FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ginkgo biloba
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 02, 2009 9:18 pm    Assunto: Ginkgo biloba Responder com citação

Olá a todos

Este é o meu ginkgo que venho mexendo á uns tempos.
Tal como a grande maioria dos meus projectos/exemplares chegou até mim bem jovem, quase um palito... e aos poucos timidamente lá vai, mesmo como eu gosto...a saborear o "o caminho".

Ginkgo biloba 19-10-08

Ginkgo biloba 31-12-08

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

Castro, está muito bem encaminhado seu ginkgo biloba. É difícil encontrar exemplares de ginkgo com boa formação. Até porque ele não se deixa "dominar" muito fácil. Mas você está conseguindo a partir de um palito ter uma boa distribuição de galhos e com certeza saboreando este longo caminho, terás aí um lindo bonsai.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Pôxa Castro que bacana, este eu nunca tinha visto... muito legal mesmo.

Eu tenho um mas não com brotações tão baixas, esse teu ficou bem estruturado, o único incoveniente, se é que se pode se chamar assim, da ginkgo é o tamanho de suas folhas, que para mim são irreduzíveis, caso vc conheça alguma técnica tipo desfolha em tal época, me fale por favor.

Grande abraço e parabéns pelo caminho percorrido, nos mantenha atualizado amigo.

Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

oi galera acabei de comprar algumas sementes de Ginkgo biloba alguem sabe se é possivel germina-la e desenvolve-la em bh. ouvir dizer que ela não se adapta ao clima tropical.
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio e Fabiano

Muito obrigado pelo incentivo Wink

De facto não tem sido fácil, esta não se deixa "dominar" Very Happy Very Happy, por isso entrámos num acordo, temos vindo a ceder um pouco aqui e ali e cá vamos indo Very Happy Very Happy , fora de brincadeira, julgo que na condução de um exemplar, quanto mais cedo (jovem) chegar ás nossas mãos melhor, as coisas podem ser feitas de forma gradual...
Agora sabemos que isto tem o verso da medalha,....leva uma eternidade a aparecer seja o que for e nunca saberemos ao certo qual será o resultado Confused, mas mesmo nessa adversidade (tempo) também reside o melhor prazer, o disfrutar da prática Wink
Este segundo hoje me disseram e pelos exemplos que também tenho visto com esta espécie, contraria de certa forma a tendência geral referente ao estilo, mas enfim, era para ali que estava inclinado e assim ficou, no futuro logo se vê...

Amigo Fabiano

Pois é, isso é um grande problema, de facto acrescido para mim, porque pretendo apenas a bitola dos "Shohin".
Eu como ele está/ tem estado sempre em desenvolvimento solto, nem tenho feito pinçagens, para ver como se comporta, das poucas que fiz, apenas com intuito dele retroceder, pareceu-me retrair-se no desenvolvimento nesses locais, talvez a razão pela qual costumam fazer bonsai de maior porte.
Outro aspecto dificil de contornar e que é preciso algum cuidado é a sua dificuldade em sarar cicatrizes provocadas pelas podas de ramos de maiores dimensões, por isso em exemplares que não este, é quase como jogar xadrez..."cuidado com a peça que jogas" Very Happy Very Happy

Mas estou a gostar da experiência e por enquanto vou mantê-lo por cá, mais não seja pelas cores Outonais, que são 5 estrelas, embora de curta duração...

Tudo de bom,

[ ]s

Castro

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 06, 2009 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Castro, você cantou a pedra: o show dele são as cores outonais, independente de estilo e forma que tomar. Eu tenho uma árvore de ginko na chácara que já se pode dizer de médio porte, tem 15 anos de idade e uns 5 metros de altura. Tenho feito vários alporques dele e todos ainda são apenas pré-bonsai em recuperação do alporque. Primeiro eu fazia com galhos finos, os últimos fiz com galhos mais grossos que um cabo de vassoura. Enraizaram todos. Também fiz estaquia de galhos mais finos e vingaram praticamente todos, são uns 50. A árvoreno outono fica dourada, maravilhosa e depois as folhas caem, rebrotando na primavera. Edu, pode plantar as sementes, sem problema. O ginko se adapta em qualqer clima, desde o tropical até o extremamente frio. Não é por nada que é chamado de fóssil vivo. Resiste a tudo. Até à bomba de hiroshima resistiu. Foi o primeiro ser vivo a se manifestar num enorme raio de ação da bomba atômica. Castro e Fabiano, a redução da folha ocorre quando se frear o crescimento via restrição de nutrientes. Bom, mas isso só dá para fazer quando a planta atingiu o tamanho e grossura de tronco desejado. Quanto mais vigoroso o broto, maiores as folhas.
Boa sorte.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 9:44 pm    Assunto: Responder com citação

Castro

Tua "pequena" está indo muito bem!!!

Elio
Muito boa aula Wink Very Happy Exclamation

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Elio

É verdade as cores deles são um espectáculo Wink, aqui próximo existe uma avenida de onde tirei estas fotos, que de uma assentada contei mais de uma centena e não cheguei ao fim Very Happy Very Happy (e ao meio com pinheiros de vários pontos do Globo ), quando começam a mudar as cores, para quem gosta é algo digno de se ver Wink, pena é demorarem tão pouco.

Fotos tiradas em Dezembro 2006

Muito obrigado pelas dicas, com certeza esses e muitos mais que terá, serão uteis no futuro.

Obrigado Wink

[ ]s

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Alexandre

Obrigado pelo incentivo Wink

Digamos que tem sido uma aprendizagem mútua, é o primeiro exemplar que tenho e tem sido um pouco "ás escuras"... por tentativa&erro.
Por vezes tem-me custado um pouco caro porque no meu caso (da minha) um corte fora de tempo, por vezes leva-me um tempo enorme para recuperar, é um processo bem mais lento que as demais que coabitam o mesmo espaço.

[ ]s

Castro

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 10:01 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande amigo Castro. Parabens pelo ótimo trabalho que o nobre amigo vem realizando nesse Gingko. Eu tenho dois em meu viveiro e sei a dificuldade que seu cultivo requer, principalmente para formar uma estrutura apresentável. Rolling Eyes Rolling Eyes

Aliás, adepto que sou do estilo ishitsuki, um deles está com as raizes encravadas sobre uma pedra, tornando-se isso um atrativo a mais. Oportunamente posto uma foto para voce poder apreciar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Castro
Suas fotos mostram o quanto é belo o ginkgo no outono. Dá vontade de colher as folhas e guardar na carteira. Parecem folhas de ouro. Isso estimula ainda mais a gente a se dedicar a um cultivo, mesmo sabendo das dificuldades de estilização.
O cultivo em si não é problema, el suporta qualquer parada. Mas dar forma a ele é outra coisa.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho em sua planta.

Abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 6:15 pm    Assunto: bonsaai Responder com citação

A forma mais comum, em que esta espécie costuma ser estilizada, é o hokidashi em forma de gota:

[img]http://farm3.static.flickr.com/2120/2537843910_e383a50aee.jpg?v=0[/img]

Embora, é claro, que vez ou outra surja algo bem diferente:

Eis outro exemplar, que o autor resolveu denominar de "Sarça Ardente":

De qualquer maneira, conseguir troncos robustos, em nosso país, é dificilimo, pois não é uma planta muito atrativa em termos paisagisticos, como a primavera e outras. Não há tradição, como na China e outros países asiáticos ou mesmo europeus, em relação a seu cultivo. Encontramos, geralmente, mudas de galhos finos, que levaram anos para engrossar razoavelmente. Uma pena, claro. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Elio

É verdade, os passeios naquele local ficam completamente amarelos quando as folhas caiem, as pessoas que têm que proceder á sua limpesa é que já não devem achar assim tanta graça Smile

Uma coisa que ainda não tive oportunidade de ver, por se encontrarem em formação e em fases desencontradas, é essa cor do Ginkgo no outono lado lado com a cor de meu Acer Deshojo, quando isso acontecer com certeza vai ser um coisa bem bonita de se ver.

Olá Amigo Nickyfury

Pois é, também já me disseram que o meu foge aos padrões que se costumam ver na espécie, mas que fazer, ainda agora olhando para esses exemplos que mostrou, se tivesse que escolher sem dúvida alguma seria o tal de forma "diferente",...acho mais apelativo Wink

Não parece, mas qualquer um deles é uma árvore de porte considerável bem longe dos Shohin´s

Obrigado pela partilha Wink

[ ]s

Castro

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: