| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 12:08 pm Assunto: Arz021 - Pitanga |
|
|
Essa pitanga meu pai encontrou sobre rochas, em pleno sol, ou seja, pra mim ja é um bonsai.
Cortei alguns galhos q julguei mal posicionados, agora espero a experiencia de vocês antes de intervir novamente.

Editado pela última vez por Arzivenko em Qua Fev 10, 2010 12:51 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 1:16 pm Assunto: |
|
|
Essa realmente é um belo achado.
linda árvore.
deixa ela descansar por um bom periodo, depois pensa no que fazer. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 9:35 pm Assunto: |
|
|
Longe do sol e muita água diariamente. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 8:21 am Assunto: |
|
|
Faça uma redução no tamanho dos galhos para obter uma melhor ramificação e densificação. Além disto ela vai recuperar melhor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 9:04 am Assunto: bonsai |
|
|
Observando a penultima foto, há um galho que cresce reto, em discordância com os demais, inclusive por nascer entre dois ótimos galhos. Aconselho eliminar, via corte rente, de forma a harmonizar melhor o conjunto.
Considerei a segunda foto como a melhor frente. Isso posto, se aceitar minha modesta sugestão acima, arame o galho da direita, abaixando-o um pouco mais para equilibrar a estrutura aerea. Com rega, boa adubação e cuidados, em pouco tempo terá um lindo bonsai dessa variedade de mirtacea.
Lembre-se apenas de proceder a uma desfolha parcial (eliminando as folhas maiores e mantendo apenas as brotações mais recentes), de forma a poder visualizar melhor a estrutura de galhos e, assim, poder cortar fora o que não irá servir para a composição. O estilo, aqui, é o tronco duplo. Galhos compridos e brotações longas tambem devem ser eliminadas, visando a densificação da massa verde.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Nov 10, 2008 7:06 am Assunto: |
|
|
Belo exemplar.....só fazer algumas podas e um vaso bom vai ser um lindo bonsai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 10, 2008 11:29 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas sugestões, muito úteis.
De fato, a segunda foto é a frente que escolhi, o galho maior (na esquerda, primeira foto) eu ja dei uma reduzida, de maneira a adensar a copa, agora quero agir com cautela, pois ja considero este o meu melhor bonsai.
Aliás, fiz 700km com ele dentro de uma caixa termica, e chegou são e salvo em casa, nem se ressentiu, acho que os anos crescendo sobre as pedras deram uma boa resistência a ele.
abraços. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 15, 2008 7:54 am Assunto: |
|
|
Pessoal, esta é minha planta mais avançada, e espero que possam me dar idéias sobre ela, como sou novato, tenho receio de fazer algo errado.
 |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Nov 15, 2008 3:56 pm Assunto: |
|
|
Muito linda sua Pitangueira.
|Parabéns pelo achado...
Acho que ela já está bem formada com galhos principais. Precisará de uma boa ramificação secundária e terciária, com isso a folhagem ficará bem uniforme e densa.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 10:06 am Assunto: |
|
|
to achando ela com as folhas meio murchas, mas tenho feito regas frequentes, e ela só pega sol pela manhã.
o que posso estar fazendo de errado? |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 12:07 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko,
Parebens pelo achado, como os amigos já disseram, sua pitanga promete um belo bonsai.
tem quanto tempo que vc coletou sua planta?
acho q é cedo pra ela tomar sol, tendo em vista a desidratação das folhas,
acho tb que vc deve regala só quando a terra estiver ligeira mente seca ao toque. assim, como as raizes não estão absorvendo agua dificulta que estas apodreçam.
borrife as folhas sempre que possivel.
e não se precipite, msm se ela perder toodas as folhas(o q é normal apos a coleta, dependendo da quantidade de raiz que ficou na planta) ha ainda uma boa chance que ela se recupere.
boa sorte com sua planta
abraços aos amigos do forum
e
t+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Nov 30, 2008 12:43 pm Assunto: |
|
|
| ja faz quase 1 mês q coletei, vou continuar prestando atençao nela, eh uma das minhas preferidas e n quero perdê-la, por isso da minha preocupaçao, obrigado ! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 29, 2008 7:51 am Assunto: |
|
|
Tentei colocar a pitanga no sol, mas logo se ressentiu, continua a plena sombra, e está demorando bastante pra emitir brotação. Pelo menos está bem saudável e não perdeu as folhas. Agora é esperar.
 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Dez 29, 2008 12:50 pm Assunto: |
|
|
Deixa ela quietinha na sombra...não tenha pressa, lembre-se das regras do bonsaísta....paciência.
Ela só não vai sentir o sol quando tiver muitas raízes. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jan 03, 2009 6:51 pm Assunto: bonsai |
|
|
Arzivenko, a pitangueira é uma planta nativa. Isso significa que ela responde a um melhor cultivo quando mantida dentro de condições o mais próximas possível das mesmas que teria se estivesse crescendo livremente no campo: sol pleno, chuva, vento, granizo, frio, calor.
Se teimamos em alterar essa caracteristica da planta, é natural que ela responda com brotações fragilizadas, emitindo folhas maiores e retardando seu crescimento, que deixa de ser vigoroso e passa a ser desregrado, lento até.
Geralmente, quando retiramos uma planta qualquer da sombra e a expomos ao sol, é natural que perca folhas, e que uma nova brotação venha a compor os galhos, substituindo a anterior. Aliás, esse processo voce mesmo poderá estar fazendo, ao aplicar uma desfolha parcial (mantenha apenas as folhinhas mais novas e menores, retirando todas as outras). Lembrando que por ser uma nativa, deverá receber pouca agua na rega, de maneira a evitar um encharcamento do solo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|