|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 42 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 9:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcos, eu pensei em deixá-la crescendo livremente por uns 4 anos, mas eu fico com receio de não conseguir fazer as alterarações necessárias por engrossamento dos galhos e do tronco, e até mesmo o surgimento de grandes cicatrizes devido a retirada de galhos desnecessários depois que eles estiverem mais espessos. Eu não sei se meu receio tem fundamentos. Por outro lado se forem feitas podas e desfolhas constantes as chances de florir e frutificar se tornam mais remotas. Tudo isso me causa uma imensa dúvida, eu ainda não sei ao certo como devo proceder com esta planta, por isso conto com os amigos do fórum para me auxiliarem.
Belos achados em Thiago, quem me dera um dia chegar perto do calibre desses exemplares.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 28, 2009 9:51 pm Assunto: |
|
|
Atualizando.
Aproveitando que começaram a aparecer as novas brotações resolvi fazer uma desfolha para dar uma olhada na estrutura, mas agora não sei direito qual caminho seguir. Por isso conto com a ajuda dos amigos do fórum nessa empreitada.
Eu pensei em cortar todos os galhos deixando aproximadamente uns 5 cm e fazer enxerto neles, para que comecem a produzir.
Seguem as fotos de diversos angulos.
Att,
Salo. |
|
|
 |
LuisZuccarino
Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 45 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Ago 31, 2009 1:45 pm Assunto: |
|
|
Ae salo to com o mesmo problema, mas o meu já ta com 6 anos, e também não sei qual caminho tomar, vou montar outro tópico da minha Acerola, olha lá e verá o que eu to falando. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 31, 2009 11:18 pm Assunto: |
|
|
Este final de semana fiz os enxertos agora é aguardar pra ver se pegam.
Com a copa um pouco mais limpa é possível visualizar melhor a estrutura.
Na foto 1 os galhos são mais bem distribuidos, a conicidade é boa e os movimentos do tronco mais evidentes, em contrapartida o nebari não é um dos melhores.
Já na foto 2 a conicidade é boa e o nebari é bom, em compensação os galhos são meio confusos e perde um pouco o movimento do tronco.
Seguem as fotos:
Att,
Salo. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 12:14 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
De todos os enxertos que foram feitos, somente dois pegaram, os dois de cima. Então retirei os que não pegaram e cortei os galhos bem próximos às suas bases para ramificarem e terem conicidade, além de eliminar alguns também.
O nebari ainda me encomodava por isso tentei aplicar a técnica de enxerto de raíz, não sei se funciona em aceroleiras, vamos esperar para saber.
As fotos atualizadas dela:
Com as novas ramificações e galhos podados
Reparem que o nebari não tem raíz para o lado direito
Aqui com o enxerto de raíz e com as novas brotações
Os galhos que estão mais copridos são os enxertos que pegaram.
Att,
Salo |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 1:20 pm Assunto: Atualizando!!! |
|
|
Pra galera ver como ela está. Os enxertos pegaram e já frutificaram.
Detalhe das flores
Tentativa do implante de raíz
Att,
Salo |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 28, 2011 9:41 pm Assunto: |
|
|
Atualizando!!!
Após a última atualização essa aceroleira foi pro chão. Um ano após estar no chão ela está assim. Desculpem a má qualidade das fotos, é que foram tiradas de um celular, assim que der tiro boas fotos e posto aqui.
Ela deu uma boa engrossada, mas os galhos superiores ficaram mais grossos que o ápice, será um problema a corrigir.
Att,
Salo |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Maio 28, 2011 10:22 pm Assunto: |
|
|
EEEEEEEita... um ano e ela já ficou assim... nooooossa.....
ta grande heim....
parabéns _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2011 8:02 pm Assunto: |
|
|
Então Mcdonald, ela está crescendo bastante e também já frutificou. Acredito que no final do inverno do ano que vem eu já posso tirá-la do chão e passar para uma bacia menor.
Assim que eu tiver mais fotos posto aqui.
Att,
Salo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 31, 2011 9:21 am Assunto: bonsai |
|
|
Para que a pressa? Deixe-a no chão por mais uns tres anos, e consiga ao final um tronco mais robusto. Enquanto isso, pode ir promovendo a construção dos galhos primarios, mantendo apenas os galhos apicais, que irão continuar a "puxar" o engrossamento na base. Galhos no primeiro terço do tronco tambem podem ser deixados como "sacrificio", para auxiliarem no engrossamento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 6:31 pm Assunto: |
|
|
Acho que to meio apressado mesmo!!!
Mas eu tenho uma dúvida nicky, se ela ficar no chão por todo esse tempo ela não vai perder a conicidade que já possui? Ainda mais quando damos preferência aos galhos apicais?
Novas fotos!!!
Possível frente
Parte de trás, com galhos de fundo
Att,
Salo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jun 03, 2011 10:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
Salo, a resposta a essa dúvida vc encontra na própria natureza: as arvores, mesmo as dessa espécie, que crescem livremente, engrossam o tronco e mantem a conicidade. Isso é ou não verdade? Então, a lógica depõe contra o seu argumento, mas favorece o que eu escrevi e sugeri antes.
Além do mais, como se trata de um material no qual voce irá investir trabalho, mesmo estando plantada no chão deverá receber podas regulares, redução no comprimento dos galhos laterais, formação de galhos secundários, podas de redução do galho apical, substituição apical (elege outro galho para apice, eliminando o mais antigo, estimulando assim a conicidade), além de aramação, desfolha, adubação e rega.
Uma arvore no chão pode ser trabalhada regularmente, dentro das intervenções que cito acima, além de algumas outras possíveis. Não sugeri, em momento algum, que relegasse sua planta ao esquecimento e só tornasse até ela quando o tronco estivesse grosso. Em meu viveiro tenho inumeras plantas que cultivo no chão, realizando nelas todas as intervenções citadas acima, com relativo sucesso. Assim, quando empreendo uma retirada, garanto ao menos que certos trabalhos serão mais facilmente realizados, bem como terei mais facilidade na formação estrutural. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2011 6:44 pm Assunto: |
|
|
Salo, muito legal o desenvolvimento dessa planta!
Tenho uma mudinha ainda de acerola em casa num escorredor e aqui na casa da minha mãe vi hoje mais de 5 mudas com a espessura de uma caneta no tronco.
Gosto muito dessa espécie e pretendo pegar essas mudas depois para conduzí-las. Vendo aqui o desenvolvimento da sua, vou deixá-las mais tempo no chão, só tenho que torcer pras cachorras não arrancarem as mudas hehehehhe
Vou acompanhar esse tópico com certeza!
Agora uma dúvida, os enxertos, como são feitos? Eu queria fazer um enxerto numa buguanvillea pra que ela ficasse com duas cores (vermelha e rosa) não sei se seria legal num bonsai essa mistura, mas deve ser muito bonito. Tem algum tópico link ou material bom a respeito de enxertos que vc possa me aconselhar? Normalmente, que tipo de planta pega bem com essa técnica?
Muito obrigado e parabéns! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|