|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gleidson Magno

Registrado: 21/08/07 Idade: 46 Mensagens: 53 Localização: Barra Mansa-RJ
|
Enviada: Dom Jul 25, 2010 11:24 pm Assunto: mais um alporque e alguns problemas. |
|
|
vejam esse galho de Ipe amarelo gostei
muito do movimento dele e queria tentar um alporque, o problema e que essa árvore fica no meio do pasto e so tenho tempo de ir ao sitio nos fins de semana e nao tem gente para molhar o substrato.
estou pensando em bolar um sistema de irrigação por gotejamento usando um equipo de soro, vou montar o sistema e testar antes de colocar a mão na massa, se alguém tiver mais alguma ideia estamos ae.
abraço |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 12:21 am Assunto: |
|
|
Melhor fazer o alporque na época de chuvas que é bem dificil de secar por completo usando esfagno. Nunca fiz em ipê...
Quanto ao seu sistema de irrigação tome cuidado para o reservatorio não ficar no sol e fornecer agua quente.... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 9:51 am Assunto: |
|
|
Gleidson, esquece o problema de molhar...Faço alporques a mais de 30 anos e nunca molhei um sequer. Não é necessário. O plástico amarrado nas duas pontas creia uma mini-estufa onde a condensação ocasionada pelas mudanças de temperatura do dia batendo o sol e à noite, faz com que no interior do plástico permaneça úmido. Além disso, se ele ficar na posição vertical, a chuva mesmo que eventual e o sereno penetram de cima para baixo, renovando a umidade. Como disse, eu nunca molhei um alporque e só não enraizou em especies que não são boas para isso. Falando nisso, está aí uma espécie que nunca fiz alporques, não sei como reage.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 10:09 am Assunto: |
|
|
Quanto à brotação de galhos eu tive a seguinte experiencia:
Tenho uma muda que nao saia da copa unica. Não ramificava nem a pau.
Peguei um arame de alumínio bem rígido (tive q usar um alicate para dobrar)
deitei o tronco e em virtude desta movimentação brusca, ocorreu que a casca teve uma lesão, um pequeno rasgo.
15 dias depois tive uma agradável surpresa. um brotinho que hoje está concorrendo com a copa principal.
depois do almoço eu posto uma foto. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 8:32 pm Assunto: |
|
|
Gleidson, eu faço como o meu xará. Aperto bem com arame em cima e embaixo e isso mantém a umidade. Não necessita molhar.
A única ressalva é que, com a brotação de raízes, essa umidade será absorvida pelas novas raízes. Aí sim eu complemento com água via seringa. Mera precaução!
Minha experiência de alporque em Ipê: Fiz uma vez e não vingou!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|