FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jin - Dúvidas!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ercs123

MensagemEnviada: Sáb Jul 09, 2005 10:52 pm    Assunto: Jin - Dúvidas! Responder com citação

Olá a todos!

Estou querendo aprender mais sobre a tecnica do Jin.

1) Pode aramar o Jin?
2) Como faço para deixar o Jin bem conservado? É necessario aplicar algum produto.
3) Tem algum site na Web, onde poderia encontrar mais informações sobre o Jin

Abraços.

Ercs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2005 9:29 am    Assunto: Re: Jin - Dúvidas! Responder com citação

Olá Ercs,

Vamos por partes:

1 - A resposta é sim, pode-se aramar o trabalho de Jin, para se direcionar o galho para o local certo quando o mesmo se encontra fora da estrutura da arvore. Essa técnica é muito utilizada pelo Eduardo Mizuno.

2 - Uma fórmula que utilizo é a seguinte para conservação tanto de Jin como de Shari: Você irá misturar em um litro de água 70 gramas de cal virgem (lembre-se, nao utilize cal comum, e sim a cal virgem), ai você deve ferver durante um tempinho, e com uma colher de madeira ou alguma de sua preferencia, vá quebrando as bolinhas de cal virgem que se depositam no fundo (se isso nao ocorrer deixe essa etapa). Quando a mistura estiver mais homogenea acrescente 80 gramas de enxofre em pó (facilmente encontrado), e deixe a mistura ferver até ela ficar com um tom vermelho-amarelada, ou até o cheiro ficar insuportável (uhaeeahuea brincadeira). Depois de esfriada um pouco, peneire a mistura tirando todos os resíduos, e a coloque em um vidro de preferencia escuro. Em seguida quando fizer um Jin ou Shari é so pegar um pincel, chacoalhar a garrafa para misturar denovo o liquido, e aplicar na madeira morta.

3 - Arrumei alguns sites, alguns com receitas que diferem da de cima, mas cada um utiliza a sua aqui vao eles:

http://inema.com.br/mat/idmat001978.htm

http://nativosdonordeste.z6.com.br/estetica_do_bonsai.htm

http://www.chinitarte.com/envelhecimento.html

Espero que tenha sanado suas dúvidas. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2005 9:40 am    Assunto: Responder com citação

Ercs, eu tb gosto de aramar os gins mais fininhos, dá pra dar umas torcidas e fzer uns movimentos bem legais, mas tb não pode ser feito em qualquer planta, nem todas têm sua madeira flexível, eu costumo fazer isso no Pinheiro Negro, na Caliandra e no Shimpaku.
Quanto à calda para conservação (Calda Sulfocáustica ou Lime Sulfor), o Ilex já disse tudo, vc deve passá-la com cuidado pra não deixar escorrer no solo do bonsai, pois pode causar danos às raízes e tem que passar algumas vezes pra obter uma boa impermeabilização e um bom clareamento na madeira.
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ercs123

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2005 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Illex e Marcos,

Este preparo, deve passar sempre no Jin, ou apenas uma unica vez?
Que tipo de lojas, que posso encontrar o enxofre e o cal virgem?

Obrigado!

Ass: Ercs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2005 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ercs,

Com o tempo a substancia vai saindo, entao quando notar isso passe novamente a mistura, mas demora um pouco ate isso ocorrer. Aqui em minha cidade acho enxofre em lojas para animais, pois ele tambem é utilizado para matar algumas enfermidades nos memso, a cal virgem voce encontra em materiais para construção. T+.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2005 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Ola a todos

É só para alertar que na aplicação destes produtos se devem usar sempre, Óculos de Protecção e luvas.

Bons trabalhos Wink

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2005 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ercs,

Nesse site aqui segue-se uma sequancia de trabalhos realizados com um Jacaré, nele mostra-se tecnicas de Jin, mas o mais interessante msm, é ver a evolução do trabalho e a visao dos artistas. Confiram ai galera, vale a pena. T+.

Aqui vai o site: http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*725884:f01

Abraços:

Illex
ercs123

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2005 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

AGRADECIMENTOS,

Obrigado a todos pela ajuda, principalmente ao Illex, que contribuiu bastante.

Um forte abraço...

ERCS
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 1:08 pm    Assunto: Detalhe Responder com citação

Só um pequeno detalhe: dizem que a panela que se utiliza para fazer essa mistura vai pras cucuias. Então, utilize uma que vc não vá sentir falta depois, ok?
Obs: Nunca fiz essa calda, apenas resolvi dizer porque foi o que me alertaram a respeito. Me corrijam se eu estiver errado.
Abraços,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ercs... tudo bem?

Se quiser simplificar a vida (eu faço assim), compre esse preparado pronto!
Há varios locais que o vendem pela internet e funciona bem.
O ultimo que comprei foi na Nipon Bonsai e custou R$ 5,50 mais frete, um frasco de 100ml, que dá prá muito tempo.
Estou gostando deste, mas fica a seu critério...

Também já fiz o lime sulphur (ou calda sulfocaustica, ou polisufurode cálcio) e te garanto que o trabalho não vale a pena (para mim).
Imagine o quanto vai gastar para comprar a cal, enxofre, talvez gaste gasolina, mais o tempo de preparo, panela, e...acima de tudo... ao fazê-lo, o fedor vai ser algo grandioso! Shocked

Caso voce faça jin's em madeiras pouco resistentes (bougainvillea é super frágil), o lime-sulphur não vai ser suficiente para preservá-la e, nestes casos, eu intercalo uma aplicação de vaselina líquida e outra de lime-sulphur, com intervalos em torno de 2 a 3 meses entre cada aplicação.

Boa sorte,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

UAU AMIGOS !!!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Estou com o Charles é preferível comprar pronto do que fazer.... O CHEIRO É INSUPORTÁVEL. Mad Mad Mad

Aqui em Niterói temos ao preço de R$ 5,00, creio ser muito barato pelo trabalho e cheiro que que é de matar.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: