|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 9:18 pm Assunto: Ginkgo biloba |
|
|
Olá a todos
Este é o meu ginkgo que venho mexendo á uns tempos.
Tal como a grande maioria dos meus projectos/exemplares chegou até mim bem jovem, quase um palito... e aos poucos timidamente lá vai, mesmo como eu gosto...a saborear o "o caminho".
Ginkgo biloba 19-10-08
Ginkgo biloba 31-12-08
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 5:32 pm Assunto: |
|
|
Castro, está muito bem encaminhado seu ginkgo biloba. É difícil encontrar exemplares de ginkgo com boa formação. Até porque ele não se deixa "dominar" muito fácil. Mas você está conseguindo a partir de um palito ter uma boa distribuição de galhos e com certeza saboreando este longo caminho, terás aí um lindo bonsai.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 6:21 pm Assunto: |
|
|
Pôxa Castro que bacana, este eu nunca tinha visto... muito legal mesmo.
Eu tenho um mas não com brotações tão baixas, esse teu ficou bem estruturado, o único incoveniente, se é que se pode se chamar assim, da ginkgo é o tamanho de suas folhas, que para mim são irreduzíveis, caso vc conheça alguma técnica tipo desfolha em tal época, me fale por favor.
Grande abraço e parabéns pelo caminho percorrido, nos mantenha atualizado amigo.
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 6:27 pm Assunto: |
|
|
oi galera acabei de comprar algumas sementes de Ginkgo biloba alguem sabe se é possivel germina-la e desenvolve-la em bh. ouvir dizer que ela não se adapta ao clima tropical. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 03, 2009 8:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio e Fabiano
Muito obrigado pelo incentivo
De facto não tem sido fácil, esta não se deixa "dominar" , por isso entrámos num acordo, temos vindo a ceder um pouco aqui e ali e cá vamos indo , fora de brincadeira, julgo que na condução de um exemplar, quanto mais cedo (jovem) chegar ás nossas mãos melhor, as coisas podem ser feitas de forma gradual...
Agora sabemos que isto tem o verso da medalha,....leva uma eternidade a aparecer seja o que for e nunca saberemos ao certo qual será o resultado , mas mesmo nessa adversidade (tempo) também reside o melhor prazer, o disfrutar da prática
Este segundo hoje me disseram e pelos exemplos que também tenho visto com esta espécie, contraria de certa forma a tendência geral referente ao estilo, mas enfim, era para ali que estava inclinado e assim ficou, no futuro logo se vê...
Amigo Fabiano
Pois é, isso é um grande problema, de facto acrescido para mim, porque pretendo apenas a bitola dos "Shohin".
Eu como ele está/ tem estado sempre em desenvolvimento solto, nem tenho feito pinçagens, para ver como se comporta, das poucas que fiz, apenas com intuito dele retroceder, pareceu-me retrair-se no desenvolvimento nesses locais, talvez a razão pela qual costumam fazer bonsai de maior porte.
Outro aspecto dificil de contornar e que é preciso algum cuidado é a sua dificuldade em sarar cicatrizes provocadas pelas podas de ramos de maiores dimensões, por isso em exemplares que não este, é quase como jogar xadrez..."cuidado com a peça que jogas"
Mas estou a gostar da experiência e por enquanto vou mantê-lo por cá, mais não seja pelas cores Outonais, que são 5 estrelas, embora de curta duração...
Tudo de bom,
[ ]s
 |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Fev 06, 2009 10:25 pm Assunto: |
|
|
Amigo Castro, você cantou a pedra: o show dele são as cores outonais, independente de estilo e forma que tomar. Eu tenho uma árvore de ginko na chácara que já se pode dizer de médio porte, tem 15 anos de idade e uns 5 metros de altura. Tenho feito vários alporques dele e todos ainda são apenas pré-bonsai em recuperação do alporque. Primeiro eu fazia com galhos finos, os últimos fiz com galhos mais grossos que um cabo de vassoura. Enraizaram todos. Também fiz estaquia de galhos mais finos e vingaram praticamente todos, são uns 50. A árvoreno outono fica dourada, maravilhosa e depois as folhas caem, rebrotando na primavera. Edu, pode plantar as sementes, sem problema. O ginko se adapta em qualqer clima, desde o tropical até o extremamente frio. Não é por nada que é chamado de fóssil vivo. Resiste a tudo. Até à bomba de hiroshima resistiu. Foi o primeiro ser vivo a se manifestar num enorme raio de ação da bomba atômica. Castro e Fabiano, a redução da folha ocorre quando se frear o crescimento via restrição de nutrientes. Bom, mas isso só dá para fazer quando a planta atingiu o tamanho e grossura de tronco desejado. Quanto mais vigoroso o broto, maiores as folhas.
