FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola!!! Atualizado em 06/08/2011
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

http://discutindoarte.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

http://discutindoarte.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcos, eu pensei em deixá-la crescendo livremente por uns 4 anos, mas eu fico com receio de não conseguir fazer as alterarações necessárias por engrossamento dos galhos e do tronco, e até mesmo o surgimento de grandes cicatrizes devido a retirada de galhos desnecessários depois que eles estiverem mais espessos. Eu não sei se meu receio tem fundamentos. Por outro lado se forem feitas podas e desfolhas constantes as chances de florir e frutificar se tornam mais remotas. Tudo isso me causa uma imensa dúvida, eu ainda não sei ao certo como devo proceder com esta planta, por isso conto com os amigos do fórum para me auxiliarem.

Belos achados em Thiago, quem me dera um dia chegar perto do calibre desses exemplares.

Att,
Salo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 28, 2009 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando.
Aproveitando que começaram a aparecer as novas brotações resolvi fazer uma desfolha para dar uma olhada na estrutura, mas agora não sei direito qual caminho seguir. Por isso conto com a ajuda dos amigos do fórum nessa empreitada.
Eu pensei em cortar todos os galhos deixando aproximadamente uns 5 cm e fazer enxerto neles, para que comecem a produzir.
Seguem as fotos de diversos angulos.

Att,
Salo.
LuisZuccarino

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 1:45 pm    Assunto: Responder com citação

Ae salo to com o mesmo problema, mas o meu já ta com 6 anos, e também não sei qual caminho tomar, vou montar outro tópico da minha Acerola, olha lá e verá o que eu to falando.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 31, 2009 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

Este final de semana fiz os enxertos agora é aguardar pra ver se pegam.
Com a copa um pouco mais limpa é possível visualizar melhor a estrutura.
Na foto 1 os galhos são mais bem distribuidos, a conicidade é boa e os movimentos do tronco mais evidentes, em contrapartida o nebari não é um dos melhores.
Já na foto 2 a conicidade é boa e o nebari é bom, em compensação os galhos são meio confusos e perde um pouco o movimento do tronco.

Seguem as fotos:

Att,
Salo.
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 23, 2010 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

De todos os enxertos que foram feitos, somente dois pegaram, os dois de cima. Então retirei os que não pegaram e cortei os galhos bem próximos às suas bases para ramificarem e terem conicidade, além de eliminar alguns também.
O nebari ainda me encomodava por isso tentei aplicar a técnica de enxerto de raíz, não sei se funciona em aceroleiras, vamos esperar para saber.

As fotos atualizadas dela:

Com as novas ramificações e galhos podados

Reparem que o nebari não tem raíz para o lado direito

Aqui com o enxerto de raíz e com as novas brotações

Os galhos que estão mais copridos são os enxertos que pegaram.

Att,
Salo
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 1:20 pm    Assunto: Atualizando!!! Responder com citação

Pra galera ver como ela está. Os enxertos pegaram e já frutificaram.

Detalhe das flores

Tentativa do implante de raíz

Att,
Salo
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 28, 2011 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando!!!

Após a última atualização essa aceroleira foi pro chão. Um ano após estar no chão ela está assim. Desculpem a má qualidade das fotos, é que foram tiradas de um celular, assim que der tiro boas fotos e posto aqui.

Ela deu uma boa engrossada, mas os galhos superiores ficaram mais grossos que o ápice, será um problema a corrigir.

Att,
Salo
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 28, 2011 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

EEEEEEEita... um ano e ela já ficou assim... nooooossa.....
ta grande heim....
parabéns
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2011 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Então Mcdonald, ela está crescendo bastante e também já frutificou. Acredito que no final do inverno do ano que vem eu já posso tirá-la do chão e passar para uma bacia menor.

Assim que eu tiver mais fotos posto aqui.

Att,
Salo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2011 9:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Para que a pressa? Deixe-a no chão por mais uns tres anos, e consiga ao final um tronco mais robusto. Enquanto isso, pode ir promovendo a construção dos galhos primarios, mantendo apenas os galhos apicais, que irão continuar a "puxar" o engrossamento na base. Galhos no primeiro terço do tronco tambem podem ser deixados como "sacrificio", para auxiliarem no engrossamento. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2011 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que to meio apressado mesmo!!! Laughing

Mas eu tenho uma dúvida nicky, se ela ficar no chão por todo esse tempo ela não vai perder a conicidade que já possui? Ainda mais quando damos preferência aos galhos apicais?

Novas fotos!!!

Possível frente

Parte de trás, com galhos de fundo

Att,
Salo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2011 10:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Salo, a resposta a essa dúvida vc encontra na própria natureza: as arvores, mesmo as dessa espécie, que crescem livremente, engrossam o tronco e mantem a conicidade. Isso é ou não verdade? Então, a lógica depõe contra o seu argumento, mas favorece o que eu escrevi e sugeri antes.

Além do mais, como se trata de um material no qual voce irá investir trabalho, mesmo estando plantada no chão deverá receber podas regulares, redução no comprimento dos galhos laterais, formação de galhos secundários, podas de redução do galho apical, substituição apical (elege outro galho para apice, eliminando o mais antigo, estimulando assim a conicidade), além de aramação, desfolha, adubação e rega.

Uma arvore no chão pode ser trabalhada regularmente, dentro das intervenções que cito acima, além de algumas outras possíveis. Não sugeri, em momento algum, que relegasse sua planta ao esquecimento e só tornasse até ela quando o tronco estivesse grosso. Em meu viveiro tenho inumeras plantas que cultivo no chão, realizando nelas todas as intervenções citadas acima, com relativo sucesso. Assim, quando empreendo uma retirada, garanto ao menos que certos trabalhos serão mais facilmente realizados, bem como terei mais facilidade na formação estrutural.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2011 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Salo, muito legal o desenvolvimento dessa planta!
Tenho uma mudinha ainda de acerola em casa num escorredor e aqui na casa da minha mãe vi hoje mais de 5 mudas com a espessura de uma caneta no tronco.

Gosto muito dessa espécie e pretendo pegar essas mudas depois para conduzí-las. Vendo aqui o desenvolvimento da sua, vou deixá-las mais tempo no chão, só tenho que torcer pras cachorras não arrancarem as mudas hehehehhe

Vou acompanhar esse tópico com certeza!
Agora uma dúvida, os enxertos, como são feitos? Eu queria fazer um enxerto numa buguanvillea pra que ela ficasse com duas cores (vermelha e rosa) não sei se seria legal num bonsai essa mistura, mas deve ser muito bonito. Tem algum tópico link ou material bom a respeito de enxertos que vc possa me aconselhar? Normalmente, que tipo de planta pega bem com essa técnica?

Muito obrigado e parabéns!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: