FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro? Que árvore é essa? 2
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 9:00 pm    Assunto: Pinheiro? Que árvore é essa? 2 Responder com citação

Pessoal, aproveitando que o nosso amigo Guilherme Cahú postou um tópico para identificação de pinheiro, gostaria também de ajuda para identificar esses aqui.

Além disso, gostaria de saber se é possível reduzir as agulhas, para melhorar a proporcionalidade, e informações quanto ao yamadori e a época certa para tal.

Essa é a árvore:


Irmã mais nova (possível yamadori):


Irmã bebê (provável yamadori):


Bom, se alguém conhece algum bonsai dessa espécie, e tiver algumas fotos, seria legal ter um norte a seguir... hehehe.

Agradeço a ajuda.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Hehehe... Olhando novamente as fotos, já sei de onde vou tirar pedriscos para o meu substrato... rsrs Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago, este aí é o pinus elliottii. Largamento usado em reflorestamento, assim como outros pinus de inúmeras variações. Diferentemente do pinheiro negro ou pinheiro vermelho que é usado largamente em bonsai pois tem as agulhas curtas, este aí dificilmente se consegue reduzir o tamanho das agulhas, servindo assim para fazer bonsai de maior porte, talvez de 60 cm para cima. Uma planta muito temperamental ao transplante, o que dificulta o yamadori. Há mais de 5 anos ferquento este fórum e a questão de como fazer yamadori de pinus com sucesso até hoje não teve uma resposta satisfatória. alguns dizem que deve ser retirado em pleno inverno e replantado em um substrato pobre tipo terra de barranco, e coisas assim. 'Na prática, no entanto inúmeros foristas já mataram dezenas de plantas sem sucesso. Certa vez tentei comprar mudinhas deste em canudinhos, cultivei em pequenos vasos, cheguei a dar movimento no tronco com arame e a coisa ia indo bem até que decidi plantar num recipiente maior, a fim de crescer mais. O replantio foi feito sem mexer em nada no torão, apenas assentando em outro vaso e completando. Morreram todos. Um deles que não replantei e vive à mingua no mesmo pequeno vasinho, ganhando apenas as águas da chuva, fazem dois anos e ainda não morreu, e também não cresceu.
Sugiro que pesquise um pouco mais, antes de se arriscar na empreitada a fim de não ter como certa a perda de tempo e da planta... Mas eu mesmo continuo tentando: estou aproveitando o rigoroso inverno do sul, para fazer uns yamadori e ver se a questão da época é decisiva. Vamos tentando.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago..

De experiência própria não adianta fazer este yamadore. Fiz e acabei devolvendo depois de um ano, pois, suas agulhas não diminuem muito e o ideal para ela é como o Grande Elio falou, somente bonsais dos grandes mesmo.

Veja ai se vale a pena..
Grande abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2011 12:36 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela ajuda pessoal.

Bom, eu já cultivo algumas plantas que dizem ser bem difíceis, entre elas o cajueiro e o alecrim. Gosto desse tipo de desafio. Quanto ao tamanho das agulhas, não custa tentar, né? Vai que eu acho a fórmula mágica! Very Happy

MC, você fez algum procedimento especial no seu yamadori?

Elio, o local onde ela está plantada, como pode ver pela foto é um cascalho bem drenante, e paupérrimo em nutrientes. Se eu conseguir mais informações sobre o yamadori, acho que vou tentar utilizar a própria terra do local para ver como me saio. Eu li em algum lugar que a raiz pivotante dos pinheiros é bem longa, e que as capilares ficam bem na ponta. Será que essa informação procede?

Mais uma vez, agradeço a ajuda dos amigos foristas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, postei ela no "minha árvore e a sua opinião". Por favor, comentem lá.

Segue o link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=174385#174385

Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Não encontrei grande dificuldade no yamadori. Transplantei 3 e sobreviveram duas. Uma delas tem cerca de 1,10 de altura e a outra com 45cm. A maior está no processo do alporque agora.

Realmente como foi citado acima é muito dificil a redução das agulhas de tal forma que a menor que tenho transplantei para o maior vaso que tinha para engorda e crescimento vertical.

Sobre a época do ano do transplante, coletei-as no auge do verão! Mas era devido única oportunidade que tinha.

Desponiblizo fotos futuramente caso tenham interesse.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Jul 26, 2011 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Luni, parabéns pelo sucesso nos yamadori do pinus. Poderia sim detalhar melhor como foi feito, além da época, substrato utilizado, se deixou torrão ou foi com raiz exposta, regas e insolação nos primeiros meses após a retirada e fotos. Seria muito interessante para todos os colegas de fórum que estão com dificuldade para ter sucesso no yamadori desta espécie.
Valeu!
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 7:56 am    Assunto: Responder com citação

Tive a oportunidade de realizar o yamadori de uma dessas, aliás, algumas, umas 3 com uns 80cm mais ou menos, pude reparar que a pivotante realmente insiste em descer bastante, mas como eram pequenas ainda estava mais curta, e muitas capilares mais na superfície, sempre passo pelo local, um dia parei e reparei como ela está no solo, como o dia era seco, estava bem grudada, não tinha ferramenta, mas ontém, pude retirá-la, o solo estava bem húmido, qd comecei a escavar reparei que o solo estava bem solto e foi só puxá-las, veio um pedaço de pivotante uma boa quantidade de capilares e até torrão, incrível ela sai com muita facilidade. Em breve posto fotos.
Grande abraço e sucessos aí com a sua, estou no acompanhamento.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Luni



Registrado: 14/07/11
Idade: 36
Mensagens: 93
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 10:00 am    Assunto: Responder com citação

Elio,

Não tive tanta sorte como o João Paulo em poder realizar os transpantes num bom momento de umidade do solo. Na época, não chovia fazia muito tempo e o solo estava bem compactado.

Abri uma vala em volta da planta maior a 25 cm de distância da base. E realmente a pivotante é bem resistente e forte e foi preciso uma faa para cortá-la. Deixei os torrões nas três mudas e as transplantei assim que cheguei me casa.

Sobre o solo, bom, estava esposto também, sem camada orgânica e creio que era um nitossolo vermelho distrófico, quer dizer, ácido, baixa fertilidade e bem argiloso que deixou o torrão bem duro. Deixei meio que de molho para amolecê-lo depois.

Para o substrato, não quis traumatizar mais as plantas então usei pedrisco 40%, terra da minha composteira 10%, areia 20% e a terra original 30%. Acho que tem muito alumínio também no solo original, outro motivo para não tirá-lo da composição do substrato. Uma vez me disse uma professora que tive da agronomia que espécies lenhosas criam uma certa dependência dos solos álicos (+ de 50% de alumínio) depois de um bom tempo. Não vou explicar todo o processo químico pois não me lembro por completo! hehehehehe

Sobre insolação e rega, ficaram num corredor de casa que bate só 2 ou 3 horas de sol direto, apesar de ter boa iluminação, mas faço isso como padrão pra todas recém "yamadorizadas". E rega constante, substrato sempre umido.

Não acredito que seja uma das melhores espécies para se trabalhar devido ao tamanho das suas agulhas mas vale a experiência da forma em bonsais grandes.

As fotos ainda vou ficar devendo!

abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

Luni,

Que bom que conseguiu com sucesso. Isso me dá mais esperanças.
O solo onde a minha estava não era tão drenante como pensei. Na verdade, era tão compacto que o enxadão não penetrava. Mas isso não foi ruim, pois a pivotante não se aprofundou no solo. Todo o raizame estava a menos do que 10 cm de profundidade. Consegui tirá-lo por completo.

Transplantei-a em um substrato formado totalmente pelos pedriscos do local mesmo, que por sinal, é bem ácido também.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

João,

Posta mesmo fotos da sua, para acompanharmos também. Seria legal se todos que têm experiências com essa espécie postassem as suas dores e alegrias, para que pudessemos todos aprender com os erros e acertos uns dos outros.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

Concordo contigo quando diz que poderíamos todos aprender com as postagens dos nossos colegas foristas, já que não há muita coisa sobre essa espécie no que se trata à condução com o objetivo de formarmos bonsai.

Felizmente, é uma espécie muito comum, que poderia ser uma alternativa aos pinheiros mais caros, que não encontramos dando sopa por aí, e que por vezes são uma realidade para poucos, pelo menos quando se trata de plantas mais bem formadas.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 8:34 am    Assunto: Responder com citação

E aê primo (Batista) com certeza, aí está:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=174795#174795

Em breve coloco como estão após da coleta, esqueci de registrar, de momento, não tinha nada para acomodá-las, então coloquei-as em umas garrafas pet, as raízes eram bem reduzidas, então pude colocar nas garrafas, vou deixar passar um tempinho mais para recuperá-las e transplantá-las pra um local maior.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 8:54 am    Assunto: Responder com citação

Estão bem legais.

Vamos fazer uma corrente para torcer para que vinguem!
hehehe

Vai postando fotos lá que eu posto aqui, assim mantemos todos atualizados, ok?

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil