FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O meu primeiro Yamadori! Dicas por favor!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
aiopai

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2005 8:43 pm    Assunto: O meu primeiro Yamadori! Dicas por favor! Responder com citação

Olá, sou um membro recente deste forum, e com muito pouca experiencia de bonsais, embora ja tenha tido um. Há relativamente pouco tempo, o bichinho adormecido acordou, muito por culpa de um colega meu e uma tarde destas fomos fazer yamadori. Apresento de seguida algumas fotos, é uma Oliveira. Agradeço desde já qualquer dica. De momento está em fase de recuperação mas gostava de ir tendo algumas ideias para pensar quando for a altura de começar a moldar. Obrigado Exclamation

Vista frontal

Vista frontal cima

Vista frontal aproximada

Obrigado mais uma vez. Very Happy

Luis Mateus
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2005 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Luis, vc fez uma coisa muito legal, colocou a planta em um balde grande pra ela se recuperar mais facilmente, mas pelo que vi, vc a colocou na terra, eu prefiro a areia pra enraizar.
Nos primeiros dias, regue-a com um hormônio enraizante, eu costumo usar o Biofert Raiz.
Eu aconselharia a deixá-la fora do sol por um mês, e ir colocando-a gradativamente no sol.
Dar uma boa desfolhada tb ajudaria na sua recuperação.
Quando a planta já estiver bem adaptada ao vaso, aí sim será a hora de vc pensar em transformá-la em um bonsai e colocála em um vaso menor, ok?
Um abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
pedro pires
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2005 3:40 pm    Assunto: Responder com citação

olá aiopai,
pode dizer ao pessoal que tipo de oliveira é essa?
é que eu não estou a reconhecer essas folhas tao pequenas e diferentes das oliveiras cá de Portugal.
Obrigado Very Happy

Pedro
aiopai

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2005 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pedro, esta é uma Oliveira silvestre Very Happy, só que foi apanhada ainda pequena, estava num local muito ventoso e com muito sol, as folhas são em tudo iguais ás das oliveiras maiores, so que num tamanho mais reduzido.

Cumprimentos
Nuno
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2005 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá aiopai,
decerteza que o solo onde essa oliveira estava deve de ter contribuido para a redução das folhas. Quando os solos são muito argilosos ou compactos, as raizes não têm tanto oxigenio nem tanta disponibilidade de agua, contribuindo tambem para a diminuição da folha.

Uma vez fiz yamadori de uma arvore que eu pensava ser de murta (myrtus communis), tinha umas folhas iguais a essas. Quando as folhas novas nasceram vi que se tratava de uma oliveira. A cor o tamanho da folha, ate a cor dos ramos tinham cor diferente das anteriores. O mesmo devera acontecer com essa.

Estou a ver que desse yamadori podes fazer varios bonsai. Pelo menos uns 5. Ou então podes optar por fazer um bonsai com 3 troncos a sair do solo num unico vaso e se as outras enraizarem bem podes aproveitar para fazer bonsai tambem. Mas agora deixa a oliveira recuperar-se e mais tarde decides.

Boa sorte
dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2005 2:21 am    Assunto: Responder com citação

CAro amigo, penso que deves deixar apenas o tronco principal e cortar os secundários. ai é esperar enraizar rebrotar e daqui uns dois anos começar a trabalhar com ela
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: