FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Junípero Communis Chokkan (shari espiral) ;)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 07, 2009 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

olha esta ficando muito bom seu trabalho , vc teve ousadia coisa que muitos não tem .
parabens.
giorgio

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns, achei que esta planta foi deštná a um mau fim, tenho ensinado e obter melhores cumprimentos. Devo decidir passar lá para você, aqui, seria morta. Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Ok Giorgio, foi uma experiência em que a planta obteve sucesso, embora esta não seja uma técnica convencional e nem apropriada, apenas deu certo nesta planta, nesta época, quem sabe com mais experimentos no mesmo sentido deixará claro o que muitas vezes é confuso para nós, as vezes o que é certo hoje, amanhã pode mudar, isso em tecnologia, medicina, área humana, fitologia e etc...

Grande abraço,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
giorgio

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Volto a escrever algo uma coisa, eu espero poder explicar-me bem com o meu Português.
O junipers, como todas as coníferas, tem as veias e quando elas são cortadas, pedono ramos ou raízes.
A técnica da Shari a espiral é possível, pelo menos aqui na Itália, há muitos anos, em que incisões com veias maiores e maiores serão desviadas. Posso dizer-lhe que você teve uma grande dose de boa sorte? Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 9:42 am    Assunto: Responder com citação

OK, mas eu tbm fiz a mesma coisa em uma caliandra e nada se perdeu:

Dá pra eu ficar bem convencido com minha sorte heim?

Eu sei que se cortar os veios de alimentação e hidratação ela morre, mas foi mostrado que o rápido desvio também acontece.

Embora a planta esteja bem o que foi feito com ela foi apenas uma experiência, se ela não tivesse sobrevivido, seria uma outra resposta de tal experiência, sendo que ninguém seria prejudicado por isso, a não ser ela mesma.

Giorgo meu amigo, eu às vezes tento sair um pouco do trivial porque manter um bonsai é um pouco complicado, mas depois de certo tempo fica algo cotidiano, rotineiro.

Eu busco fazer alguma coisa que realmente contribua para a arte, talvez seja uma prepotência de minha parte, talvez até eu não deveria tê-la mostrado antes do resultado mas eu não penso desta forma, penso que tudo deveria ser dividido aos colegas de arte, e foi o que eu fiz.

Quem sabe isso de alguma forma pode ajudar alguém não é mesmo, pelo menos a ter esperança em alguma planta que seja obrigada a se submeter a tal procedimento... sei lá...

Sei que a tradução é complicada para você, tomara que me entenda e compreenda meus objetivos.

Grande abraço,
Fabiano.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Independente de sorte ou não que coisa mais linda seus Bonsai Fabiano. Parabéns Amigo.
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabiano,

Ficou muito bonito seu trabalho, meus parabéns!!!

Abraço

http://discutindoarte.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 6:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Algumas vezes, como diz o nobre colega, acertamos por pura sorte. Shocked

Cientes disso, no mais das vezes, é melhor seguir a dica excelente tantas vezes divulgada pelo bom Dom Mario: ter paciência, sempre paciência. Very Happy

Jonh Naka e outros grandes ilustram com muita propriedade que a melhor forma de obtermos resultado com esse tipo de aplicação é fazer uso de arames. Usando vários, executa-se voltas sobre o caule, no sentido pretendido e na medida desejada, de forma acentuada, firmando bem o arame. Após transcorrido certo período de tempo (anos, talvez), o arame acabará por causar um sulco no tronco, projetando casca para cima, obtendo-se dessa forma a estruturação pretendida. Shocked

Em seguida, óbvio, restará tão somente que retirar o arame, e executar o trabalho na madeira morta, sem causar perdas para o material ou mesmo a morte da planta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

É verdade Nicky, esta é a maneira mais segura de se fazer um shari em espiral que eu conheço, portanto a recomendo mais do que qquer outra, para quem de alguma forma queira aplicar esta prática a uma planta.

abração,
Fabiano.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: