunto: bonsai |
|
|
Arzivenko, a pitangueira é uma planta nativa. Isso significa que ela responde a um melhor cultivo quando mantida dentro de condições o mais próximas possível das mesmas que teria se estivesse crescendo livremente no campo: sol pleno, chuva, vento, granizo, frio, calor.
Se teimamos em alterar essa caracteristica da planta, é natural que ela responda com brotações fragilizadas, emitindo folhas maiores e retardando seu crescimento, que deixa de ser vigoroso e passa a ser desregrado, lento até.
Geralmente, quando retiramos uma planta qualquer da sombra e a expomos ao sol, é natural que perca folhas, e que uma nova brotação venha a compor os galhos, substituindo a anterior. Aliás, esse processo voce mesmo poderá estar fazendo, ao aplicar uma desfolha parcial (mantenha apenas as folhinhas mais novas e menores, retirando todas as outras). Lembrando que por ser uma nativa, deverá receber pouca agua na rega, de maneira a evitar um encharcamento do solo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|