|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 07, 2009 2:38 pm Assunto: |
|
|
olha esta ficando muito bom seu trabalho , vc teve ousadia coisa que muitos não tem .
parabens. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
giorgio
Registrado: 06/10/08 Idade: 50 Mensagens: 51 Localização: Vercelli - Itália
|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 5:54 pm Assunto: |
|
|
Parabéns, achei que esta planta foi deštná a um mau fim, tenho ensinado e obter melhores cumprimentos. Devo decidir passar lá para você, aqui, seria morta.  |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 52 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 6:12 pm Assunto: |
|
|
Ok Giorgio, foi uma experiência em que a planta obteve sucesso, embora esta não seja uma técnica convencional e nem apropriada, apenas deu certo nesta planta, nesta época, quem sabe com mais experimentos no mesmo sentido deixará claro o que muitas vezes é confuso para nós, as vezes o que é certo hoje, amanhã pode mudar, isso em tecnologia, medicina, área humana, fitologia e etc...
Grande abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
giorgio
Registrado: 06/10/08 Idade: 50 Mensagens: 51 Localização: Vercelli - Itália
|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 6:21 pm Assunto: |
|
|
Volto a escrever algo uma coisa, eu espero poder explicar-me bem com o meu Português.
O junipers, como todas as coníferas, tem as veias e quando elas são cortadas, pedono ramos ou raízes.
A técnica da Shari a espiral é possível, pelo menos aqui na Itália, há muitos anos, em que incisões com veias maiores e maiores serão desviadas. Posso dizer-lhe que você teve uma grande dose de boa sorte?  |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 9:42 am Assunto: |
|
|
OK, mas eu tbm fiz a mesma coisa em uma caliandra e nada se perdeu:
Dá pra eu ficar bem convencido com minha sorte heim?
Eu sei que se cortar os veios de alimentação e hidratação ela morre, mas foi mostrado que o rápido desvio também acontece.
Embora a planta esteja bem o que foi feito com ela foi apenas uma experiência, se ela não tivesse sobrevivido, seria uma outra resposta de tal experiência, sendo que ninguém seria prejudicado por isso, a não ser ela mesma.
Giorgo meu amigo, eu às vezes tento sair um pouco do trivial porque manter um bonsai é um pouco complicado, mas depois de certo tempo fica algo cotidiano, rotineiro.
Eu busco fazer alguma coisa que realmente contribua para a arte, talvez seja uma prepotência de minha parte, talvez até eu não deveria tê-la mostrado antes do resultado mas eu não penso desta forma, penso que tudo deveria ser dividido aos colegas de arte, e foi o que eu fiz.
Quem sabe isso de alguma forma pode ajudar alguém não é mesmo, pelo menos a ter esperança em alguma planta que seja obrigada a se submeter a tal procedimento... sei lá...
Sei que a tradução é complicada para você, tomara que me entenda e compreenda meus objetivos.
Grande abraço,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 44 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 6:03 pm Assunto: |
|
|
Independente de sorte ou não que coisa mais linda seus Bonsai Fabiano. Parabéns Amigo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 40 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 6:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabiano,
Ficou muito bonito seu trabalho, meus parabéns!!!
Abraço _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 6:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Algumas vezes, como diz o nobre colega, acertamos por pura sorte.
Cientes disso, no mais das vezes, é melhor seguir a dica excelente tantas vezes divulgada pelo bom Dom Mario: ter paciência, sempre paciência.
Jonh Naka e outros grandes ilustram com muita propriedade que a melhor forma de obtermos resultado com esse tipo de aplicação é fazer uso de arames. Usando vários, executa-se voltas sobre o caule, no sentido pretendido e na medida desejada, de forma acentuada, firmando bem o arame. Após transcorrido certo período de tempo (anos, talvez), o arame acabará por causar um sulco no tronco, projetando casca para cima, obtendo-se dessa forma a estruturação pretendida.
Em seguida, óbvio, restará tão somente que retirar o arame, e executar o trabalho na madeira morta, sem causar perdas para o material ou mesmo a morte da planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 6:35 pm Assunto: |
|
|
É verdade Nicky, esta é a maneira mais segura de se fazer um shari em espiral que eu conheço, portanto a recomendo mais do que qquer outra, para quem de alguma forma queira aplicar esta prática a uma planta.
abração,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|