| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
ercs123
|
Enviada: Sáb Jul 09, 2005 10:52 pm Assunto: Jin - Dúvidas! |
|
|
Olá a todos!
Estou querendo aprender mais sobre a tecnica do Jin.
1) Pode aramar o Jin?
2) Como faço para deixar o Jin bem conservado? É necessario aplicar algum produto.
3) Tem algum site na Web, onde poderia encontrar mais informações sobre o Jin
Abraços.
Ercs |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Jul 10, 2005 9:29 am Assunto: Re: Jin - Dúvidas! |
|
|
Olá Ercs,
Vamos por partes:
1 - A resposta é sim, pode-se aramar o trabalho de Jin, para se direcionar o galho para o local certo quando o mesmo se encontra fora da estrutura da arvore. Essa técnica é muito utilizada pelo Eduardo Mizuno.
2 - Uma fórmula que utilizo é a seguinte para conservação tanto de Jin como de Shari: Você irá misturar em um litro de água 70 gramas de cal virgem (lembre-se, nao utilize cal comum, e sim a cal virgem), ai você deve ferver durante um tempinho, e com uma colher de madeira ou alguma de sua preferencia, vá quebrando as bolinhas de cal virgem que se depositam no fundo (se isso nao ocorrer deixe essa etapa). Quando a mistura estiver mais homogenea acrescente 80 gramas de enxofre em pó (facilmente encontrado), e deixe a mistura ferver até ela ficar com um tom vermelho-amarelada, ou até o cheiro ficar insuportável (uhaeeahuea brincadeira). Depois de esfriada um pouco, peneire a mistura tirando todos os resíduos, e a coloque em um vidro de preferencia escuro. Em seguida quando fizer um Jin ou Shari é so pegar um pincel, chacoalhar a garrafa para misturar denovo o liquido, e aplicar na madeira morta.
3 - Arrumei alguns sites, alguns com receitas que diferem da de cima, mas cada um utiliza a sua aqui vao eles:
http://inema.com.br/mat/idmat001978.htm
http://nativosdonordeste.z6.com.br/estetica_do_bonsai.htm
http://www.chinitarte.com/envelhecimento.html
Espero que tenha sanado suas dúvidas. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Jul 10, 2005 9:40 am Assunto: |
|
|
Ercs, eu tb gosto de aramar os gins mais fininhos, dá pra dar umas torcidas e fzer uns movimentos bem legais, mas tb não pode ser feito em qualquer planta, nem todas têm sua madeira flexível, eu costumo fazer isso no Pinheiro Negro, na Caliandra e no Shimpaku.
Quanto à calda para conservação (Calda Sulfocáustica ou Lime Sulfor), o Ilex já disse tudo, vc deve passá-la com cuidado pra não deixar escorrer no solo do bonsai, pois pode causar danos às raízes e tem que passar algumas vezes pra obter uma boa impermeabilização e um bom clareamento na madeira.
Um abraço. |
|
|
 |
ercs123
|
Enviada: Dom Jul 10, 2005 12:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Illex e Marcos,
Este preparo, deve passar sempre no Jin, ou apenas uma unica vez?
Que tipo de lojas, que posso encontrar o enxofre e o cal virgem?
Obrigado!
Ass: Ercs |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Jul 10, 2005 12:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Ercs,
Com o tempo a substancia vai saindo, entao quando notar isso passe novamente a mistura, mas demora um pouco ate isso ocorrer. Aqui em minha cidade acho enxofre em lojas para animais, pois ele tambem é utilizado para matar algumas enfermidades nos memso, a cal virgem voce encontra em materiais para construção. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Jul 10, 2005 12:40 pm Assunto: |
|
|
Ola a todos
É só para alertar que na aplicação destes produtos se devem usar sempre, Óculos de Protecção e luvas.
Bons trabalhos
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 10, 2005 5:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Ercs,
Nesse site aqui segue-se uma sequancia de trabalhos realizados com um Jacaré, nele mostra-se tecnicas de Jin, mas o mais interessante msm, é ver a evolução do trabalho e a visao dos artistas. Confiram ai galera, vale a pena. T+.
Aqui vai o site: http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*725884:f01
Abraços:
Illex |
|
|
 |
ercs123
|
Enviada: Dom Jul 10, 2005 11:17 pm Assunto: |
|
|
AGRADECIMENTOS,
Obrigado a todos pela ajuda, principalmente ao Illex, que contribuiu bastante.
Um forte abraço...
ERCS |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 12, 2005 1:08 pm Assunto: Detalhe |
|
|
Só um pequeno detalhe: dizem que a panela que se utiliza para fazer essa mistura vai pras cucuias. Então, utilize uma que vc não vá sentir falta depois, ok?
Obs: Nunca fiz essa calda, apenas resolvi dizer porque foi o que me alertaram a respeito. Me corrijam se eu estiver errado.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Jul 12, 2005 1:22 pm Assunto: |
|
|
Oi Ercs... tudo bem?
Se quiser simplificar a vida (eu faço assim), compre esse preparado pronto!
Há varios locais que o vendem pela internet e funciona bem.
O ultimo que comprei foi na Nipon Bonsai e custou R$ 5,50 mais frete, um frasco de 100ml, que dá prá muito tempo.
Estou gostando deste, mas fica a seu critério...
Também já fiz o lime sulphur (ou calda sulfocaustica, ou polisufurode cálcio) e te garanto que o trabalho não vale a pena (para mim).
Imagine o quanto vai gastar para comprar a cal, enxofre, talvez gaste gasolina, mais o tempo de preparo, panela, e...acima de tudo... ao fazê-lo, o fedor vai ser algo grandioso!
Caso voce faça jin's em madeiras pouco resistentes (bougainvillea é super frágil), o lime-sulphur não vai ser suficiente para preservá-la e, nestes casos, eu intercalo uma aplicação de vaselina líquida e outra de lime-sulphur, com intervalos em torno de 2 a 3 meses entre cada aplicação.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jul 13, 2005 11:04 pm Assunto: |
|
|
UAU AMIGOS !!!!!!!!!!!!
Estou com o Charles é preferível comprar pronto do que fazer.... O CHEIRO É INSUPORTÁVEL.
Aqui em Niterói temos ao preço de R$ 5,00, creio ser muito barato pelo trabalho e cheiro que que é de matar.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
|