Boa sorte. _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Fev 09, 2009 9:44 pm Assunto: |
|
|
Castro
Tua "pequena" está indo muito bem!!!
Elio
Muito boa aula  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 8:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Elio
É verdade as cores deles são um espectáculo , aqui próximo existe uma avenida de onde tirei estas fotos, que de uma assentada contei mais de uma centena e não cheguei ao fim (e ao meio com pinheiros de vários pontos do Globo ), quando começam a mudar as cores, para quem gosta é algo digno de se ver , pena é demorarem tão pouco.
Fotos tiradas em Dezembro 2006
Muito obrigado pelas dicas, com certeza esses e muitos mais que terá, serão uteis no futuro.
Obrigado
[ ]s
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 8:20 pm Assunto: |
|
|
Amigo Alexandre
Obrigado pelo incentivo
Digamos que tem sido uma aprendizagem mútua, é o primeiro exemplar que tenho e tem sido um pouco "ás escuras"... por tentativa&erro.
Por vezes tem-me custado um pouco caro porque no meu caso (da minha) um corte fora de tempo, por vezes leva-me um tempo enorme para recuperar, é um processo bem mais lento que as demais que coabitam o mesmo espaço.
[ ]s
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 10:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Grande amigo Castro. Parabens pelo ótimo trabalho que o nobre amigo vem realizando nesse Gingko. Eu tenho dois em meu viveiro e sei a dificuldade que seu cultivo requer, principalmente para formar uma estrutura apresentável.
Aliás, adepto que sou do estilo ishitsuki, um deles está com as raizes encravadas sobre uma pedra, tornando-se isso um atrativo a mais. Oportunamente posto uma foto para voce poder apreciar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 3:57 pm Assunto: |
|
|
Amigo Castro
Suas fotos mostram o quanto é belo o ginkgo no outono. Dá vontade de colher as folhas e guardar na carteira. Parecem folhas de ouro. Isso estimula ainda mais a gente a se dedicar a um cultivo, mesmo sabendo das dificuldades de estilização.
O cultivo em si não é problema, el suporta qualquer parada. Mas dar forma a ele é outra coisa.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho em sua planta.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 6:15 pm Assunto: bonsaai |
|
|
A forma mais comum, em que esta espécie costuma ser estilizada, é o hokidashi em forma de gota:
[img]http://farm3.static.flickr.com/2120/2537843910_e383a50aee.jpg?v=0[/img]
Embora, é claro, que vez ou outra surja algo bem diferente:
Eis outro exemplar, que o autor resolveu denominar de "Sarça Ardente":
De qualquer maneira, conseguir troncos robustos, em nosso país, é dificilimo, pois não é uma planta muito atrativa em termos paisagisticos, como a primavera e outras. Não há tradição, como na China e outros países asiáticos ou mesmo europeus, em relação a seu cultivo. Encontramos, geralmente, mudas de galhos finos, que levaram anos para engrossar razoavelmente. Uma pena, claro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 9:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Elio
É verdade, os passeios naquele local ficam completamente amarelos quando as folhas caiem, as pessoas que têm que proceder á sua limpesa é que já não devem achar assim tanta graça
Uma coisa que ainda não tive oportunidade de ver, por se encontrarem em formação e em fases desencontradas, é essa cor do Ginkgo no outono lado lado com a cor de meu Acer Deshojo, quando isso acontecer com certeza vai ser um coisa bem bonita de se ver.
Olá Amigo Nickyfury
Pois é, também já me disseram que o meu foge aos padrões que se costumam ver na espécie, mas que fazer, ainda agora olhando para esses exemplos que mostrou, se tivesse que escolher sem dúvida alguma seria o tal de forma "diferente",...acho mais apelativo
Não parece, mas qualquer um deles é uma árvore de porte considerável bem longe dos Shohin´s
Obrigado pela partilha
[ ]s
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|