|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 3:40 pm Assunto: Trabalho em jabuticabeira |
|
|
Ola,
estou postando esta jabu que ja esta trabalhada para criticas e sugestoes para trabalhos futuros nela... faz 2 meses que fizemos este trabalho nela.
obrigado.
 _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 5:21 pm Assunto: |
|
|
Nivorley,
fizeste bem a redução. Tenho uma Jabu muitíssimo parecida com essa sua!!
Sucesso!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Nov 07, 2008 9:09 pm Assunto: |
|
|
A redução ficou legal. Também tem ótimos galhos que já foram aramados está muito bem encaminhada. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 10:50 am Assunto: |
|
|
Oi Nivorlei parabéns pela jabuti!!
Bela brotação heim !! Qual a mistura utilizada neste substrato ? _________________ Franciane |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 12:35 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado Edson, Marcos e Franciane!
Esta planta foi trabalhada com a ajuda do amigo Gerson Araldi, e tem parte do substrato que ele mesmo produz, parte de pedrisco e cacos de telha e um pouco de terra com bastante materia organica.
Abraços _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 5:20 pm Assunto: |
|
|
Essa Jabu parece demais com o do amigo Charles. Vou ver se acho a postagem. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 09, 2008 8:41 pm Assunto: bonsai |
|
|
Nivorley, o termo "conicidade invertida" traduz o fato de que, em determinadas plantas, a base geralmente é mais fina que o centro ou a parte apical. No caso da sua jabu, percebe-se essa incorreção na junção próxima ao galho que sai à direita. Seria, talvez, o caso de se eliminar todo o material a partir dessa junção, escolhendo justamente esse galho para com ele formar a estruturação futura de seu bonsai, corrigindo dessa maneira a conicidade.
Claro está que, se for apenas uma má visualização, vez que com um reposicionamento da planta, digamos, virando-a um pouco para a esquerda ou para a direita, tal problema inexistir, então naõ há que se corrigir nada como descrevi.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcelo Trindade
Registrado: 14/08/08 Mensagens: 27 Localização: Petrópolis - RJ
|
Enviada: Seg Nov 10, 2008 12:17 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Eu tenho uma Jabuticaba que também tem a conicidade invertida. Parecia que daria um "tronco duplo" quando estava na lata,mas abaixo da bifurcação o tronco se afunila no sentido inverso ao que desejaríamos. Pode ser que tenha sido obtida por alporquia nesse ponto. Minha questão é a seguinte: Uma alternativa ao recomeço através de uma poda radical, no caso em que se quer preservar a estrutura dos troncos que está acima de "defeito". não pode ser o cultivo por alguns anos em escorredor/mamadeira? Não seria uma opção?
Abraços,
Marcelo
PS: Ao comprar muda de jabuticaba é sempre bom tentar verificar como está o nebari, que em geral fica enterrado junto com parte do troco... |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 10, 2008 10:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Nivorley
fico contente que ela tenha se recuperado bem, pois como a maioria das mudas de viveiro a terra esta muito compactada, com poucas capilar, por isso decidimos ir trocando o substrato 1/3 de cada vez.
Amigo Nick, como muito bem observado esta planta realmente em determinada posição tem uma leve conicidade invertida, no dia em que o Nivorley trabalhou ela nos escolhemos a frente em que aparece menos este "defeitinho" não sei agora se é a mesma frente da foto mas acho que não, mas de qualquer forma o Nivorley pode nos confirmar.
Caro Marcelo
Acho bastante difícil corrigir este problema com escorredor e mamadeira, porque geralmente ema vai engrossar mas a conicidade invertida vai continuiar, apenas vai estar maior, a não ser que se consiga um galho de sacrifício abraixo do ponto da conicidade invertida para engrossar mais embaixo, mas mesmo assim acho bastante difícil corrigir. De quaquer forma a decisão final é sua.
Este problema de conicidade invertida acho que deve ser um dos primeiros itens a ser analisado na aquisição de uma muda pois como disse a cima é muito difícil de corrigir, (uma opção é trabalhar com shari neste ponto para corrigir, mas nem todos os estilos e plantas aceitam este trabalho.
Um grande abraço a todos
E desejo sucesso a amigo Nivorley com esta Jabu.
Gerson _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Nov 11, 2008 10:30 am Assunto: bonsai |
|
|
Como bem escreveu o bonsaista Gerson Araldi, a conicidade é um problemão, dependendo da espécie. Se fosse um ficus ou um acer, ou qualquer outra planta que aceitasse enxertia, isso poderia ser mais facilmente resolvido, sem implicar, necessariamente, em perda material por poda radical.
No entanto, até onde sei, não há que se falar em enxertia em jabu. Acredito que, embora possa ser até tentado uma enxertia de galho, com relativo sucesso, não se aplicaria ao caso, pois seria necessário um enxertia por transfixação ou travessia, para corrir. O shari, é claro, em se tratando de uma frutifera como a jabu, está, desde logo, dispensado.
No caso dessa planta, em particular, acredito que a melhor saída seja a que indiquei. É algo chato, as vezes, termos que partir para uma radicalização nesses termos, mas infelizmente nem sempre poderemos corrigir esse "defeito visual" de outra maneira.
De qualquer forma, é escolher com mais critério a próxima, para não cair no mesmo erro. A não ser, claro, que se pretenda isso mesmo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 12, 2008 9:06 am Assunto: |
|
|
realmente ela tem esse defeito.
Mas como ja disse meu amigo Gerson, dependendo do angulo de visão esse defeito fica imperceptivel.
Quando fiz estas fotos estava mais intencionado em mostrar sua recuperação e nao me atentei para este detalhe da conicidade invertida.
Mas talvez o melhor caminho seja realmente o que o amigo Nicky comentou, pois reposicionando a planta para "esconder" a conicidade talvez nao fique com uma boa frente.
vou fazer outra foto da frente e posto pra analisarmos..
Abraços. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 10, 2008 11:03 am Assunto: |
|
|
Olá a todos..
Tirei fotos de duas posiveis frentes, que disfarcariam o problema da conicidade invertida, e gostaria da opinião dos colegas quanto a este problema e também quanto a essa nova brotação, sera que ja é tempo de escolher os brotos que ficarão... tem pontos de onde saem até tres brotos bem juntinhos.... ja poderia escolher um e tirar os outros , o que acham?
abraços.
Nivorley _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Dez 11, 2008 10:37 am Assunto: |
|
|
Nivorley,
nestas últimas fotos de fato o problema da conicidade inversa foi disfarçado, mas desta forma, perdeu-se o bom movimento do tronco...
Vou propor duas questões para discussão; os amigos mais experientes poderiam opinar..
1 - enrolar um arame na parte fina mais ou menos como se fosse aramar. O represamento da seiva faria engrossar o tronco? Funciona bem com o Ficus... O inconveniente são as marcas que demoram a sumir...
2 - A jabuticabeira tem brotação vigorosa, inclusive embaixo. Galhos de sacrifício não fariam o tronco engrossar?
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|