FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Trabalho em jabuticabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 3:40 pm    Assunto: Trabalho em jabuticabeira Responder com citação

Ola,
estou postando esta jabu que ja esta trabalhada para criticas e sugestoes para trabalhos futuros nela... faz 2 meses que fizemos este trabalho nela.
obrigado.

edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 5:21 pm    Assunto: Responder com citação

Nivorley,
fizeste bem a redução. Tenho uma Jabu muitíssimo parecida com essa sua!!
Sucesso!
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

A redução ficou legal. Também tem ótimos galhos que já foram aramados está muito bem encaminhada.
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 10:50 am    Assunto: Responder com citação

Oi Nivorlei parabéns pela jabuti!!

Bela brotação heim !! Qual a mistura utilizada neste substrato ?
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 12:35 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado Edson, Marcos e Franciane!
Esta planta foi trabalhada com a ajuda do amigo Gerson Araldi, e tem parte do substrato que ele mesmo produz, parte de pedrisco e cacos de telha e um pouco de terra com bastante materia organica.
Abraços
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

Essa Jabu parece demais com o do amigo Charles. Vou ver se acho a postagem.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 8:41 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nivorley, o termo "conicidade invertida" traduz o fato de que, em determinadas plantas, a base geralmente é mais fina que o centro ou a parte apical. No caso da sua jabu, percebe-se essa incorreção na junção próxima ao galho que sai à direita. Seria, talvez, o caso de se eliminar todo o material a partir dessa junção, escolhendo justamente esse galho para com ele formar a estruturação futura de seu bonsai, corrigindo dessa maneira a conicidade. Very Happy

Claro está que, se for apenas uma má visualização, vez que com um reposicionamento da planta, digamos, virando-a um pouco para a esquerda ou para a direita, tal problema inexistir, então naõ há que se corrigir nada como descrevi. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcelo Trindade

MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2008 12:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,
Eu tenho uma Jabuticaba que também tem a conicidade invertida. Parecia que daria um "tronco duplo" quando estava na lata,mas abaixo da bifurcação o tronco se afunila no sentido inverso ao que desejaríamos. Pode ser que tenha sido obtida por alporquia nesse ponto. Minha questão é a seguinte: Uma alternativa ao recomeço através de uma poda radical, no caso em que se quer preservar a estrutura dos troncos que está acima de "defeito". não pode ser o cultivo por alguns anos em escorredor/mamadeira? Não seria uma opção?

Abraços,
Marcelo

PS: Ao comprar muda de jabuticaba é sempre bom tentar verificar como está o nebari, que em geral fica enterrado junto com parte do troco...
araldi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 10, 2008 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nivorley

fico contente que ela tenha se recuperado bem, pois como a maioria das mudas de viveiro a terra esta muito compactada, com poucas capilar, por isso decidimos ir trocando o substrato 1/3 de cada vez.

Amigo Nick, como muito bem observado esta planta realmente em determinada posição tem uma leve conicidade invertida, no dia em que o Nivorley trabalhou ela nos escolhemos a frente em que aparece menos este "defeitinho" não sei agora se é a mesma frente da foto mas acho que não, mas de qualquer forma o Nivorley pode nos confirmar.

Caro Marcelo

Acho bastante difícil corrigir este problema com escorredor e mamadeira, porque geralmente ema vai engrossar mas a conicidade invertida vai continuiar, apenas vai estar maior, a não ser que se consiga um galho de sacrifício abraixo do ponto da conicidade invertida para engrossar mais embaixo, mas mesmo assim acho bastante difícil corrigir. De quaquer forma a decisão final é sua.

Este problema de conicidade invertida acho que deve ser um dos primeiros itens a ser analisado na aquisição de uma muda pois como disse a cima é muito difícil de corrigir, (uma opção é trabalhar com shari neste ponto para corrigir, mas nem todos os estilos e plantas aceitam este trabalho.

Um grande abraço a todos

E desejo sucesso a amigo Nivorley com esta Jabu.

Gerson
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 11, 2008 10:30 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Como bem escreveu o bonsaista Gerson Araldi, a conicidade é um problemão, dependendo da espécie. Se fosse um ficus ou um acer, ou qualquer outra planta que aceitasse enxertia, isso poderia ser mais facilmente resolvido, sem implicar, necessariamente, em perda material por poda radical. Very Happy

No entanto, até onde sei, não há que se falar em enxertia em jabu. Acredito que, embora possa ser até tentado uma enxertia de galho, com relativo sucesso, não se aplicaria ao caso, pois seria necessário um enxertia por transfixação ou travessia, para corrir. O shari, é claro, em se tratando de uma frutifera como a jabu, está, desde logo, dispensado. Rolling Eyes

No caso dessa planta, em particular, acredito que a melhor saída seja a que indiquei. É algo chato, as vezes, termos que partir para uma radicalização nesses termos, mas infelizmente nem sempre poderemos corrigir esse "defeito visual" de outra maneira. Rolling Eyes

De qualquer forma, é escolher com mais critério a próxima, para não cair no mesmo erro. A não ser, claro, que se pretenda isso mesmo. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 12, 2008 9:06 am    Assunto: Responder com citação

realmente ela tem esse defeito.
Mas como ja disse meu amigo Gerson, dependendo do angulo de visão esse defeito fica imperceptivel.
Quando fiz estas fotos estava mais intencionado em mostrar sua recuperação e nao me atentei para este detalhe da conicidade invertida.
Mas talvez o melhor caminho seja realmente o que o amigo Nicky comentou, pois reposicionando a planta para "esconder" a conicidade talvez nao fique com uma boa frente.
vou fazer outra foto da frente e posto pra analisarmos..
Abraços.
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 10, 2008 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Olá a todos..
Tirei fotos de duas posiveis frentes, que disfarcariam o problema da conicidade invertida, e gostaria da opinião dos colegas quanto a este problema e também quanto a essa nova brotação, sera que ja é tempo de escolher os brotos que ficarão... tem pontos de onde saem até tres brotos bem juntinhos.... ja poderia escolher um e tirar os outros , o que acham?

abraços.
Nivorley
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 11, 2008 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Nivorley,
nestas últimas fotos de fato o problema da conicidade inversa foi disfarçado, mas desta forma, perdeu-se o bom movimento do tronco...
Vou propor duas questões para discussão; os amigos mais experientes poderiam opinar..

1 - enrolar um arame na parte fina mais ou menos como se fosse aramar. O represamento da seiva faria engrossar o tronco? Funciona bem com o Ficus... O inconveniente são as marcas que demoram a sumir...
2 - A jabuticabeira tem brotação vigorosa, inclusive embaixo. Galhos de sacrifício não fariam o tronco engrossar?

Abraço.
Edson.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: